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DLSS 4 é revelado pela NVIDIA e promete aumentar performance em 8x

O DLSS 4, tecnologia de IA da NVIDIA, vai combinar geração de frames, Reflex 2 e mais recursos para um ganho gigante de performance

07.01.2025 às 0:33

Entre as novidades reveladas pela NVIDIA nesta segunda (6) na CES 2025 está a chegada do DLSS 4, nova iteração sobre a tecnologia de IA da companhia que promete trazer melhoria de performance em até 8 vezes ao combinar uma série de recursos inéditos.

Segundo a companhia, o DLSS vai utilizar o Multi Frame Generation (criando até 3 quadros com IA por frame), o NVIDIA Reflex 2 (que reduzirá ainda mais a latência) e diversas novas tecnologias anti-ghosting e de estabilidade de imagem para compor o DLSS 4. Venha ver!

DLSS 4 promete até 8x mais performance em jogos de PC

Diferente do DLSS 2, que foi focado em melhoria de imagem, e o DLSS 3, que mostrou ao mundo a geração de frames por IA, o DLSS 4 parece ser um aprimoramento geral de todos os recursos já presentes na solução de IA para jogos.

De acordo com a NVIDIA, uma das novidades é o Multi Frame Generation: agora, em vez de criar um quadro por IA a cada dois frames de jogos, a tecnologia é capaz de criar até 3 quadros por frame renderizado in-game. E o que isso significa na prática? Que a performance em jogos pode ser aumentada em até 8x.

DLSS 4 NVIDIA

Imagem: NVIDIA

Para mitigar a latência que a geração de quadros por inteligência artificial causa nos games, a NVIDIA também divulgou que em conjunto com o DLSS 4 teremos o NVIDIA Reflex 2, que promete diminuir o input lag em até 75%.

O NVIDIA Reflex 2 apresenta o Frame Warp, uma técnica inovadora para reduzir a latência em jogos atualizando um quadro renderizado com base no último clique do mouse antes de ser enviado para o monitor, garantindo aos jogadores uma vantagem competitiva em jogos multijogador e melhora a responsividade em games singleplayer.

Além disso, o DLSS 4 também aprimora o DLAA, o Frame Generation convencional, e o próprio DLSS Super Resolution, método de upscaling da NVIDIA (já que usa Tensor Cores de nova geração com novas tecnologias). Por fim, as novidades também deve reduzir bastante o uso de VRAM em jogos.

O DLSS 4 também apresenta a primeira aplicação em tempo real da arquitetura de modelo transformer. Os modelos DLSS Ray Reconstruction e Super Resolution, baseados em Transformer, usam 2x mais parâmetros e 4x mais computação para fornecer maior estabilidade, redução de ghosting, mais detalhes visuais e anti-aliasing aprimorado em cenas de jogos.

DLSS 4

Imagem: NVIDIA

Em outras palavras, o modelo de IA usado anteriormente (chamado de CNN) usava um método antigo de upscaling, enquanto o novo modelo, chamado de transformer, consegue reconstruir a imagem com mais fidelidade, sem perda de detalhes, com melhor precisão para luzes (especialmente com ray tracing, trazendo o Ray Reconstruction melhorado) e utilizando menos VRAM no processo.

A nova aplicação da NVIDIA estará disponível em todas as GPUs GeForce RTX Série 50 e em mais de 75 jogos e aplicações/softwares já no dia de seu lançamento, como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077, Indiana Jones e o Grande Círculo e Star Wars Outlaws (e outros jogos, como Black Myth Wukong, Marvel Rivals, Naraka Bladepoint e Microsoft Flight Simulator também receberão no futuro).

DLSS 4

Imagem: NVIDIA

Blackwell traz inteligência artificial para shaders

Outro recurso muito interessante revelado durante a CES 2025 foi a introdução do RTX Neural Shaders. Em suma, a nova tecnologia de IA da NVIDIA consegue criar shaders (entenda como “efeitos” ou até texturas) com uma qualidade muito acima do comum, mas gastando pouquíssimo poder de processamento (já que a IA faz parte do processo) e quantidade de memória de vídeo. Ou, em outras palavras, há qualidade de materiais em jogos ao nível de filme, mas rodando em tempo real.

Uma das vantagens que o novo recurso trará é no processo de renderização de personagens em jogos, uma das tarefas mais desafiadoras na criação de personagens. Agora, com o RTX Neural Faces, a tecnologia conseguirá pegar um rosto rasterizado simples e dados de pose 3D como entrada e utilizar IA generativa para renderizar um rosto digital estável temporalmente e de alta qualidade.

O RTX Neural Faces é complementado por novas tecnologias RTX para cabelos e pele com Ray Tracing. Com o RTX Mega Geometry, que permite até 100x mais triângulos com Ray Tracing em cena, esses avanços estão prontos para oferecer um salto enorme em realismo para personagens e ambientes de jogos.

O poder da renderização neural, do DLSS 4 e do novo modelo de transformador DLSS presentes nas GPUs GeForce RTX Série 50 poderão ser testados com o Zorah, uma nova demonstração inovadora da NVIDIA.

DLSS 4 será exclusivo da linha RTX 50 Blackwell (mas melhorias chegam a placas antigas)

Assim como o DLSS 3, que foi exclusivo da série GeForce RTX 40 Ada Lovelace, o novo DLSS 4 também será exclusivo da linha RTX 50 Blackwell. Por depender de hardware dedicado para o uso dessas tecnologias, somente as novas placas de vídeo da NVIDIA devem receber o recurso.

Entretanto, as melhorias gerais de DLAA, DLSS Super Resolution e até Frame Generation que chegam em conjunto com o DLSS 4 serão adicionadas às linhas de placas de vídeo anteriores. Portanto, somente o recurso de Multi Frame Generation é exclusivo da linha Blackwell.

DLSS 4

Imagem: NVIDIA

Somente o Multi Frame Generation é exclusivo da linha GeForce RTX 50, já que as demais melhorias do DLSS 4 serão adicionadas às outras linhas RTX

O DLSS 4 deve estrear junto com o lançamento das GeForce RTX 5090 e 5080, as primeiras placas da linha Blackwell que chegam no dia 30 de janeiro.

DLSS 4

Imagem: NVIDIA

Fonte: NVIDIA

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