Diretor de Final Fantasy 16 promete otimizações e melhorias no PC
A versão de PC de Final Fantasy 16 está chegando, mas o que podemos esperar em relação à versão de PS5? O diretor nos respondeu
om o anúncio surpresa pré-Gamescom 2024 de que Final Fantasy 16 está chegando ao PC já no mês que vem, tivemos a oportunidade de conversar com Hiroshi Takai, o diretor do game, que explicou um pouco mais do que podemos esperar do port de computadores do jogo, incluindo a compatibilidade com o Steam Deck.
Afinal, que melhorias podemos esperar por aqui? Gráficos melhores que o PS5? O uso de SSD é obrigatório e, se sim, somente NVMe? Confira as respostas abaixo!
Final Fantasy 16 foi otimizado para uma variedade de hardwares
Uma das dúvidas com Final Fantasy 16 no PC é a seguinte: durante o período de estreia, muito se falou sobre o SSD do PS5 e como isso proporcionou que o game fosse construído da maneira que foi – e motivo pelo qual ele não sairia na geração passada. Mas como isso fica no computador?
Afinal, diferente do PS5 (console que aproveitou e muito o marketing do jogo) que é um único aparelho, como está a otimização no PC, que deve levar em conta uma variedade de hardwares diferentes, de três marcas distintas, modelos de SSD rápidos e lentos, e muito mais.
Porém, segundo o diretor de Final Fantasy 16, Hiroshi Takai, a equipe tem realizado um trabalho árduo (e ainda em andamento) para que o título atenda da melhor maneira uma variedade grande de usuários. Segundo ele:
O SSD super-rápido e a ampla memória do PS5 são realmente impressionantes. Como você disse, foi muito difícil adaptar o jogo que projetamos com essas duas coisas em mente para rodar em uma grande variedade de configurações de PC diferentes. Reduzir os tempos de carregamento e otimizar o desempenho da CPU e GPU exigiu muitos ajustes. Jogamos o jogo inteiro e listamos todos os lugares que não atendiam às nossas expectativas de desempenho e, em seguida, analisamos a lista, otimizando o desempenho cena por cena. (Na verdade, ainda estamos fazendo isso!)”
Segundo Takai, Final Fantasy 16 deve rodar em qualquer tipo de SSD (ou seja, incluindo SATA, sem a obrigatoriedade de um NVMe), uma notícia positiva para quem não investiu em armazenamentos ultrarrápidos – e caríssimos.
E, caso você se lembre, Final Fantasy 16 teve alguns tropeços e/ou limitações técnicas no console da Sony: atingir 60 fps era difícil, mesmo em resolução de 1080p. Nesses momentos, fãs de PC sempre esperam que, quando o port chegar, problemas como esse serão resolvidos.
Contudo, o usuário de computador também espera melhorias, como taxas de quadros mais altas, aprimoramentos gráficos, tecnologias modernas de PC e mais. De acordo com a Square Enix, o game tem DLSS 3 (geração de quadros), DLAA (supersampling), limite de 240 fps in-engine e mais.
O limite de taxa de quadros está definido para 240fps. Um SSD rápido melhorará ainda mais o desempenho, mas o jogo funciona bem em qualquer tipo de SSD. Adicionamos várias opções de configuração diferentes às configurações gráficas, que você pode personalizar para aproveitar ao máximo na sua máquina”
E quantos aos problemas comuns de PC?
Se você é um PC gamer há um tempo, sabe que a Unreal Engine 5 e outros motores gráficos dessa geração trouxeram algumas complicações extras às versões de computador: stuttering, travamentos e uso alto de CPU por conta de shader compilations e mais.
Se tudo seguir conforme o planejado, parece que a nova versão de Final Fantasy 16 de PC não deve ter esse tipo de problemas. De acordo com o diretor:
Os shaders são compilados antes do jogo carregar, e projetamos o mecanismo para evitar spikes e outros problemas, o máximo possível, durante o jogo. Estamos lançando uma versão demo antes da data de lançamento do PC, então se alguém estiver preocupado com o desempenho, pode experimentar antes de comprar”
Conforme reforçado pelo próprio diretor do game, Hiroshi Takai, Final Fantasy 16 de PC chega no dia 17 de setembro, mas já tem uma demonstração disponível para você testar. E aí, seu PC rodou tranquilo ou não? Deixe seu comentário!
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