Starfield: Bethesda prefere ter bugs a podar a liberdade de gameplay
Pete Hines revelou durante uma entrevista de Starfield a maneira como a Bethesda lida quando o assunto é bugs
É inevitável: todo jogo tem e sempre terá bugs (alguns mais do que outros). Entretanto, algumas empresas têm uma fama maior neste quesito técnico, como é o caso da Ubisoft, CD Projekt Red e Bethesda, que lançou recentemente Starfield. Mas como a companhia lida com esses problemas?
De acordo com Pete Hines, chefe de publicação da Bethesda, a empresa prefere investir seu tempo criando mecânicas com liberdades gigantescas aos jogadores do que focar em corrigir todos os bugs do game.
Como a Bethesda vê críticas aos bugs?
Starfield acabou de ser lançado em acesso antecipado e foi prometido como o título mais polido já feito pela companhia, algo que os reviews tendem a concordar em sua maioria, mas que também não está livre de problemas.
“É claro que tem bugs. Mas isso estraga a sua experiência? Ou você tem um jogo consistente e divertido que você não consegue parar de jogar e experimentar?”
Hines foi além, citando que, muitas vezes, acha injusto como a Bethesda ganhou o estigma de lançar “jogos bugados”, que esse não é necessariamente o caso.
“A Bethesda é colocada nessa ‘caixa que serve a todos’ que eu particularmente não concordo. Doom Eternal é um jogo da Bethesda. Eu queria ver a pessoa que diz que, em termos de bugs, o game não atingiu as expectativas dos jogadores – ou Deathloop ou Dishonored 2.”
“A Bethesda tem uma reputação pelas coisas que acontecem em seus jogos, claro. O que as pessoas acabam deixando passar frequentemente é que existe uma quantia deles [bugs] que é intencional, o que significa que abraçamos o caos. Poderíamos fazer um game mais seguro, menos bugado, e menos arriscado se quiséssemos. Mas o que tentamos focar é a liberdade do jogador. Sim, tem coisinhas aqui e ali, como seu companheiro ficar perto demais de você às vezes, mas a liberdade que você ganha, as coisas que acontecem por causa disso, nós absolutamente amamos e abraçamos”
Na comunidade de fã de jogos da desenvolvedora, existe um meme famoso que diz “não é um bug, é um recurso” sobre defeitos técnicos que causam situações engraçadas, como colocar um balde na cabeça de vendedores em Skyrim para roubar lojas. Para Pete Hines, isso se aplica também a Starfield.
“Na cidade de Neon, um planeta inteiramente coberto de água com uma cidade em cima, tivemos um bug em que um tubarão poderia entrar no elevador. Então as portas do elevador se abririam no nível da rua e o tubarão sairia deslizando: todos começam a gritar e correr para qualquer direção. Estou lá, atacando com armas, pessoas gritando, guardas correndo. Eu disse: ‘não tire esse bug do jogo!’. Eu tenho quase certeza que eles removeram, mas eu realmente amei aquela situação”
Starfield está disponível para PC e Xbox Series X|S em lançamento antecipado, mas chega oficialmente no dia 6 de setembro.
Fonte: Gamesindustry.biz
Comentários