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40% do tempo em consoles foi gasto em 10 jogos live service

Segundo dados do Circana, o mês de janeiro viu que 40% de todo tempo gasto no PS5 e Xbox Series foi nos 10 jogos live service mais famosos

26.02.2025 às 12:09

Não é novidade para ninguém que os jogos live service de sucesso são os maiores fenômenos atuais da indústria – e que, por consequência, há pouco espaço para novidades. Entretanto, ver isso em estatísticas acaba sendo ainda mais impressionante. De acordo com Mat Piscatella, do Circana, o tempo gasto em apenas 10 games de serviço foi altíssimo em janeiro.

Para ser mais preciso, 40% do tempo gasto no PS5 e Xbox Series nos Estados Unidos durante janeiro de 2025 foi nos 10 jogos live service mais famosos do mercado. E, indo além, Piscatella também revelou que 70% de toda a base ativa dos jogadores de console dos EUA jogou ao menos um dos títulos de serviço no mês.

Fortnite Pepi Pino

Imagem: Epic

Jogos live service dominam mercado e há pouco espaço

O que mais impressiona nos dados do Circana é que, por mais que jogadores possam ter jogado um jogo live service e também usado o tempo para outros games, o total de horas gastas nos 10 games de serviço mais populares ainda soma 40% do total.

Over 70% of US active PS5/XBS players played at least 1 of the top 10 live service games of the month during January.

More than 40% of all time spent playing on PS5/XBS in the US during January went to those same top 10 live service games.

Source: Circana Player Engagement Tracker

— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) February 25, 2025 at 10:22 PM

Embora não seja uma novidade, isso reforça, mais uma vez, que o mercado de jogos está cada vez mais fechado e com dificuldades de emplacar novos títulos. Afinal, se a grande maioria dos usuários está focada nos mesmos 10 games, é difícil emplacar alguma novidade – e a base de jogadores não tem crescido exponencialmente.

GTA 6 live service

Imagem: Twitter/DubstepZz

Os jogadores costumavam pular de um jogo grande para outro jogo grande e depois para outro jogo grande, mas eles estavam frequentemente indo para algo novo. Agora, os games de live service sugam muito do tempo disponível e é difícil parar se eles forem bons. Portanto, aqui estamos nós”

Novamente, os dados também apontam como é difícil emplacar um jogo live service, já que há ao menos 10 títulos que dominam o mercado todos os meses e é uma área extremamente concorrida que não só compete com gigantes, mas também a base de jogadores finita e o tempo limitado dos consumidores.

 

Bungie destiny 2

Imagem: Bungie

Ou seja, a estratégia de desenvolver games do gênero é bem arriscada, como vimos nos fracassos recentes de Esquadrão Suicida e Concord. Será que a indústria vai mudar essa visão com o tempo?

Fonte: via VGC

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