Activision Blizzard é processada pelo Departamento de Justiça dos EUA
Segundo a queixa, a Activision Blizzard está violando regras de antitruste relacionadas a ligas de esports
Em meio às expectativas sobre sua venda para a Microsoft, a Activision Blizzard acabou sendo processada pelo Departamento de Justiça dos EUA por supostas violações antitruste relacionadas aos seus movimentos nos esportes eletrônicos.
Em uma ação civil movida nesta segunda-feira (3), o Departamento de Justiça alegou que as regras impostas pela Activision Blizzard limitaram os torneios para os jogadores em suas ligas de Overwatch e Call of Duty, além de suprimirem os seus salários dos jogadores.
Activision Blizzard processada pelo Departamento de Justiça dos EUA
A queixa acabou sendo apresentada para o distrito de Columbia, acusando a Activision e suas equipes independentes de suas ligas de esports implementarem um “imposto de equilíbrio competitivo”, projetado para penalizar equipes se a compensação de um jogador exceder o limite estabelecido pela empresa.
“Os videogames e os esports estão entre as formas de entretenimento mais populares e de crescimento mais rápido no mundo hoje, e os jogadores profissionais de esports – como todos os trabalhadores – merecem os benefícios da concorrência por seus serviços. A conduta da Activision impediu que isso acontecesse”, disse Jonathan Kanter, procurador-geral adjunto da divisão antitruste do Departamento de Justiça.
Em resposta, a Activision Blizzard afirmou que está comprometida a dar oportunidades e salários justos aos jogadores das suas ligas.
“A Activision Blizzard Esports está comprometida em ser líder na indústria de esports e criar oportunidades para os jogadores ganharem salários e benefícios justos. Quando lançamos as ligas Overwatch e Call of Duty, queríamos criar oportunidades de carreira viáveis para os jogadores que exigissem salários mínimos e benefícios obrigatórios como parte dos contratos dos jogadores”, disse a empresa ao portal VGC.
“Como liga, também queríamos que nossos produtos fossem competitivos, por isso projetamos e implementamos cuidadosamente o Imposto sobre Equilíbrio Competitivo”, completou.
A divisão antitruste ainda apresentou uma proposta proibindo a Activision de impor regras que limitassem a remuneração dos jogadores ou penalizassem as equipes por pagarem os jogadores acima de uma certa quantia em salários.
A Activision Blizzard está, no momento, com suas expectativas bem altas para esses dois meses por conta da possível aprovação da aquisição pela Microsoft.
Via: VGC
Comentários