Games

PlayStation Studios: Shuhei Yoshida foi obrigado a sair da liderança

Yoshida revela que "não teve escolha", pois era aceitar o cargo ou deixar a empresa

18.02.2025 às 10:28

Após 31 anos de uma carreira bem consolidada na PlayStation Studios, Shuhei Yoshida anunciou sua aposentadoria da companhia para seguir novos caminhos. Recentemente, o executivo tem dado diversas entrevistas sobre o tempo em que trabalhou por lá. 

Ao longo de sua carreira, Yoshida atuou em alguns cargos, incluindo a liderança dos principais estúdios do PlayStation. No entanto, o ex-chefão da Sony foi transferido para liderar o setor de jogos indie. 

Demissão ou indies: Shuhei Yoshida comenta sobre mudança de cargo no PlayStation

Comentando sobre o assunto, ele revela que não teve escolha, pois Jim Ryan apresentou apenas duas opções: aceita o cargo ou deixar a empresa. Entretanto, ele diz que aceitou, pois “realmente queria fazer isso”.

State of Play - PlayStation PS5 Sony PS6 PSN

Imagem: PlayStation

“Bem, eu não tive escolha. Quando Jim me pediu para fazer o trabalho indie, a escolha era fazer isso ou deixar a empresa. Mas eu tinha uma opinião muito forte sobre o estado do PlayStation e dos indies. Eu realmente queria fazer isso. Eu acreditava que poderia fazer algo único para esse propósito.

Numa entrevista concedida ao VentureBeat, Yoshida destaca que esta foi a mudança mais significativa para ele do que sua saída da PlayStation.

Essa foi a maior mudança para mim pessoalmente, mudar de jogos first-party para indies, do que sair da empresa este ano. Sou muito sortudo que a comunidade indie, as publishers e desenvolvedores com quem trabalho de perto – eles acreditaram que podiam usar minha ajuda. Eu me tornei um consultor para algumas dessas empresas. Estou continuando a trabalhar com algumas das publishers e desenvolvedores indies que respeito. A transição da Sony para me tornar um consultor independente é menos uma mudança do que sair da área de jogos internos.”

PlayStation

Imagem: Dean Takahashi/reprodução

Ainda segundo ele, na época a Sony vinha sendo criticada por não apoiar jogos indie. No ano passado, o cenário mudou completamente, com diversos estúdios relatando que os títulos vendiam mais no PlayStation do que em outras plataformas, principalmente no PC.

Quando comecei esse trabalho, cinco anos atrás, nossos parceiros indie diziam que, quando lançassem seus jogos multiplataforma, a versão Switch venderia de três a cinco vezes mais do que o PlayStation. Pouco a pouco, essa lacuna diminuiu. Temos uma equipe forte dentro da empresa dando suporte a indies.”

Via: VGC

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários