Starfield tem mais de 1000 planetas, mas só 10% têm vida
Em outras palavras, somente parte dos planetas foi criado à mão, o resto é gerado proceduralmente
Já sabemos há um tempo que Starfield terá uma das maiores escalas já vistas em um jogo, com mais de 1 mil planetas para explorar, e isso não é novidade. Entretanto, o que é inédito mesmo são algumas informações que Todd Howard concedeu ao podcast Kinda Funny Games, que revelou mais detalhes do título.
De acordo com o diretor do jogo, entre todas as centenas de planetas exploráveis, somente 10% deles terão vida, ou seja, com cidades, quests e biomas compostos de fauna e flora para conhecer.
Como você deve imaginar, essa pequena porção com vida terá produção manual, ou seja, com o time desenvolvendo à mão o design dos planetas (pelo menos nas partes populadas, onde há cidades). Já os demais serão gerados proceduralmente – de forma automática e mais aleatória.
O que teremos nos planetas sem vida de Starfield?
Apesar de parecer uma parcela pequena de planetas com vida, Todd Howard explica que isso é algo mais natural e, talvez, até mais realista. Afinal, nem todo planeta pode ser habitável, não é mesmo?
Segundo o desenvolvedor, ter bases abandonadas e locais humanos para explorar em todo planeta que for visitado daria uma sensação muito de “videogame”, ou seja, bastante artificial.
Here’s the specific clip about the planets (which I think makes sense). pic.twitter.com/MsPsExWlce
— Shinobi602 (@shinobi602) June 22, 2023
A ideia é que você visite um planeta inóspito, pegue recursos e admire a beleza solitária daquele astro (seja um planeta ou uma lua) e até se pergunte: “será que eu fui o único que visitou este lugar?”.
E, para cada corpo celeste que o jogador decidir ir, há alguns “pedaços” de conteúdo que serão gerados de forma procedural, mas inseridos com base em diversas estruturas e métodos que a equipe de desenvolvimento produziu.
A ideia é explorar um pouco de cada planeta e partir para um próximo
De acordo com Todd Howard, a visão que eles imaginam dos jogadores ao se aventurarem nos planetas de Starfield é: descer até lá, garantir os recursos que você deseja e ir atrás de outros locais da galáxia.
Em outras palavras, a equipe não desenhou a experiência para que jogadores fiquem perambulando por horas e horas em um planeta sem vida, mas sim que vejam um pouquinho de cada bioma dos milhares disponíveis.
Inclusive, mecanicamente há formas de dirigir o usuário a esta ideia. Uma delas, por exemplo, é que não há veículos terrestres, apenas o jackpack do jogador – que é rápido, mas longe do ideal para cobrir distâncias enormes em um planeta inteiro.
Starfield chega ao Xbox Series X|S e PC no dia 6 de setembro de 2023.
Fonte: Kinda Funny Games
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