S.T.A.L.K.E.R. 2 Heart of Chornobyl: demo liga sinal de alerta na BGS 2023
Disponível em uma pequena demonstração para a imprensa, STALKER 2 nos deixou preocupados na BGS 2023
jogo STALKER 2 estava presente na BGS 2023, mas não se culpe caso você tenha ido à feira e sequer percebido isso. Afinal, a sua demonstração era bastante restrita e estava escondida (literalmente, tinha até uma tela de proteção no monitor) no fundão da Alienware.
E foi ali, praticamente vizinho ao espaço onde o Flow Games gravava o seu podcast ao vivo, que três pequenas estações permitiam a jornalistas e influenciadores jogarem cerca de 15 minutos da campanha.
Seja você um veterano na franquia ou um marinheiro de primeira viagem, deve imaginar que esse tempo não permite fazer avaliações tão profundas assim ao natural, especialmente porque muito da sua dinâmica de aprendizado gira ao redor da tentativa, erro e experimentação.
Resta, então, fazer uma análise bem superficial das mecânicas e visual de STALKER 2, e o pior é que é justamente aqui que as coisas podem ficar bem complicadas para o pessoal do estúdio ucraniano GSC Game World…
STALKER 2 realmente precisa de mais tempo
Não quero ser condescendente, mas é difícil não relevar ao menos um pouco a realidade dos desenvolvedores, que sofreram com a pandemia, com uma guerra no meio do desenvolvimento, mudança para outro país, ataques cibernéticos e até mesmo um incêndio no novo escritório.
Então esse projeto jamais pode ser acusado de preguiça ou má vontade. Pelo contrário, é notável que os o time tenha conseguido seguir trabalhando nele mesmo com todos esses perrengues. Mas não dá para passar pano ou mentir para os leitores também.
O fato é que a build disponível para teste na feira não parecia de forma alguma com um produto cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2024, então eu torço bastante, mas muito mesmo, por um novo adiamento.
Se o jogo for lançado em algo próximo ao estágio atual, o controverso Redfall vai parecer Cidadão Kane em comparação, e eu temo pelo pior. Especialmente considerando o quanto as redes sociais são inclementes e tendem a viralizar os piores aspectos das coisas hoje em dia.
Ainda assim, o fato é que para um jogo anunciado em 2010, boa parte do seu visual parece… ser mais ou menos dessa época aí. Há uma abundância de bugs e glitches visuais e sonoros, e a apresentação do mundo e inimigos é terrível, bem diferente das imagens de divulgação.
Há esperança para STALKER 2?
No entanto, ainda assim eu me sentia um pouco instigado a investigar os múltiplos objetivos disponíveis e a tentar entender o seu mundo, que parecia bastante imersivo e com uma interessante premissa. O gunplay também estava satisfatório, relevados os problemas já citados.
“Há muitos entusiastas de armas nos nossos estúdios, realmente gostamos de atirar, amamos armas. Então caprichamos muito no gameplay, mas também na história”, explicou Yevhenii Kulyk, produtor de STALKER 2.
“Durante a introdução colocamos muitos tutoriais ensinando por onde começar, como as coisas funcionam… mas queremos que os jogadores aprendam cometendo erros. Quanto mais você joga, mais fica familiarizado com as anomalias e mecânicas.”
Da minha curta experiência, esse realmente parecia ser o caso e, quando o jogo funcionava, era possível sentir um pouco dessas recompensas. Só espero que o estúdio tenha o tempo necessário para polir e caprichar no projeto, até porque, segundo Kulyk:
“Esse jogo é a nossa alma”. E nada seria mais triste do que ver um projeto de tanta paixão ser massacrado por uma turba de jogadores raivosos. Vamos acompanhar torcendo pelo melhor para STALKER 2, mas com o sinal de alerta ligado.
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