Uau! Bloodborne fica remasterizado no PC com mods e emulador de PS4
Um modder fez o que a Sony não faz: praticamente remasterizou Bloodborne no PC com muitas melhorias visuais! Venha ver
Se você tem acompanhado o trabalho coletivo de os fãs levarem Bloodborne para PC, já deve ter visto que o emulador de PS4 tem rodado bem o game, inclusive em 4K e 60 fps. Mas, para alguns fãs, apenas ter uma versão jogável de computador não é o suficiente.
E foi justamente isso que o criador do canal do YouTube “fromsoftserve” fez: além de usar a versão emulada, o desenvolvedor ajustou diversos pontos do jogo inteiro na mão, trazendo melhorias visuais em todas as texturas, luzes, anti-serrilhado, sombras, luzes e muito mais. Tudo foi feito por uma única pessoa e, basicamente, é um remaster não oficial de Bloodborne. Confira!
Bloodborne é praticamente remasterizado no PC por um único dev
Antes de mais nada, o vídeo abaixo ainda é de uma versão de Bloodborne rodando no emulador de PS4, o ShadPS4, e alguns problemas acontecem por conta da emulação que não está 100% correta ainda – e, como descrito pelo próprio modder, ele mesmo esqueceu de instalar algumas correções antes de gravar o vídeo.
O vídeo do canal fromsoftserve é para mostrar as alterações que ele fez sozinho. Começando por algumas mudanças feitas via Reshade, o dev colocou desfoque de fundo, um filtro de HDR e implementou o VortMotion, uma técnica de anti-serrilhamento que é melhor que o FXAA original.
Agora chegam as melhorias manuais. A primeira delas é que todas as texturas do jogo tiveram um upscale de qualidade em duas vezes, trazendo resultados muito melhores. Isso se aplica para todas as áreas do jogo, mas fromsoftserve ainda não implementou texturas aprimoradas na área do DLC The Old Hunters.
Outra melhoria é que nessa versão de Bloodborne há sombras dinâmicas coexistindo com a iluminação pré-renderizada, ou seja: muitos objetos agora têm sombras, mesmo à distância, como prédios, casas, cadeiras e até mesmo a grama dos cenários.
Além disso, o dev está implementando fontes de luz para todas as lâmpadas e fogueiras do game (antes, era apenas um efeito de partícula que não emitia luz no cenário), algo que, na prática, faz com que as luzes reflitam no cenário e até criem novas sombras dinâmicas, adicionando à atmosfera da campanha com um contraste maior.
Uma outra seção altamente melhorada foi a inclusão de parallax occlusion maps em algumas texturas. O nome pode assustar, mas, basicamente, é uma técnica que traz profundidade a certas texturas, como tijolos e decalques nas paredes, criando uma ilusão tridimensional de profundidade – em vez de uma imagem lisa.
Por enquanto, o dev fromsoftserve fez isso apenas em algumas áreas e a mais beneficiada por ora é a de Yarnham Central, mas a ideia é modificar Bloodborne inteiro para ganhar essas melhorias, algo que dá bastante trabalho.
O modder também fez diversas melhorias gráficas diretamente nos arquivos do game, aprimorando o contraste de diversas luzes, sombras e até desligando algo que não é muito bem-visto hoje: a Hero Light, a luz que acompanha o personagem em todas as cenas.
Conforme dito por fromsoftserve, a ideia é ter a melhor experiência de Bloodborne possível, já que a Sony nunca trabalhou em uma remasterização do jogo. E, caso exista um relançamento oficial para PC, ele dará um jeito de aplicar essas mesmas melhorias no game também.
Apesar de não estarem 100% completos, os mods já podem ser baixados e instalados na versão de emulador de PS4 – mas precisamos relembrar que isso não deixa de ser pirataria, então não vamos fornecer nenhum link por aqui. Caso esteja curioso, você encontra as modificações (não a ROM de Bloodborne) na descrição do vídeo.
E aí, curtiu o resultado? Será que veremos Bloodborne remasterizado no futuro?
Fonte: fromsoftserve/YouTube
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