BioWare reduz pela metade e tem menos de 100 pessoas hoje
A fraca performance comercial de Dragon Age The Veilguard mudou por completo o escopo da BioWare
A fraca recepção a Dragon Age The Veilguard custou caro à EA e à BioWare. O estúdio precisou ser reduzido drasticamente, segundou apurou o site Bloomberg, que revelou a tímida quantidade de “menos de 100 funcionários” na equipe hoje.
Para que se tenha uma ideia, no auge de sua história, só essa porção da EA se dividia em três estúdios e somava mais de 400 funcionários.
BioWare hoje: uma sombra do que era
Durante o desenvolvimento do mais recente Dragon Age, mais de 200 funcionários estavam presentes no estúdio. Antes disso, olhando a última década, o número praticamente dobra.
As sucessivas falhas da BioWare resultaram numa diminuição global do quadro de profissionais. Mass Effect Andromeda e Anthem foram dois jogos caros e que não alcançaram as metas comerciais projetadas, resultando em desligamentos de pessoas chave do time de criação.
Além disso, os concorrentes “diretos” da BioWare, em termos de estilo de jogo (RPG ocidental), cresceram nos últimos anos. Nomes como Larian (Baldur’s Gate 3), CD Projekt Red (The Witcher 3 e Cyberpunk 2077) e Obsidian (Avowed, The Outer Worlds e outros) tiveram grande adesão do público, e a BioWare perdeu espaço no processo – não conseguindo se destacar à altura do que outras equipes vinham fazendo.
O legado do estúdio da EA permanece com grandes e influentes títulos na indústria de videogames, mas seu escopo agora apequenado parece ser uma sombra do que um dia representou. Vejamos como será o futuro.
Via PC Gamer
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