Review: KOF 13 Global Match segue brilhante, mas ainda tropeça online
The King of Fighters 13 Global Match trouxe rollack netcode, mas a experiência online segue frustrante
uando conversei com o Nicolas "Kane Blueriver" Gonzales na BGS 2023, ele comentou comigo que "não importa para qual fã de KOF você pergunte, The King of Fighters 13 sempre estará entre os seus favoritos".
O campeão da EVO e atual representante da Divisão de Negócios Ocidentais da SNK não poderia estar mais correto em sua colocação, e o lançamento de KOF 13 Global Match é uma ótima oportunidade para entender os motivos disso.
Disponível apenas para Nintendo Switch e PlayStation 4, o clássico jogo de luta está de volta com suporte ao tão sonhado rollback netcode, mas pelo visto ter boas e estáveis partidas online é algo que continua restrito ao mundo dos sonhos mesmo, como explicaremos a seguir.
KOF 13 ainda é um dos melhores jogos de luta já feitos…
Antes de mais nada, é bom deixar claro: se você tem algum interesse pela FGC, pelo universo da SNK, ou se pelo menos busca um bom joguinho para se distrair com toneladas de opções muito bem pensadas enquanto troca sopapos, KOF 13 segue virtualmente impecável.
Diferente de jogos como Street Fighter 6 e Tekken 8, que magistralmente ensinam o caminho das pedras para leigos e ajudam uma nova geração a se apaixonar por jogos de luta com boas ferramentas de aprendizado e de acessibilidade, KOF 13 é mais pauleira e hardcore de cara, uma experiência raiz.
Profundamente exigente na hora de executar os seus comandos e construir combos, dono e alguns dos Trials mais complexos e envolventes já vistos no gênero, e com um elenco de personagens muito variado e balanceado, o game acerta em cheio quando o assunto é diversão offline.
Temos um modo arcade bem desafiador, Time Attack, Survival, modo história com bastante texto, cutscenes e rotas ramificadas, galeria, replay, dezenas de personagens para formar os seus trios de lutadores, enfim, é o KOF-ismo mais bonito, puro e bruto. Para o material original, a nota seria 10.
…mas The King of Fighters 13 ainda sofre com o online
É bem triste que o principal chamariz para a nova versão seja justamente o calcanhar de aquiles do pacote. Eu não sei se em países como Estados Unidos e Japão a experiência é diferente, até imagino que sim, mas para um humilde brasileirinho as coisas não são nada boas.
Se você restringir as partidas apenas para oponentes mais próximos, não vai encontrar praticamente ninguém. Se ampliar a área, até melhora um pouco, mas segue longe do ideal e vai esbarrar com o mesmo rival algumas vezes seguidas. O balanceamento de nível de habilidade praticamente inexiste.
Para demonstrar o que quero dizer, eu gravei um pouco de gameplay no modo online na semana de lançamento de The King of Fighters 13 no meu canal, o Aquele Cara. Deveria ser uma das épocas com os servidores mais povoados, certo? Mas não foi bem isso o que rolou:
Além da demora para encontrar partidas, um problema que só se acentuou nas semanas seguintes, há coisa pior: a não ser que você jogue contra alguém relativamente próximo, nem o rollback netcode faz milagres, e pode até acontecer de só um lado ter uma experiência totalmente injogável.
Tive lutas em que era impossível me defender em absoluto, e vi o mesmo acontecendo com outros jogadores, o que foi triste e matou todo o possível espírito competitivo de um bom jogo de luta.
Em um mesmo setup, você provavelmente terá um desempenho muito melhor jogando Street Fighter 6 contra um asiático do que encarando um “vizinho” sul-americano no KOF 13, e isso é um atestado do quão bom foi o netcode que a Capcom conseguiu aplicar, e o quão ruim ficou o da SNK.
Ao menos foi isso o que aconteceu comigo testando ambos os jogos no PlayStation 5 contra lutadores de países distantes. Infelizmente, ainda não foi dessa vez que ganhamos um bom KOF para jogar online oficialmente. É só um pouco menos pior que a versão anterior.
Divirta-se no offline e deixe o online para lá
É muito triste que a experiência online de The King of Fighters 13 seja virtualmente inexistente no Brasil porque, se a SNK tivesse conseguido acertar nisso, teríamos aqui um jogo de luta nota 10.
Fica até difícil dar uma nota para o pacote se levarmos isso em conta, então repito e friso novamente: offline, esse é um dos melhores jogos de luta hardcore que você pode encontrar. Mas só no offline mesmo.
The King of Fighters 13 Global Match
Publisher: SNK
Desenvolvedora: SNK
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4
Lançamento: 16/11/2023
Tempo de review: 30 horas
Um dos melhores jogos de luta de todos os tempos segue majestoso em seu conteúdo, mas ainda não foi dessa vez que a SNK conseguiu acertar no online para o público brasileiro.
Prós
- Toneladas de modos de jogo
- Elenco diversificado e muito divertido
- Trials envolventes e desafiadores
- Gameplay sublime praticamente impecável
Contras
- Online segue impraticável
- Sem localização em português
Comentários
Tem erro de grafia