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CDPR não se arrepende de 1ª pessoa em Cyberpunk 2077

Contudo, o Projeto Orion, a sequência de Cyberpunk 2077, ainda está aberto a mudanças de câmera

06.10.2023 às 18:09

Desde sua revelação, Cyberpunk 2077 gera conflitos entre os fãs, mas não pelo motivo que você provavelmente imagina, como bugs e conteúdo, mas sim por uma escolha comum: a perspectiva em primeira pessoa, tornando o game em um FPS, diferente de The Witcher 3, que era em terceira pessoa.

Essa simples mudança de ares revoltou uma grande parte dos fãs da CD Projekt Red, que esperava um Witcher futurista com o novo jogo. Contudo, mesmo anos após a decisão, o diretor de quests Paweł Sasko diz que nem ele, nem o estúdio se arrependem da decisão.

cyberpunk 2077: phantom liberty

Imagem: CD Projekt RED

Basicamente, Sasko revelou (mas sem citar nomes, como deixa claro) que não queria que a empresa caísse na mesma armadilha que outras desenvolvedoras, que reaproveitam materiais e criam jogos meio “copia e cola”. Portanto, a decisão também ajudou a para separar Cyberpunk 2077 de The Witcher.

Durante uma reunião de investidores (a mesma em que a CDPR comentou sobre a “Ultimate Edition”), um dos acionistas perguntou ao desenvolvedor sobre a perspectiva em primeira pessoa, se, no futuro, seria possível alternar entre primeira e terceira pessoa (como em Starfield, por exemplo).

Hoje em dia é YouTube, Twitch e screenshots que vendem jogos e isso é algo que alguém pode usar para mostrar a identidade e individualidade aos jogadores. A perspectiva em primeira pessoa ajudou Cyberpunk 2077 a desenvolver bastante essa identidade. Colocamos muito esforço em preparar a presença corporal para que pudesse brilhar na perspectiva em primeira pessoa. Você pode ver a mão ou membros estendidos quando você está sentado no banco do carro, por exemplo, mas essa não foi o ponto da sua pergunta, certo?”

cyberpunk 2077 phantom liberty

Imagem: Flow Games/Vinicius Munhoz

Paweł Sasko continuou:

Entretanto, eu queria dizer que a perspectiva em primeira pessoa é a principal característica de Cyberpunk e a percepção dela para os jogadores também. É notável a diferença de The Witcher e isso nos ajudou a produzir a identidade do produto. Isso também era o que Adam Badowski nos falou há muito tempo quando discutimos a perspectiva de primeira pessoa em Cyberpunk 2077. Como pessoas criativas, temos a necessidade de mudar a mentalidade, sair da rotina. Não quero te dar exemplos, mas você sabe que há muitas companhias ou UPs por aí que são meio linha de produção ou copia e cola. Não queríamos que isso acontecesse conosco”

Novo Cyberpunk 2077 pode ter câmera em terceira pessoa?

Apesar de haver excelentes justificativas para a escolha de câmera em Cyberpunk 2077, muitos fãs ainda não engolem essa ideia. Mas e o Projeto Orion, próximo jogo da série? Poderiam as coisas mudaram na sequência? Paweł Sasko também respondeu a essa pergunta:

Nós já temos três jogos da série The Witcher e queríamos fazer algo novo, então sem arrependimentos. Foi uma decisão muito bem-sucedida. Nós vimos algumas das perspectivas em Cyberpunk, é ainda mais notável em Phantom Liberty. Diversos jornalistas também notaram como a qualidade é maior e característico isso é em relação a outros produtos por aí no mercado, mas não darei exemplos. Mas para Orion, ainda veremos”

cyberpunk 2077 atualização 2.0

Imagem: CD Projekt Red

Portanto, por mais que a CD Projekt considere a perspectiva em primeira pessoa algo muito característico e identitário de Cyberpunk 2077, eles também gostam de sair da rotina e consideram outras possibilidades na sequência. Se elas virão ou não, teremos que esperar mais, já que o Projeto Orion ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento.

Fonte: via VGC

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