Pokémon TCG Pocket traz colecionismo e batalhas em game de cartas
A febre das cartas vai se expandir para Pokémon TCG Pocket para uma nova era de colecionismo digital; saiba mais
ma coisa eu aprendi vendo amigos e conhecidos colecionadores de cards em geral: há os que gostam de comprar, abrir pacotes e colecionar todas as cartas que existem, mas também há aqueles que, além de colecionar, gostam de jogar os respectivos trading card games. É muito fácil ver esses comportamentos nos colecionadores de edições físicas. E agora, com Pokémon TCG Pocket, uma nova era de colecionismo digital vai começar.
Pokémon TCG Pocket: colecionar, competir e se divertir
O Flow Games teve a oportunidade de fazer uma visita ao escritório internacional da Pokémon Company, no México, para testar em primeira mão a próxima onda (extremamente) viciante do mercado virtual de TCG: Pokémon TCG Pocket. Anunciado já há algum tempo, e com previsão de lançamento para o dia 30 de outubro, dedicamos aí pouco mais de 4 horas para jogar o game antecipadamente e conversar com os desenvolvedores do próximo grande lançamento da empresa para tablets e celulares.
É muito fácil notar no game uma influência de um grande competidor do mercado de DCG (Digital Card Game): Marvel Snap. Toda a dinâmica do jogo parece ter sido referência para a criação de um novo TCG de Pokémon, mais acessível, com “menos” regras (ou regras diferentes) e muito mais ágil que as partidas do TCG Live.
Mas diferentemente do que aconteceu com o TCG Online – que foi substituído pelo Live –, TCG Pocket não vem para substituir o Live, mas sim funcionar como uma nova opção para o jogador fã de Pokémon. E viva o capitalismo!
Pocket é uma experiência que parece mirar mais no colecionismo ao mesmo tempo em que flerta com batalhas intensas e rápidas, com duração de até 20 minutos, no máximo (no geral, duram cerca de 10 minutos, depende do tempo que o jogador necessita para formatar sua estratégia em cada turno).
Colecionismo em foco
O mais legal de ter uma coleção física de cards TCG é abrir os decks e pacotinhos. Foi assim com as tradicionais figurinhas de banca, e o hobby só ficou mais caro. Uma das principais ideias de TCG Pocket é replicar esse sentimento físico também no digital. Cortar o pacotinho, escolher se vai abrir ele de frente ou por trás (uma mania de colecionador, já que todo pacote garante um item mais especial como o último card do pacote), montar o deck e também a sua pasta de colecionáveis. Em Pokémon TCG Pocket, isso tudo é possível também.
Ryo Tsujikawa, Diretor Criativo da Creatures, diz que a equipe focou, principalmente, na emoção de abrir os pacotinhos de cards, até mesmo na sensação física deles (replicada em efeitos sonoros e o touch do celular). Mesmo a textura das cartas foi pensada de modo a trazer, para o mundo digital, todos os trejeitos de colecionadores de cards na vida real. Isso sem contar todas as novidades em relação às animações das cartas, os “foils” (brilhantes), e outras surpresas.
É muito fácil se empolgar com as cartinhas pipocando na sua tela. Cada pacote tem cinco cards, um deles sempre é de uma raridade maior que a maioria, mas é possível tirar a sorte grande com poucos pacotes e alcançar um “duas estrelas” com pouco mais de uma hora de jogo (vimos acontecer uma vez nos testes, com outro jogador). Se não me engano, são duas cartas extremamente raras nessa primeira coleção, aquele Mewtwo do trailer e um Pikachu. Mas muitas outras devem pintar ao longo das temporadas.
Satoru Nagaya, Diretor de Arte da Creatures, diz também que, por se tratar de um jogo virtual, pensou em muitas atividades extras no formato de missões para incentivar o colecionismo. “Coletar todos os Pokémon da floresta”, entre outros tipos de atividades especiais, podem servir de atrativo ao jogador ao longo do tempo, principalmente quando ficar difícil encontrar as últimas cartas da coleção.
Por falar em coleção, a primeira leva de cartas de Pokémon TCG Pocket conta com pouco mais de 200 cartas disponíveis para serem encontradas nos pacotinhos (com cinco cartas cada um). O jogo conta com um sistema que fornece ao jogador 2 pacotes por dia, num intervalo de 12 horas. Mas tudo pode ser acelerado com a ajuda de materiais especiais, moedas in-game e algumas também compradas com dinheiro de verdade. Só que, dessa vez, não se trata exatamente de “pay-to-win”, já que o intuito é o colecionismo mesmo.
