Silent Hill 4 refeito na Unreal 5 é bem mais assustador do que parece
Mesmo com gráficos mais modernos na Unreal Engine 5, Silent Hill 4 é a prova que direção de arte pode criar bons jogos de terror
Lançado em 2004, Silent Hill 4: The Room foi o primeiro a dividir a base de fãs da franquia de terror da Konami, com um gameplay que mesclava a exploração em primeira pessoa de um apartamento e níveis separados com jogabilidade mais tradicional – mas, no geral, é bastante consagrado.
Agora, o desenvolvedor Maxim Dorokhov decidiu apimentar um pouco o clima aterrorizante do game e recriar o cenário do apartamento de Henry na Unreal Engine 5, trazendo gráficos mais modernos e uma ambientação curiosamente muito mais macabra.
Silent Hill 4 na Unreal Engine 5 é amostra do terror psicológico
Como você pode conferir no vídeo abaixo, não há nada de extraordinário no projeto de Maxim Dorokhov em cima de Silent Hill 4 original – além do cuidado em recriar todos os elementos de forma mais realista, claro –, mas a direção de arte somada com visuais modernos deixam tudo ainda mais tenso. Confira:
Essencialmente vemos o apartamento de Henry com um grau de realismo bem mais elevado por conta do motor gráfico da Epic Games, com iluminação, sombras e texturas melhores (provavelmente fruto do uso de Lumen, Nanite e outras tecnologias da Unreal Engine 5).
Porém, é interessante notar como a direção de arte de Silent Hill 4 sobreviveu ao teste do tempo: ter gráficos aprimorados não tirou a identidade (e o terror psicológico) do material original como, potencialmente, até elevou o nível de bizarrice que o game nos passava em 2004.
Outro ponto legal é Maxim Dorokhov manteve todos os efeitos de áudio do original, com a sonoplastia intacta da seleção de opções, a voz do locutor de rádio e mais. E, mesmo sem mostrar nenhum mostro ou ter jumpscares, a exibição de Silent Hill 4 na Unreal Engine 5 ainda consegue causar medo e desconforto.
Fonte: Maxim Dorokhov/YouTube
Comentários
Ficou mt bom, com a UE5 o realismo trás uma imersão cada vez maior, mesmo em jogos antigos.