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Starfield: resolução interna é 1296p, apenas 60% de 4K, no Xbox Series X

O Digital Foundry deu mais detalhes sobre Starfield, comentando sobre os 30 fps e a resolução interna, que não é 4K

15.06.2023 às 17:42

Esta semana teve como pauta a questão de 30 fps em jogos de nova geração: é viável, é má otimização, é escolha criativa? Muitas pessoas deram suas opiniões nas redes sociais sobre Starfield, mas agora o Digital Foundry, canal especializado em execuções técnicas de games, deu mais detalhes sobre o que acham da situação.

De acordo com John Linneman e Alex Battaglia, apesar de muitas pessoas estarem comparando Starfield com No Man’s Sky, o parâmetro mais correto seria um título pesado como Star Citizen, que, conforme mostrado no vídeo, pode sofrer bastante em áreas mais densas em um Ryzen 5 3600 (processador similar ao do Xbox Series X e S).

Conforme discutido, não se trata apenas de aliviar a carga de uso da GPU, pois em jogos mais complexos, da forma como Starfield promete ser, há diversos sistemas conectados e complexos, como o rastreamento de todos os itens coletados pelo jogador na galáxia, inteligência artificial, simulação de física em todos os objetos e muito mais que pesam na CPU.

Além disso, por mais que efeitos gráficos sejam atrelados às unidades de vídeo (afinal, não é exatamente uma GPU dentro do console), isso não significa que o processador não tenha que lidar com cálculos de efeitos visuais na tela, como a iluminação global e partículas.

Abaixar a resolução pode não ser uma solução, já que diversos sistemas complexos sobrecarregam o processador que, possivelmente, não consegue dar conta de 60 quadros por segundo

Portanto, os apresentadores do Digital Foundry discutiram que, se não é possível ter uma performance estável em 60 quadros por segundo, não há nada de errado travar a performance em 30 fps e atender ao escopo que o game quer oferecer – mas Linneman cita que seria interessante ter um modo de desempenho destravado para ver como as coisas funcionam embaixo do capô.

starfield

Imagem: Bethesda

Em outras palavras, o Digital Foundry reforça que faz sentido que esse seja o motivo para o game não atingir 60 fps com frequência e que para é uma escolha da desenvolvedora priorizar outras mecânicas sobre um desempenho de 60 fps.

Inclusive, o canal cita que daqui para frente é provável que isso se torne cada vez mais frequente, já que os games que saíram até agora foram, em maioria, de cross-geração, algo que dava margem de performance para os consoles oferecerem a opção Qualidade e Desempenho.

Possivelmente, cada vez mais jogos exclusivos de nova geração devem sofrer do mesmo mal: games complexos que a CPU fica sobrecarregada e não dá conta de processar todos os quadros que a GPU renderiza

Em suma, é capaz que cada vez mais jogos exclusivos da atual geração do PS5 e Xbox Series X|S começam a ter gargalos de CPU para rodar títulos com mecânicas e sistemas mais complexos, impossibilitando os almejados 60 quadros, mesmo em resoluções reduzidas.

Imagem de Starfield no Xbox Series X não é 4K nativo

E, por falar em qualidade de imagem, este foi outro ponto de Starfield discutido pelo Digital Foundry durante o novo vídeo do canal. Segundo apurado pelas imagens do Direct do game, a resolução final é sim em 4K no Xbox Series X, mas há um asterisco neste quesito – e não, não há motivo para alardes.

Assim como outros jogos (tal qual Final Fantasy 16 recentemente no PS5), a resolução interna e nativa é bem menor: Starfield roda, na verdade, em 1296p, o equivalente a 60% de 4K em ambos os eixos – no Xbox Series S, a equipe acha que pode ser 864p com imagem em 1440p, seguindo esta lógica, mas não há confirmação. Mas então, como o resultado é 4K?

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Imagem: Bethesda

Basicamente, a Bethesda está fazendo um upscaling de imagem, seja com alguma tecnologia própria ou com o FSR da AMD. Apesar de parecer um valor baixo se comparado ao 4K, ele é, na verdade, um número bem aceitável, já que seria o equivalente a usar o FSR 2.0 no modo Balanceado no PC.

Para quem não é PC gamer, é preciso explicar um pouco: tecnologias como o DLSS e o FSR usam sistemas de melhoria de imagem (seja por IA ou outros algoritmos) para aprimorar resoluções menores. Portanto, jogando em 4K no PC, teríamos mais ou menos essas opções (não é regra, apenas referência):

  • DLSS/FSR Qualidade: resolução nativa de 1440p com upscaling para 4K
  • DLSS/FSR Balanceado: resolução nativa de 1296p com upscaling para 4K
  • DLSS/FSR Performance: resolução nativa de 1080p com upscaling para 4K
starfield

Resolução de 1296p no Xbox Series X – Fonte: Digital Foundry

Na opinião do Digital Foundry, a imagem é bastante nítida no Xbox Series X e parece um bom resultado, mas ainda não sabemos se há resolução dinâmica em ação – e é sempre bom reforçar: o que vimos no Direct não é a versão final do game e muito pode ser melhorado até o lançamento.

Sem dúvidas, é sempre interessante ouvir as discussões de especialistas, não é mesmo? Starfield chega ao Xbox Series X|S e PC no dia 6 de setembro de 2023.

Fonte: Digital Foundry

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Eder Tenorio
Eder Tenorio
11 meses atrás

Acho que estão fazendo muito alarde negativo em cima se algo que nem saiu. A única certeza é a de que o jogo irá rodar em 30fps. A questão de ele ser 4k nativo ou não nem foi confirmada ou refutada. Como que um site pode afirmar que o jogo não é 4k nativo antes mesmo do jogo ter sido lançado e tão pouco terem confirmado tal fato? Acho muito sensacionalismo negativo isso que estão fazendo com o Starfield. (Agora qual motivo disso tudo? Enfim..) antes que digam que sou caixista, eu tenho PC gamer meu único videogame é o switch.

Pablo Carvalho
Pablo Carvalho
11 meses atrás
Reply to  Eder Tenorio

No caso da Digital Foundry, eles sao especialista no assunto, n pode apenas dizer q eles sao apenas um site qualquer, no caso da materia, apenas informou que o game, durante a apresentacao estava rodando em tau resolucao… porem, quem ja vem do PC, ta ligado q nem sempre isso de Upscale é um problema, pois tem jogos que vc usar um DLSS ou um FSR em modo qualidade por exemplo, fica com a imagem melhor q o 4k nativo

Hj em dia, tbm sou jogador de PC, e sempre uso Upscale em vez dos Anti-aliasing convencionais disponiveis, pois alem de mais desempenho, a imagem fica bem melhor, principamente comparado ao TAA.