Treta de deuses: Age of Mythology Retold irá “muito além”
Ansioso para reviver um clássico do gênero de estratégia em Age of Mythology Retold? Saiba mais em nossa entrevista!
ge of Mythology Retold pertence ao saudoso RTS, ou “estratégia em tempo real”, um gênero que ajudou a estabelecer um importante alicerce na indústria de videogames e marcou uma geração de jogadores. Especialmente popular na década de 90, a categoria foi um tanto suprimida nos últimos anos, sobretudo pela consolidação de novos hábitos de jogatina.
No entanto, como o entretenimento é uma “montanha-russa” de tendências, o gênero tem deslumbrado ótimos lançamentos nos últimos anos, incluindo um retorno triunfal de Age of Empires. Os fãs clamaram para o regresso de seu “primo” e ele veio: Age of Mythology Retold está chegando aí, em 4 de setembro de 2024 para Xbox Series X|S e PC, com toda a pompa que merece.
Para mergulhar um pouco mais na reconstrução desse clássico, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Earnest Yuen, diretor sênior de produção na World’s Edge, o estúdio responsável pela franquia. E sim, Age of Mythology Retold irá “muito além” do original, nas palavras do artista.
Age of Mythology Retold: um clássico recontado e RTS em alta
A primeira e mais surpreendente informação que Yuen contou diz respeito à nova era que os RTS vivem, com “mais jogadores do que nunca”.
“O relançamento de Age of Empires 2 foi gigante, muito mais do que imaginávamos. As pessoas jogam mais hoje do que em qualquer outro momento já registrado, são mais de 15 milhões de jogadores”, revelou.
“Estamos felizes em poder construir mais e mais em cima disso. Age of Mythology Retold é algo que queríamos fazer há muito tempo. Temos um estúdio para isso, estabelecemos uma meta para isso [cuidar da franquia Age], podemos trazer mais pessoas para jogar. Será mais acessível, mais do que qualquer outro Age of Empires”, enalteceu o diretor.
Consoles e PC ao mesmo tempo: um trabalho dedicado
Essa é a primeira vez que um título da franquia chega ao PC e aos consoles ao mesmo tempo (Xbox Series X|S). A simultaneidade das plataformas envolveu, naturalmente, um trabalho árduo em cima de otimização e das necessárias adaptações.
“A versão de console exigiu mais de nós do que imaginávamos. Estávamos testando, chegando ao nível satisfatório…e só quando nos demos por plenamente satisfeitos avançamos. Muitas pessoas ficaram surpresas ao jogar no Xbox. Encorajo todos a jogarem essa versão, porque adicionamos muitas coisas para adaptar a experiência. E há muitos recursos de acessibilidade”, explicou o desenvolvedor.
Mitologias em alta e futuro promissor
O fato de mitologias estarem em alta foi uma “feliz coincidência”, comentou Yuen. “Temos sorte das pessoas estarem interessadas nisso agora. Queríamos reconstruir essa franquia a nossos fãs. Você não tem apenas uma mitologia, essa é a magia de nosso jogo. Você pode misturar coisas e é aí que tudo começa a acontecer”, relatou.
E sim, o futuro de Age of Mythology Retold está garantido, uma vez que expansões já foram anunciadas, incluindo conteúdo inédito ao game. Um dos trechos adicionais trará os chineses e toda sua mitologia à jogada. Cinemáticas e áudio também foram retrabalhados.
Algumas falas de Age of Mythology Retold, aliás, foram regravadas, tal como nas remasterizações anteriores de Age of Empires, como textos de egípcios, por exemplo. “Regravamos algumas falas, sim. Em parte porque tínhamos novas frases e usamos o original como base, mas os efeitos sonoros dele pareciam pequenos. Nas batalhas épicas, faz mais sentido ter algo épico na tela, tanto na música quanto nos efeitos sonoros em si”, detalhou.
Por fim, Yuen agradeceu os fãs brasileiros e convidou todos os jogadores a darem feedback sobre Age of Mythology Retold assim que o título for lançado, em 4 de setembro de 2024 para PC e Xbox Series X|S, estando disponível no Game Pass no dia do lançamento.
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