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LoL: conferimos o remake de Skarner! Veja detalhes e curiosidades
Após anos após o anúncio do remake de Skarner no LoL, ele finalmente está próximo de lançar! Confira todos os detalhes
Imagem: Riot Games
om mais de 150 campeões, League of Legends continua entre os jogos mais populares do mundo ainda hoje. Entretanto, é inegável que o nosso querido LoLzinho tem alguns personagens bem datados e com mecânicas antigas. A Riot Games vem modernizando alguns deles, como foi o caso de Udyr em 2023, mas há outros pelo caminho.
A bola da vez está com Skarner: o escorpião de Shurima teve seu remake anunciado em 2022, mas agora finalmente está na fase final de desenvolvimento. Para mostrar como o campeão está ficando, conferimos uma apresentação da Riot para conhecer mais das mecânicas, lore e até mesmo a data de lançamento para o jogo.
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Imagem: Riot Games
LoL: conheça o VGU de Skarner, o escorpião de… Ixtal?
Durante a apresentação da Riot Games, tivemos a chance de conversar com Lexi Gao, que cuidou da produção do campeão, e Blake Smith, designer do personagem. Se você é um main Skarner, pode ficar tranquilo: o nosso querido escorpião ainda é um jungler com definições de tank/fighter e muitos dos seus conceitos originais foram mantidos.
Segundo a desenvolvedora, Skarner não era odiado pela comunidade, mas estava com a popularidade bem baixa no LoL. Por isso e outros motivos (incluindo votação da comunidade), ele foi o escolhido para receber o tratamento premium.
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Imagem: Riot Games
Uma das mudanças que o campeão recebeu é que ele não faz mais parte de Shurima, se tornando o Guardião Primordial de Ixtal, nação aliada ao império de Shurima, onde é reverenciado e fará de tudo para proteger o seu povo.
No seu kit, Skarner vai perder a passiva dos cristais espalhados pelo mapa, mas vai ganhar habilidades e condições que o permite gankar facilmente e causar impactos grandes em lutas de equipe.
Segundo a Riot Games, Skarner foi desenhado para ser um jungler focado em ganks – tome cuidado com o powerfarm – e que pode fazer uma diferença na partida logo cedo, mas pode ser contra-atacado com bom posicionamento de wards no mapa e fica um pouco mais fácil de lidar caso o oponente entenda a estratégia do campeão.
Mecânicas novas de Skarner
Se você está curioso com o novo kit de Skarner em League of Legends, temos aqui um resumo de todas as habilidades, passiva e ultimate do campeão. Confira:
Passiva: Threads of Vibration
A cada ataque ou habilidade, o alvo fica com uma marca. Ao atingir 3 marcas, o adversário sofre dano contínuo com porcentagem da vida máxima.
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Imagem: Riot Games
Habilidade Q: Shattered Earth/Upheaval
Na primeira ativação, Skarner pega uma pedra do chão. Os seus próximos 3 ataques básicos ficam mais fortes, atingem em área e o terceiro ataque fará com que a pedra seja destruída em cima do inimigo, causando dano extra, lentidão e aplicação da passiva.
Entretanto, o campeão pode reativar o botão Q para lançar a rocha, garantindo dano e lentidão à distância (mas ela para ao atingir o primeiro inimigo, seja um campeão, minion ou monstro da jungle).
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Imagem: Riot Games
Habilidade W: Seismic Bastion
Skarner golpeia o chão, causando dano em área, aplicando sua passiva e lentidão em todos os alvos. Em sequência, ganha um escudo.
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Imagem: Riot Games
Habilidade E: Ixtal’s Impact
Skarner acelera para frente, ignorando terrenos, e agarra o primeiro inimigo ou monstro grande com quem ele colidir. Ele pode levar sua presa para longe por um curto período de tempo, causando dano extra e atordoamento se o alvo colidir com uma parede.
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Imagem: Riot Games
Habilidade R (Ultimate): Impale
Skarner empala até 3 adversários, causando dano e supressão a eles. O campeão ganha velocidade de movimento extra por um curto período de tempo enquanto carrega suas presas.
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Imagem: Riot Games
Basicamente, Skarner é um campeão excelente para avançar contra a equipe inimiga, causar um dano considerável, lentidão e bloquear o avanço adversário – ótimo de adentrar linhas adversárias, mas com dificuldades de sair. Em outras palavras, é um campeão com muitas utilidades para lutas em equipe.
Algumas das mudanças curiosas ficam para a alteração de seu R (Ultimate), que agora é um “skillshot”, ou seja, pode errar o alvo – anteriormente, a habilidade pegava um único adversário, mas era “targetable”, ou seja, impossível de errar.
Apesar de ter um kit bem forte, vale lembrar que a habilidade mais diferente do campeão, seu E que consegue passar terrenos, pode ser contra-atacada com qualquer tipo de atordoamento, algo que pode parar a investida de Skarner com certa facilidade.
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Imagem: Riot Games
De acordo com Blake Smith, Skarner vai ter uma grande vantagem contra equipes que têm pouca mobilidade ou poucas habilidades de controle de grupo. Além disso, o campeão tem grande sinergia com uma composição de habilidades em área, com Blake citando o Ultimate de Skarner junto com o de Brand cria um combo devastador.