Colecionar não é só juntar cartas: é também criar fichários com ilustrações especiais para mostrar a sua coleção aos amigos. Essa modalidade é única dentre os TCGs disponíveis no mercado e muito bem-vinda. É como na vida real: serve para fazer inveja ao seu amiguinho com a sua coleção especial, seja ela com todas as cartas do jogo ou alguma coisa mais maluca, como mais de 30 Charizards idênticos. O jogador escolhe o que quer mostrar nos fichários e disponibiliza na aba “Social” do aplicativo. É bem bacana mesmo.
Arena de lutas
Claro que, por ser um Pokémon TCG, também temos as batalhas. Elas acontecem num formato bem mais simplificado que o Live (ou o TCG normal), com regras que lembram um pouco o jogo já conhecido, mas de forma a entregar uma experiência menos burocrática aos jogadores.
Seguindo o exemplo de Marvel Snap, as batalhas vêm no formato “Melhor de Três”, em que é preciso vencer dois turnos para sair vitorioso. O jogador pode montar o seu deck da forma que quiser (pensando sempre nos tipos de energia necessários para auxiliar os ataques de cada Pokémon), mas também pode “alugar” decks pré-montados para experimentar a ação das partidas um contra um.
Mesmo um completo novato consegue aprender as principais regras via tutorial do jogo, treinar umas batalhas contra a CPU e depois se dedicar nas partidas contra outros jogadores online. Muito do jogo é bastante intuitivo e aos poucos vai ficando mais fácil, aumentando a velocidade do tempo necessário para realizar a sua jogada em cada turno e deixando tudo muito veloz.
Tsujikawa, da Creatures, diz que o foco primordial de Pokémon TCG Pocket é a coleção mesmo. Mas sabe que existem jogadores que vão se dedicar mais à competição do jogo e, portanto, o time já está trabalhando em modos ranqueados e casuais para ajustar os gostos de todos os jogadores. Isso depende mais da comunidade do que da Pokémon Company, mas é legal saber que eles já estão se preparando para quando isso acontecer – e vai.
Mas quem joga o TCG ou o Live vai poder se arriscar no Pocket de alguma maneira? Vai ter algum benefício por ser um jogador antigo? A real é que o novo game não almeja o lugar de ninguém na hierarquia, ele quer ser apenas mais uma opção de divertimento.
Passe Premium e compras no aplicativo
Keita Hirobe, Executivo da Pokémon Company, diz que Pokémon TCG Pocket tem o intuito de ser apreciado por uma grande variedade de público, dos hardcore aos casuais. Ele não acha que haverá “canibalização” da audiência por conta do TCG ou do Live. Talvez um pouco, mas nada preocupante. Ele vê mais como um ecossistema com benefícios mútuos aos jogos. Hirobe garante que não tem planos para forçar nenhum jogador a experimentar um game específico para ganhar benefícios em outro. A liberdade do jogador para escolher o que ele quiser é essencial e não prejudica ninguém.
Dito isso, é hora de saber quanto vai custar a brincadeira. Bem, todos sabem que o pré-registro já está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Pokémon TCG Pocket é gratuito, porém, vem com (muitas) compras no aplicativo.
A começar com uma assinatura Premium opcional que vai custar U$ 9,99 e garante missões extras, mais chances de conseguir materiais para acelerar o tempo e abrir mais cartas – o básico do jogo é um pacotinho a cada 12 horas, mas isso pode ser acelerado com “Areias do Tempo” e ouro (comprado com dinheiro de verdade). Mesmo se você for mega rico e com dinheiro infinito, há um limite para a compra diária de pacotinhos. O único item que quebra a balança de compra são as areias do tempo, mas elas são limitadas a recompensas das missões diárias, semanais e mensais, não podendo ser compradas.
Os jogadores de Pokémon TCG Pocket podem gastar seu suado dinheiro com o passe premium e “Ouro”, moeda que facilita a compra de cards sem areias do tempo (mas uma quantidade limitada por dia) e outros adereços menos importantes, com foco na personalização.
No teste, tivemos acesso à loja sem custos, então deu para comprar muito pacotinho de card e chegar a 185 cartas inéditas, de mais de 900 arquivadas. As repetições podem ser utilizadas como matéria-prima para a criação de novos efeitos para sua carta. No futuro, elas poderão ser trocadas ou enviadas como presente entre os jogadores, mas não tivemos muita explicação em cima dessa função no momento.
Pokémon TCG Pocket tem tudo para se firmar como a próxima febre do mundo Pokémon e será lançado no dia 30 de outubro de 2024.
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