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Starfield: IA das naves é “burra” de propósito, diz Todd Howard

Segundo Howard, a IA das naves de Starfield era muito boa, mas teve que ser nerfada para deixar o jogo divertido

26.09.2023 às 12:52

Em uma entrevista recente ao podcast “The AIAS Game Maker’s Notebook”, Todd Howard detalhou um pouco mais sobre decisões de game design para Starfield, o que inclui a construção de inteligência artificial para os combates espaciais do game.

A entrevista com mais de uma hora, que é bem interessante para quem gosta de entender o desenvolvimento de jogos, teve Todd Howard da Bethesda e Ted Price da Insomniac Games discutindo diversos pontos e curiosidades sobre a criação de games.

Durante o papo, Todd Howard citou como foi o processo para produzir a IA das naves de Starfield. De acordo com o diretor, a inteligência artificial era muito boa no começo, mas talvez boa até demais, criando momentos monótonos de muita perseguição para uma única batalha, algo que resultou na decisão de tornar os inimigos “realmente estúpidos”.

starfield bug npc

Imagem: Bethesda via PC Gamer

Calma, a decisão de Starfield é apenas game design puro

Apesar de ser uma declaração forte e que pode ser pega fora de contexto, isso não é necessariamente um demérito (mas bem que Todd Howard poderia ter falado de outra forma, não é mesmo?). É comum que diversos aspectos de um jogo sejam alterados para torná-lo mais divertido e isso também vale para Starfield.

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Imagem: Flow Game/Vinicius Munhoz

Basicamente, com a IA de ponta, os combates poderiam ser menos dinâmicos, algo que a equipe teve que alterar para dar aberturas claras de ataque aos jogadores. Howard inclusive cita isso:

No fim das contas, tivemos que tornar a IA em algo realmente estúpido. Você tem que deixá-los voar, eles precisam virar e basicamente ficarem: ‘ei, jogador 1, você pode me atacar por um tempo’. E daí você fornece ferramentas à inteligência artificial em que o jogador pode ver: ‘ah, ele está acelerando para longe, eu posso fazer isso’”

Esse é um clássico caso de que, às vezes, é melhor criar mecânicas mais dinâmicas e divertidas do que realistas – que, quando bem-feitas, os jogadores sequer percebem as falhas e apenas aproveitam o game. Se esse é o caso com Starfield ou não, cabe a você comentar abaixo e deixar sua opinião.

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Imagem: Flow Games/Vinicius Munhoz

De acordo com Todd Howard, entre as inspirações para o combate do game estiveram jogos como FTL e MechWarriors antigos, mas traduzindo mecânicas mais cadenciadas (eles têm pause) para algo em tempo real.

Starfield já está disponível para PC e Xbox Series X|S.

Fonte: via Gamespot

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André
André
7 meses atrás

Devo ser mais estúpido ainda, ou minha nave está bem despreparada, pois eu tive algumas dores de cabeça em algumas batalhas espaciais 😅