Skarner pode ser jogado como suporte ou top laner?
Aqui está a pergunta que em algum momento todos os jogadores de LoL vão fazer: afinal, Skarner funciona somente na jungle ou ele pode ser usado em outros papéis, como suporte e na top lane?
De acordo com o designer Blake Smith, a selva é a rota principal do campeão. Entretanto, ele até pode funcionar em outros papéis, mas ele terá dificuldade de encaixar habilidades que “penetram” a linha de minions.
Portanto, a resposta é: até é possível e ele pode ganhar contra algumas composições, mas certamente não é o ideal. Parte das desvantagens é que o E do campeão fica muito fácil de enxergar, perdendo o elemento de surpresa, enquanto seu Q não consegue acertar adversários atrás dos minions.
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Imagem: Riot Games
Skarner será viável em jogos profissionais?
Dando sequência às capacidades de Skarner, a Riot Games respondeu que Skarner é um bom campeão, mas não é o tipo de escolha que se faz às cegas. Portanto, como isso fica para as partidas competitivas?
Segundo Smith, Skarner pode funcionar bem em alguns jogos, mas escolhê-lo primeiro pode garantir composições adversárias que contra-ataquem suas qualidades, já que ele terá muita dificuldade em impactar rotas com grande mobilidade ou com controle de grupo.
Data de lançamento para o novo Skarner
Se você ficou curioso para conferir o novo Skarner no LoL, não terá que esperar muito! De acordo com a Riot Games, o remake do campeão já chega amanhã, dia 19 de março, ao PBE, ambiente de testes públicos do game – e ideal para ser testado e ter algumas mudanças de balanceamento.
E, no League of Legends “normal”, o escorpião de Ixtal está previsto para chegar no dia 2 de abril.
Skarner quase voou, teve interações com torres e outras ideias
Uma das curiosidades que tivemos a chance de perguntar à Riot Games foi sobre ideias descartadas no começo do desenvolvimento de Skarner. Afinal, por mais legal que o remake do campeão esteja, quais foram as ideias que quase foram levadas para frente durante a produção?
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Imagem: Riot Games
E há alguns conceitos muito legais! De acordo com Lexi Gao, uma das ideias iniciais era que Skarner pudesse utilizar múltiplos escorpiões menores durante o gameplay, seja criando-os ou os achando pelo mapa. Entretanto, trata-se de algo conceitualmente difícil de executar com muitos modelos 3D em tela.
Além disso, durante a produção campeões como Bel’Veth e Naafiri surgiram e a equipe não quis trazer novamente um conceito de “minions” ou relação paterna/materna à mesa. Outro conceito descartado logo no começo é que Skarner poderia voar, mas os devs não especificaram muito com a ideia funcionaria.
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Imagem: Riot Games
Outra possibilidade considerada no início do desenvolvimento foi reaproveitar o conceito de controle de área do campeão, usando os cristais de outra maneira. Uma das ideias era que Skarner seria muito bom derrubando torres e as usaria como os cristais antigos.
Nesse mesmo tema, havia um conceito de usar pedaços das torres derrubadas como armadura para o campeão (que ficar, mas a equipe achou que a mecânica cada vez mais se parecia com um caranguejo em vez de um escorpião.
No fim, a Riot Games optou por uma opção mais segura de um jungler tank que tem habilidades mais simples, eliminando ideias muito malucas do papel.
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Imagem: Riot Games
Bônus: interações e especificidades de Skarner
Durante a apresentação da Riot Games sobre o remake de Skarner, muitas perguntas sobre alguns elementos específicos do gameplay do campeão surgiram. Se você quer sanar algumas dúvidas bem únicas, confira abaixo um pouco do que sabemos:
O Ult pode ser impedido com o Ult do Milio ou Bandana Mercurial?
O R (Ultimate) do campeão funciona como supressão e não pode ser cancelado com o Ultimate de Milio, mas pode ser prevenido com a Bandana Mercurial antes que a habilidade termine de ser conjurada.
É possível fazer um combo de Ult + Q?
Infelizmente, não. Se Skarner tiver uma rocha com ele (de seu Q), ao usar o Ultimate ele vai derrubar a pedra.
A passiva de Skarner tem tempo de recarga entre personagens?
A passiva não tem tempo de recarga por personagem. Na verdade, idealmente você deve manter as marcas para continuar o dano contínuo no maior tempo possível.
O que acontece se Skarner usar o E na parede do Bardo?
Essa pergunta ainda não tem uma resposta certa por enquanto, mas provavelmente Skarner vai pegar o alvo e levar até a parede mais próxima.
O Ult de Skarner funciona em combo com o Ult do Ryze?
Assim como a pergunta anterior, ainda não há uma resposta certa. Skarner pode usar a lanterna de Thresh e o Ultimate da Kalista e talvez criar combos, mas em relação ao Ultimate de Ryze não há como confirmar no momento.
Qual é a build meta para Skarner? Há builds fora da curva que funcionam?
A meta é atual é de tank, com dano híbrido de AD. Mas e Letalidade ou AP? Talvez tenha builds doidas com AP que escalem com o Ultimate de Skarner.
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