Atualização de Dragon’s Dogma 2 nos consoles não corrige desempenho
Apesar de a Capcom ter feito correções em Dragon’s Dogma 2, parece que os problemas de desempenham continuam
Um dos grandes lançamentos (e sucessos comerciais) de março deste ano foi Dragon’s Dogma 2, que, mesmo parecendo mais de nicho, fez um alarde na comunidade. Entretanto, o game lançou com problemas de desempenho nos consoles e, mesmo depois da primeira grande atualização, eles persistem.
Em uma nova análise do Digital Foundry, o canal especialista em aspectos técnicos de jogos, revelou que mesmo com um limite de 30 fps ou a opção de desligar o ray tracing, nem os 30 fps, nem os 60 fps são agradáveis.
Dragon’s Dogma 2 continua com problemas nos consoles
No vídeo divulgado na última quinta-feira (4), o Digital Foundry revelou as mudanças que a Capcom trouxe a Dragon’s Dogma 2, que se resumem em dois pontos: a opção de cravar a performance em 30 fps e o seletor de ligar ou desligar o ray tracing, algo que, teoricamente, pode ajudar no desempenho.
Começando pelo limite de 30 fps, que era uma opção muito desejável para quem não tem TVs com VRR, ele teoricamente ajudaria, mas não funciona como deveria na prática. Além de continuar com as quedas abaixo dos 30 quadros nos momentos de limitação de CPU e GPU, há um novo vilão: o framepacing.
Para quem não conhece o termo, trata-se da renderização de quadros fora do tempo correto, ou seja: com frames atrasados e adiantados. Na prática, isso significa que, mesmo em 30 fps sem quedas, há sensações de travamentos e engasgos.
Já o ray tracing desligado em Dragon’s Dogma 2 até tem efeitos de melhorar a performance (ao custo de piorar a qualidade gráfica, perdendo sombras, oclusão de ambiente e iluminação global refinadas), mas é muito variável de cena a cena, conseguindo aprimorar entre 3 e 11 fps.
Em outras palavras, áreas que demandavam muito de GPU e pouco de CPU até podem ter o respiro extra para atingir 60 fps ou números próximos, mas locais em que o processador tem gargalos, como nas cidades, o impacto é bem mínimo (mas pode, ao menos, evitar quedas abaixo de 30 fps).
O cenário ocorre tanto no PS5 quanto no Xbox Series X (vale lembrar que o Xbox Series S não tem ray tracing em Dragon’s Dogma 2). Apesar de ter uma melhoria, talvez ela seja baixa demais para quem busca 60 fps constantes. A solução, como o Digital Foundry apontou, talvez fosse ter uma escala de resolução dinâmica e mais agressiva.
De qualquer forma, a Capcom já havia revelado que esse update não traria grandes melhorias de desempenho e, como já vimos, aparentemente o maior culpado da história é o motor gráfico da companhia, que não é bem otimizado para as CPUs dos consoles e não é dos melhores para games desse calibre.
Dragon’s Dogma 2 já está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S.
Fonte: Digital Foundry
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