Copycat é um jogo que aborda temas profundos sobre animais
Publicado pela Nuuvem, Copycat carrega uma forte mensagem sobre abandono; saiba mais
ançado em 19 de setembro de 2024, Copycat, disponível no PC, coloca o jogador na pele de uma gata de abrigo chamada Dawn, vítima do mais temível castigo que um animal pode sofrer: o abandono.
Sob a promessa de oferecer uma aconchegante experiência narrativa sobre rejeição, pertencimento e o verdadeiro significado de lar, a ideia da aventura é transmitir poderosas mensagens por meio do videogame.
Desenvolvido pelo estúdio independente Spoonful of Wonder e publicado pela Nuuvem, Copycat requer até uma certa atenção ao bem-estar emocional do jogador. Para entender melhor essa emotiva proposta, o Flow Games conversou com o casal australiano que criou o jogo, Samantha Cable e Kostia Liakhov.
Antes de prosseguir com a leitura, confira o trailer de lançamento, que tem direito a uma participação especial de nosso querido Guilherme Phoenix!
Copycat: impacto emocional e gatilhos
Atualmente, ter um animal de estimação representa um estado emocional, um alívio ao estresse e, sobretudo, um vínculo afetivo. Perguntamos aos devs como Copycat se beneficia do formato do videogame para traduzir suas mensagens.
“Copycat usa a narrativa para explorar o profundo amor que temos pelos nossos pets. Essa conexão especial que compartilhamos com nossos gatos (e cachorros) é diferente de qualquer outra relação. Com o aumento do custo de vida, e mais pessoas abrindo mão de seus pets, os abrigos de animais estão atingindo a capacidade máxima. Pensando nisso, nos inspiramos em escrever uma história que demonstrasse o mundo complexo e cheio de nuances de ter um gato. Copycat é sobre uma gata que aprende a lidar com abandono”, contam os artistas.
Esses temas de pertencimento significam muito para nós, e queríamos dar aos jogadores uma oportunidade de refletir sobre isso para eles próprios em Copycat
O cuidado com o gameplay
Para assegurar uma experiência verossímil em relação ao que é ser um gato, a dupla consultou pessoas com vivência junto ao animal. “Queríamos que os jogadores caminhassem nas patas de seu novo gato adotado e experimentassem o medo de se ajustar ao seu novo ambiente. Conversamos com muitos donos de gato no processo de garantir que o gameplay corretamente refletisse e representasse suas variadas experiências. Copycat levou três anos e meio para ser desenvolvido”, relataram os criadores.
“Contar a transformadora narrativa em três atos por meio dos olhos da silenciosa protagonista exigiu que tivéssemos soluções que dessem fluxo à história enquanto ela permanecesse acessível e divertida”, explicaram.
A busca por um lar
Perguntados sobre esse aspecto em Copycat, os devs foram enfáticos: “Queremos lembrar aos jogadores que lar não é algo certo ou garantido”.
“Nem sempre é sobre coisas, lugares ou pessoas, isso porque nem sempre esses três elementos são possíveis. Uma casa pode ser abandonada e encontrada. Mas, mais importante, lar é o local onde você é mais necessário. Esses temas de pertencimento significam muito para nós, e queríamos dar aos jogadores uma oportunidade de refletir sobre isso para eles próprios”, pontuou o casal.
A jornada de Copycat já está disponível para PC. Adquira o game na Nuuvem agora mesmo!
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