Alan Wake 2
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Alan Wake 2: vimos um gameplay absurdamente empolgante de 45 minutos

Survival Horror da Remedy, Alan Wake 2 aposta em dois protagonistas e clima mais sinistro

19.06.2023 às 18:21

Imagem: Remedy

Atendendo a uma sedenta base de fãs que clamavam por isso há muito tempo, a Remedy anunciou Alan Wake 2 sob o privilégio do fator surpresa, sem ter presenciado qualquer vazamento antes da revelação – algo cada vez mais difícil de conter na internet imediatista e ansiosa em que vivemos.

A Summer Game Fest deu palco a uma breve demonstração de gameplay acompanhada da data de lançamento: 17 de outubro. No entanto, o Flow Games viu mais que isso nos dias que sucederam essa apresentação e conferimos cerca de 45 minutos de conteúdo contínuo, conduzido por um desenvolvedor do estúdio a portas fechadas, com o game rodando num PS5, bem na nossa frente, sem cortes.

alan wake 2

Imagem: Remedy

A sequência promete entregar algo muito diferente do original.

Alan Wake 2 e o Survival Horror

O primeiro aspecto fundamental dessa continuação é sua abordagem em Survival Horror, algo inédito às mentes criativas do estúdio finlandês.

Afinal de contas, o título de estreia traz um bom suspense, com ótimas raízes no terror sobrenatural – e no consagrado autor Stephen King -, mas não possui os mecanismos de um horror de sobrevivência e só belisca o gênero.

A sequência, no entanto, oferecerá um escopo maior: gerenciamento de inventário, enigmas com mais densidade/coleta de pistas, racionamento rigoroso de munição e, é claro, a ameaça se espreitando a cada esquina, com efeitos sonoros e visuais correspondentes ao termômetro de sobrevivência num ambiente hostil, carente de recursos.

alan wake 2

Fonte: Epic Games

A nova protagonista

Outra aposta da equipe é a inclusão de uma protagonista adicional: a agente Saga Anderson, do FBI, que está investigando uma onda de assassinatos ritualísticos na região de Brightfalls, a cidadezinha do primeiro jogo – que de pacata não tem nada. O local volta a ser palco dos eventos da nova jornada.

A apresentação que o Flow Games acompanhou trouxe a comissária e seu parceiro, Alex Casey (cujo rosto é do próprio Sam Lake, diretor criativo do título), chegando a um bosque no encalço de informações. Após a interação com alguns elementos do cenário, um ambiente jogável inédito é exibido: a mente de Saga.

Esse lugar ilusório revela os pensamentos e devaneios que a agente tem enquanto descobre e verifica novas pistas. O jogador “interpreta” essas reflexões num ambiente manipulável, feito assim para propósitos lúdicos. É ali que Saga liga os pontos e constrói soluções para o seu caso.

alan wake 2

Imagem: Remedy

Os cenários oferecem uma imensidão de itens de interação. Ao se aproximar de determinados objetos, Saga visualiza pequenos pontos aos quais o jogador pode direcionar o cursor, em requintes de point-and-click mesmo, simples e funcional.

Protagonismo duplo: como funciona?

Infelizmente a demo de Alan Wake 2 não apresentou o gameplay do escritor, que ainda permanece em segredo e é o tesouro mais desejado da comunidade, mas a Remedy comentou sobre a mecânica de alternar entre ele e a agente “a qualquer instante”.

Sim, é isso mesmo: a partir do momento em que Alan aparece, o jogador escolhe livremente entre seguir com ele ou Saga quando quiser – podendo, inclusive, terminar o game inteiro com um só.

O que isso impacta no final? O que acontece com um deles, em paralelo, enquanto você joga com o outro? Essas são perguntas que a Remedy ainda não pôde responder, mas devem girar em órbita na cabeça dos fãs até o lançamento.

alan wake 2

Imagem: Remedy

E fez-se a luz (13 anos depois)

Sim, a escuridão continua sendo o seu maior adversário em Alan Wake 2, que ainda requer o uso de luz para eliminar porções poluídas dos inimigos. O clarão “limpa” os sectários, mas não os purifica, fazendo-se necessário usar armas de fogo para terminar o trabalho.

Enquanto avançava floresta adentro, a agente se deparou com uma horda deles, que são, em teoria, membros da tal seita responsável pelos brutais assassinatos.

O tiroteio foi franco e sólido, com direito a uma escopeta de cano duplo, ainda não exibida em nenhum trailer, e muito impacto em cada ricochete, em cenas adornadas por uma rica iluminação e grande performance técnica.

alan wake 2

Imagem: Remedy

Ao chegar numa fenda, a detetive ouve a voz de Alan, que aparece deitado à frente dela. “Você está desaparecido há 13 anos”, diz a agente. E é quando a apresentação inevitavelmente termina, sob aplausos.

Como se sabe, o escritor tem o “poder” de materializar a realidade ao seu redor a partir das coisas que escreve, tal como em Efeito Borboleta. Teria ele “criado” a existência de Saga? E por que levou 13 anos para conseguir se comunicar com o mundo externo, fora da dimensão das trevas em que está confinado desde o final do 1º jogo?

As respostas virão em 17 de outubro deste ano, quando Alan Wake 2 será lançado para PS5, Xbox Series X|S e PC.

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