PlayStation vai investir bilhões na produção de jogos de serviço
Aparentemente, 55% dos US$ 2,13 bilhões do desenvolvimento de games do PlayStation vai para os jogos de serviço neste ano fiscal
Não é surpresa para ninguém que o PlayStation está se preparando para entrar de cabeça na seara de jogos de serviço, já que adquiriu a Bungie recentemente e deu diversas declarações sobre o assunto. Agora, um relato do portal japonês Nikkei revelou que a divisão da Sony pode ganhar quase R$ 10 bilhões no segmento neste ano fiscal.
Portanto, seriam 300 bilhões de ienes (cerca de US$ 2,13 bilhões) aplicados na área de desenvolvimento de games até o fim de março de 2024, totalizando 40% do setor de R&D (pesquisa e desenvolvimento) de toda a Sony.
Em outras palavras, o investimento seria maior que outros setores da Sony Interactive Entertainment, superando os de semicondutores e eletrônicos. A ideia é que boa parte desta verba sirva para impulsionar jogos de serviço, que vão abocanhar 55% do orçamento do PlayStation.
Em suma, de toda a verba para produção de games até março de 2024, menos da metade será para títulos single player, VR e outras áreas da divisão PlayStation. A expectativa é que esse número só aumente até em 2026 e traga bons resultados financeiros para a companhia.
Por que o PlayStation vai investir em jogos de serviços?
Uma das estratégias mais conhecidas da divisão de entretenimento da Sony hoje é uma que cativam os fãs: lançamentos de jogos exclusivos de peso que, em grande maioria, são single player e ajudam a vender consoles para a empresa. Então por que mudar agora?
Basicamente, se feito da forma correta, este é o pote de ouro da indústria. Em vez de receber lucros com cada unidade de jogo vendida, os games de serviço garantem uma renda contínua a médio e longo prazo com passe de temporadas e microtransações, o que, na teoria, poderia aumentar os lucros da divisão PlayStation significativamente.
A Sony já revelou no passado que pretende ter 12 títulos do gênero até o fim do ano fiscal de 2026 (que acaba em março de 2026). Em termos de comparação, em 2021 a empresa tinha apenas um jogo de serviço no portfólio.
O plano de investimentos também considera que a porcentagem aplicada em games do gênero deve aumentar de 55% para 60% até 2026.
Apesar de serem números surpreendentes, o PlayStation vem dando notícias de que esse planejamento está em ação há um tempo, com a aquisição da Bungie (de Destiny), que não só vai ter títulos de serviço para acrescentar à estratégia como também vai ajudar na produção de jogos desenvolvidos por outros estúdios.
De acordo com o portal Nikkei, a Sony também mira em investimentos em “realidade extendida”, ou seja, metaverso, mas ainda não sabemos se isso vai envolver jogos em algum momento.
Fonte: Nikkei
Comentários
É muito estranho ver a Sony investindo em jogos de serviço, só espero que não venha apenas jogos genéricos online.