Baldur’s Gate 3 no PS5 roda nas configurações Ultra de PC
Além de ter paridade gráfica com o Ultra do PC, Baldur’s Gate 3 tem bom desempenho (apesar de ter UMA exceção)
No meio desta semana, o canal ElAnalistaDeBits postou uma comparação gráfica de Baldur’s Gate 3 no PC e PS5 mostrando um pouco do que esperar da experiência nos consoles. Contudo, recentemente o Digital Foundry se aprofundou ainda mais no port para videogame de mesa e mostrou algumas coisas bem interessantes.
Entre os detalhes divulgados, o canal revelou que a versão do PS5 do jogo traz as mesmas configurações visuais do Ultra de PC, algo raro de se ver hoje em dia. Além disso, o PlayStation 5 estreia o FSR 2 (algo que a edição de computador ainda carece) e até um denoiser melhor para profundidade de campo.
Apesar de parecer ainda melhor em elementos bem específicos, Baldur’s Gate 3 apresenta resolução abaixo do 4K (algo que um bom PC pode atingir sem problemas). No modo Qualidade, os números apontam para 1440p nativo (sem FSR 2) e fixos, sem reconstrução ou escala de resolução dinâmica.
Já no modo Performance, a imagem é de 1080p reconstruído para 1440p usando FSR e a contagem pode variar, chegando até 960p, mas apresentando uma taxa de quadros de 60 fps, tornando a experiência mais fluida.
E, por falar no desempenho, aparentemente Baldur’s Gate 3 realmente roda bem no PS5: o modo Qualidade tem 30 fps estáveis e com V-Sync, enquanto o modo Performance atinge os 60 fps na maior parte do tempo, mas com algumas quedas em áreas densas e em diálogos.
Porém, existe uma grande exceção.
Ato 3 de Baldur’s Gate 3 no PS5 é tão ruim quanto no PC
Se você já jogou Baldur’s Gate 3 no PC ou tem acompanhado as notícias sobre o game, já deve ter visto que os Atos 1 e 2 são relativamente tranquilos e consistentes para jogar, mas o Ato 3 é bastante pesado de rodar por conta da densidade de NPCs e uso de processador para controlar a IA dos personagens.
E, como você deve imaginar, o PS5 sofre com os mesmos problemas. Infelizmente, trata-se de um cenário em que a CPU está com gargalos, então diminuir a resolução ou configurações gráficas não resolve as quedas, que podem chegar até a 20 fps em locais específicos – mas no geral fica na casa dos 30 fps, mesmo no modo Performance.
A Larian Studios ainda trabalha para melhorar a performance de Baldur’s Gate 3, tanto no PC quanto no PS5, e é possível que alguns processos sejam melhorados e a carga no processador reduza com o tempo.
Por fim, parece que mesmo jogando em splitscreen, não há problemas de performance, então boas novas! Entretanto, caso ambos os jogadores se afastem demais, as sombras podem ser reduzidas para que não haja problemas (além disso, o modo tela dividida funciona apenas na predefinição Qualidade, em 1440p e 30 fps).
Baldur’s Gate 3 já está disponível para PS5 e PC, mas terá uma versão para Xbox Series X|S no futuro.
Fonte: Digital Foundry
Comentários
Que triste. Vocês conseguem contactar a Larian, queria saber se eles tem interesse em optimizar o jogo, ou apenas resolver bugs. Se é possível melhorar o Ato 3.