Baldur’s Gate 3 teve gravações com 248 atores diferentes
Não, os NPCs não tem animações manuais: diversos atores gravaram diálogos para Baldur’s Gate 3
Se você já jogou Baldur’s Gate 3, certamente reparou que não só a atuação dos dubladores é boa, mas como a qualidade de animação dos diálogos é bem acima da média. Porém, considerando que existem uma quantidade insana de NPCs e diálogos no game, como a Larian fez isso? Com atores e capturas de movimento.
Sim, por incrível que pareça, a desenvolvedora utilizou 248 atores distintos para gravar diálogos e também performance de movimentos (provavelmente esses atores dão vidas a personagens diferentes, algo comum na indústria).
3/ the exceptions to the rule were when actors voiced animals, additional dialogue (when you see a birds eye view of a character running while speaking),cinematic cut scenes & occasionally if an actor was injured or unavailable to record mocap & did voice only -more on this later
— Aliona Baranova (@alionabaranova1) August 25, 2023
Isso explica o porquê de as expressões faciais serem convincentes e bem atuadas em Baldur’s Gate 3. Segundo Aliona Baranova, uma das devs da Larian, esse procedimento foi realizado para todos os personagens do jogo, não apenas dos companheiros, já que até os NPCs tiveram gravações de movimento junto com as vozes.
Baranova explica em uma thread no Twitter que qualquer nuance de performance, como balanços de cabeça ou até movimentos mais rígidos de certos personagens, foram todos intencionais e gravados. Já alguns NPCs tiveram animações corporais gravadas separadamente das vozes e, posteriormente, unidas com trabalho de diretores de áudio e animação.
Nem todos os NPCs de Baldur’s Gate 3 tiveram capturas de movimento
Apesar de usar 248 atores e se empenhar bastante para que todos os bonecos de Baldur’s Gate 3 tivessem feições e atuações críveis, há algumas exceções à regra (mas bastante compreensível, como você vai notar).
As únicas performances que ficaram de fora da captura de movimento foram as de animais (precisamos lembrar que existem druidas e outros transmorfos no game), animações mais simples (como de personagens correndo longe da câmera), animações cinemáticas e, em raros casos, quando um ator não estava disponível para gravações por questões de saúde.
Portanto, se você notou que as atuações eram boas na campanha de Baldur’s Gate 3, esse é o motivo.
A parte mais interessante de tudo isso é que a Larian Studios, mesmo sendo uma empresa bem menor que outras gigantes da indústria, se importou até com os mínimos detalhes para entregar uma boa experiência aos jogadores.
Baldur’s Gate 3 está disponível para PC, mas terá uma versão de PS5 chegando no dia 6 de setembro. Já a versão de Xbox Series X|S está marcada para chegar ainda em 2023, mas sem um modo de tela dividida no Series S.
Fonte: via Eurogamer
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