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Preview: vimos um pouco de Unknown 9 Awakening em hands-off

Assistimos a alguns minutos de Unknown 9 Awakening e precisamos de mais para sermos convencidos a jogar

07.03.2024 às 12:00

Ontem (6) a Microsoft revelou no Xbox Partner Preview um pouco mais de informações sobre Unknown 9 Awakening, game que tinha sido revelado lá na Gamescom 2020, mas que só agora destacou mais da sua premissa.

A convite da produtora Bandai Namco, participamos de um hands-off que mostrava parte dos sistemas de jogo em ação na área jungle (ou selva, em bom português), cerca de 2 horas após o início da campanha, com a protagonista Haroona em ação.

Unknown 9 Awakening tem gameplay bem protocolar

Como você já deve ter visto ontem (afinal, a nossa apresentação hands-off começou com o mesmo trailer mostrado no evento para todo o mundo), Haroona é interpretada pela atriz Anya Chalotra, a Yennefer da série The Witcher da Netflix.

Ainda que a nossa amostragem de Unknown 9 Awakening tenha sido bem curta, não permitindo emitir um julgamento completo, o fato é que em nenhum momento do gameplay a heroína pareceu particularmente interessante, carismática ou marcante, o que nos preocupou.

Por mais sem graça que a heroína tenha parecido, melhor sorte teve a sacada principal do gameplay de ação e aventura em terceira pessoa, uma mecânica chamada de Stepping. Com ela, você pode tomar o controle dos inimigos e fazê-los se atacarem entre si.

No segmento mais divertido, a personagem tomava o controle de um atirador no topo da tela, usava a sua arma para matar um inimigo logo  abaixo, e depois tomava o controle de um outro brutamontes e o colocava para dar um soco em explosivos mortais, acabando com ele imediatamente.

unknown 9 awakening

Imagem: Xbox

Outras partes de Unknown 9 Awakening focam mais em sistemas de stealth ativo, sendo necessário se esgueirar entre a vegetação mais alta como no bom e velho clichê dos videogames desse tipo. Aqui, o Stepping pode ajudar a deslocar os inimigos até posições mais vantajosas.

Só que ali também parecem residir os elementos mais derivativos e sem inspiração do design geral. Escalar e se esgueirar pelo cenário não é mais novidade há décadas, assim como ter que gastar pontos liberando skills travadas em árvores de habilidade. Dá um soninho, né?

Parece uma checklist de convenções que toda aventura moderna AAA precisa abraçar. Completando a lista de clichês, dá até para ativar uma espécie de “visão de detetive” destacando a localização de inimigos e pontos de interesse.

Por enquanto, é familiaridade demais e novidade de menos, mas veremos se as coisas melhoram em um hands-on ou daqui a alguns meses, quando Unknown 9 Awakening for lançado durante o nosso inverno de 2024.

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