Starfield pode não ter DLSS ou XeSS, sugere pre-load de PC
A suspeita já existia por conta da parceria com a AMD, mas parece que Starfield realmente não terá outros upscalers de imagem no PC
Mais cedo neste ano, noticiamos que muitos jogadores de PC já estavam bastante irritados com uma coisa de Starfield: possivelmente, a parceria com a AMD na produção do game iria excluir a compatibilidade com outros upscalers de imagem, como o DLSS da NVIDIA e o XeSS da Intel.
Agora, o que eram apenas suspeitas foi praticamente confirmado. O usuário do Twitter Sebastian Castellanos revelou ter fuçado nos arquivos de instalação de Starfield (através do pré-download, liberado no último dia 17) e não há nenhum indício de tanto o DLSS quanto o XeSS estarem presentes.
So after combing through Starfield preload files on PC, I don't see any sign of it supporting DLSS/XeSS. If true I think this would generate a lot of backlash for Bethesda & AMD (due to their refusal to confirm whether they block rival GPU vendor techs in their sponsored games). pic.twitter.com/U67On3x6Kt
— Sebastian Castellanos (@Sebasti66855537) August 18, 2023
Apesar de a tecnologia da AMD ser funcional em qualquer GPU, não apenas na linha Radeon, é um consenso que o XeSS funciona muito melhor em placas de vídeo Intel (e também roda em outras GPUs, muitas vezes até melhor que o FSR 2) e que o DLSS é um recurso muito mais avançado tecnologicamente, algo que pode ficar de fora aqui.
Entretanto, isso não deve ser grande surpresa, apenas mais um indício de confirmação. Afinal, a NVIDIA costuma fazer um marketing bem generoso de games com DLSS e, até o momento, não comentou nada sobre a implementação em Starfield.
Afinal, qual é o “problema” do FSR em Starfield?
Se você está um pouco perdido na polêmica, vamos dar um pouco de contexto. No fim das contas, não há problema algum em Starfield ter FSR: a tecnologia avançou relativamente bem no passado e tem suporte para qualquer GPU do mercado. Entretanto, o que está incomodando os gamers de PC é a exclusividade no jogo.
No passado, vimos que títulos que têm parceria com a AMD implementam apenas o FSR. Segundo o portal PC Gamer, já houve múltiplas tentativas de contato com a companhia para saber se há contratos de exclusividade, mas nunca houve confirmação.
O PC Gamer também entrou em contato com a Bethesda, que nunca respondeu ao questionamento.
Já no lado da NVIDIA, qualquer game parceiro que implementa o DLSS em seus jogos não estão restritos a usar apenas tecnologias da marca, podendo (se assim quiserem) incluir suporte ao FSR e XeSS. A companhia já disse em letras claras no passado que “não vai bloquear, restringir, desencorajar ou impedir devs de implementar tecnologias concorrentes de forma alguma”.
Considerando que a NVIDIA atualmente tem uma fatia de 84% de mercado de placas de vídeo (Intel com 4% e AMD com 12%), é sempre ruim não ver o DLSS implementado em algum jogo por contratos de exclusividade.
Veja também:
- Prepare a sua máquina! Starfield ocupará 140 GB de espaço em disco
- Saiba que dias e horas Starfield fica disponível no Brasil
Caso o DLSS e o XeSS estejam realmente de fora de Starfield, sempre existe a chance de eles serem incluídos depois, mas, dado o histórico de games parceiros AMD, essa possibilidade é quase nula.
Starfield chega no dia 6 de stembro ao Xbox Series X|S e PC, mas existe uma forma de você jogar antes.
Fonte: PC Gamer
Comentários
Não terá, mas de acordo com informações um modder que prometeu implementar recebeu uma chave da Bethesda e já está jogando.