Insomniac sofre leak histórico; 10 anos de planos revelados
No maior vazamento da história dos videogames, criminosos atacam a Insomniac Games e seus funcionários
ataque hacker sofrido pelo estúdio Insomniac Games foi mais grave e sério do que parecia. Além de detalhes do jogo do Wolverine, os criminosos postaram os planos da empresa ao longo da próxima década, projetos não anunciados e informações de funcionários.
Os autores do crime são o grupo Ryhsida, que tentou extorquir o estúdio cobrando 50 bitcoins, cerca de 2 milhões de dólares, em troca de não publicar as informações. Sem o pagamento, a ameaça foi consumada na madrugada do dia 19 de dezembro.
O que aconteceu com a Insomniac Games?
Foram mais de 1.6TB de arquivos disponibilizados publicamente, o que infelizmente inclui conversas particulares de seus trabalhadores na plataforma Slack, informações sobre contratações e demissões, além de seus dados pessoais.
O grupo criminoso Ryhsida conversou com o site CyberDaily e revelou que a motivação por trás do ataque era puramente financeira, já que um grande estúdio de jogos era um alvo fácil. Foi dada uma semana de prazo de pagamento.
O vazamento engloba os planos da Insomniac Games até o ano 2035 com grandes detalhes que vão desde o orçamento dos projetos e suas projeções de vendas até o catálogo planejado de jogos.
Quais jogos vazaram?
Sendo um dos estúdios mais prolíficos da Sony, a Insomniac Games tinha em seus planos novos um novo Ratchet and Clank, projetos multiplayer não anunciados, jogos dos X-Men depois do lançamento do Wolverine, mais aventuras do Spider-Man e derivados, e até uma nova IP.
Spider-Man 3, por exemplo, poderia sair em 2028 ser dividido em duas partes, uma lançada em cada ano. Já Wolverine teve a sua trama vazada, incluindo o final do jogo. Sequências inteiras de gameplay, artes de personagens e animações já circulam pela internet.
Antes de tudo isso, em 2025 teríamos Marvel’s Venom, um projeto menor mais ou menos na linha da expansão do Miles Morales, com uma campanha de 10 horas, 12 missões principais e 3 vilões principais, sendo o Carnificina o maior antagonista.
Sony se sente ameaçada pela Microsoft
Em outra parte do vazamento, foram disponibilizados documentos da própria Sony em que ela se mostra muito incomodada com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Há até um slide descrevendo “a ameaça de Call of Duty a partir de 2027”.
A empresa teme uma migração do PlayStation para o Xbox com diminuição anual de até US$ 1.5 bilhões na receita. A Sony diz que seus pilares já estão datados em relação a competidora, e que a Activision tem um valor estratégico enorme no mobile, PC e nos jogos como serviço.
Para lidar com isso, a Sony manterá o modelo de vendas premium como abordagem principal, ciente de que precisa expandir os seus negócios para encarar a nova ameaça da Microsoft.
Fonte: Eurogamer
Comentários
Migração para Xbox? Nao creio nem um pouco nisso.
xbox s2