Preview: Synced é gratuito, mas tem qualidade de The Division
Synced é o novo looter shooter da Tencent que chega com ideias e mecânicas ambiciosas; confira nossas impressões
uando escutamos por aí coisas como “looter shooter”, “passe de batalha” e “free-to-play”, geralmente temos um amargor na boca só de pensar no que pode vir.
Afinal, a nova moda é monetizar em cima de jogos de serviço que (quase sempre) deixam a desejar, especialmente no ponto mais crítico: oferecer um gameplay interessante.
Recentemente, o Flow Games foi convidado pela Tencent para conhecer mais de Synced, game gratuito que chega em breve e tem moldes de títulos como Destiny, Outriders e The Division. Surpreendendo (e muito!) nossas expectativas, esse pode ser um título bem interessante para deixar no radar.
Em nossa jogatina de preview, pudemos testar algumas missões da campanha de Synced no PC por duas horas e dar nossas primeiras impressões em cima de uma build de desenvolvimento. Confira!
Jogue Synced solo, coop ou até PvP
Antes de mais nada, vamos dar uma pincelada para você entender o que é exatamente Synced? Assim como outro looter shooters, toda a dinâmica da experiência envolve fazer incursões, ganhar recursos (como armas, moedas, habilidades e mais), ficar mais forte e realizar missões ainda mais difíceis.
Tudo envolve os “big numbers”, aumentando mais o poder do personagem com skills de níveis de raridade diferentes e armas que podem ser melhoradas, tudo para aprimorar ainda mais o número absoluto de força total. Imagine uma fusão entre The Division e Outriders e dá para ter uma noção do que esperar.
Entretanto, o game também oferece algumas modalidades extras, como PvP, que, inclusive, tem uma sacada legal: o equipamento da campanha PvE é diferente do multiplayer competitivo, portanto você precisa dedicar um tempo para ambos os casos. Isso é positivo, pois impede que pessoas avançadas na campanha tenham vantagens no multiplayer.
Você pode jogar completamente sozinho o modo campanha, em grupos formados por matchmaking ou até com mais dois amigos. Já no PvP, temos um estilo de 15 jogadores distribuídos em 5 times de 3 pessoas cada.
Inclusive, segundo a Tencent, um dos diferenciais de Synced é justamente o modo história, que é um dos pilares da experiência. Mesmo sendo free-to-play, a companhia almeja oferecer uma boa narrativa para os jogadores, o que inclui até mesmo expansões e temporadas completamente gratuitas, diferente de Destiny 2 (que só o jogo base é grátis)
O enredo traz algum tipo de apocalipse envolvendo nanotecnologia responsável por criar alguns tipos de zumbis feitos de metal (apesar de a temática parecer futurista, toda a aventura se passa no noroeste dos EUA em tempos atuais), uma premissa sempre interessante para o gênero.
Synced tem uma jogabilidade deliciosa de aproveitar
Não é segredo para ninguém que, muitas vezes, jogos free-to-play têm um valor de produção mais baixo. Afinal, a ideia é enganchar o jogador em mecânicas razoavelmente divertidas e explorar o sistema de skins, PvP altamente desbalanceado por monetização e um loop de farm beirando a desonestidade.
Entretanto, foi uma grata surpresa jogar os primeiros minutos de Synced e ver que esse não é o cenário que a NEXT Studios pintou. Sem hipérboles aqui, mas puramente jogar e realizar as missões pareceu algo tão refinado quanto (se não mais) que títulos como The Division.
Boa parte dessa qualidade é oriunda de alguns pontos essenciais que a desenvolvedora acertou bastante, como boa responsividade nas armas, gunplay extremamente bem-feito, gráficos de ponta e uma sacada interessante nas classes e habilidades.
Em Synced, além de ter papéis distintos entre os personagens, como classes de sniper, suporte, e mais (são 7 “corredores” no total, nome dos protagonistas no enredo), há também uma ideia interessante: os jogadores podem capturar os nanos, monstros que antagonizam nossa experiência.
Com esse sistema, além de ter uma classe de personagem, os usuários também tem uma classe secundária no inimigo capturado, que pode lutar em batalha com suas próprias habilidades no maior estilo Pokémon, além de oferecer passivas quando o nano não está em campo.
A dinâmica entre escolher colocar a criatura em combate para auxiliar nas batalhas ou deixá-la guardada para ganhar habilidades passivas é bem legal. Isso somado às skills equipadas à la Diablo ajudam a deixar a jogatina bem diversificada com estilos de gameplay bem distintos, ideal para quem gosta de variar a experiência.
Eu adorei jogar como um sniper e usar o nano Defensor como auxílio secundário, pois além de me dar um escudo passivo quando estava fora de combate, o monstrengo também conseguia invocar uma barreira no campo de batalha quando invocado – além de destruir diversos inimigos de forma independente ao longo do conflito.
Se eu não soubesse que se trata de um game gratuito, passaria fácil a impressão de ser um novo AAA pago no mercado. Se você busca um jogo aos moldes de Destiny ou algum outro looter shooter, talvez valha a pena ficar de olho neste aqui, já que todo o conteúdo será gratuito, incluindo novas expansões e conteúdo.
A única informação ainda não confirmada pela Level Infinite (selo de distribuição da Tencent) é se Synced terá crossplay entre PC, Xbox e PlayStation, algo que ajudaria bastante a popular ainda mais os servidores e melhorar o matchmaking.
Gráficos de brilhar os olhos, com direito a ray tracing e DLSS 3
Por se tratar de um game novo, a Tencent não poupou despesas em dar uma cara de experiência premium a Synced. Apesar de o jogo ser exclusivo de nova geração, a versão que jogamos foi no PC, mais especificamente em um desktop Alienware Aurora R15, que tinha uma NVIDIA Geforce RTX 4070 Ti por baixo do capô.
Ao menos no computador, Synced terá um ray tracing completo, com direito a sombras, reflexos e até iluminação global. Em nossos testes, mesmo com todas essas funcionalidades ativas, o game parecia muito bem otimizado e rodou na casa dos 200 fps no preset Épico (o mais alto) e em 1080p.
Parte do bom desempenho vem do uso de DLSS 3 (e do 2 por padrão, que ativa automaticamente), gerando quadros e reconstruindo a imagem com IA. No geral, a apresentação visual foi um dos aspectos que mais me agradou, ajudando a dar o tom de um título AAA de peso.
Contudo, apesar de ser um jogo que exibe todas as tecnologias da atual geração, a Tencent garante que Synced deve rodar bem até em PC mais modestos, já que, segundo eles, os gráficos escalam bem em hardwares menos parrudos.
Como vai ser o passe de batalha? É pay to win?
Bom, aí fica a pergunta mais importante, não é mesmo? Afinal, por mais qualidades que Synced possa ter, se o modelo de negócios for agressivo e pesar demais a mão na monetização com dinheiro real (ou até dificultar muito a vida de quem não quer pagar), toda a experiência vai por água abaixo.
Certamente, em uma sessão de 2 horas de jogatina e sem ser a versão de lançamento, é impossível julgar isso ou cravar um veredito sobre “é ou não pay to win”. Entretanto, o que podemos falar aqui é o que a Tencent comentou e prometeu aos jogadores.
Ao que tudo indica, Synced terá microtransações, mas apenas para elementos cosméticos, como o passe de batalha, algo que não deve oferecer vantagens para quem quiser desembolsar um dinheiro na experiência.
Por enquanto, Synced está previsto para chegar ainda neste trimestre, mas ainda não teve uma data de lançamento anunciada. O game será lançado para PC, Xbox Series X|S e PS5.
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