Final Fantasy 16 não é Final Fantasy? Até criador da franquia gostou
Goste ou você ou não de Final Fantasy 16, mas o criador da franquia, Hironobu Sakaguchi, aprovou o último jogo
Em junho, Final Fantasy 16 foi lançado e, apesar de ter boas críticas, diversos jogadores levantaram o debate: “isso não é Final Fantasy de verdade”. Apesar de haver argumentos de todos os lados, parece que, ao menos para Hironobu Sakaguchi, criador da franquia, isso não foi um problema.
Em sua conta pessoal do Twitter, Hironobu Sakaguchi publicou uma série de tweets para compartilhar sua opinião sobre o game. Em um primeiro post, o desenvolvedor disse ter concluído a aventura e revelou ser o “Final Fantasy definitivo”. Confira:
FF16 最後まで。
究極の幻想「FINAL FANTASY」でした。#FF16 pic.twitter.com/rSLabmIO0t
— 坂口博信 (@auuo) August 14, 2023
Em outro tweet, Sakaguchi foi um pouco além, mas deixou a descrição um pouco mais vaga, dando a entender que Final Fantasy 16 evoluiu (de uma boa maneira) a fórmula da franquia.
I think…
FINAL FANTASY is something that continues to evolve. It is never completed. Adventurousness, Courage, and Determination are the key words.#FF16 pic.twitter.com/tgr3i4Gk37— 坂口博信 (@auuo) August 14, 2023
Eu acho… Final Fantasy é algo que continua a evoluir. Nunca está completo. Aventura, coragem e determinação são as palavras-chave”
Final Fantasy 16 empolgou pela trama, decepcionou no RPG
Para entender um pouco mais a polêmica que assombrou Final Fantasy 16, precisamos olhar alguns reviews e críticas dos fãs. No geral, por mais que o jogo tenha angariado notas positivas (87 de média no Metacritic e 8,2 de nota dos fãs), alguns jogadores desgostaram das mudanças que a série tomou.
Esse assunto não é novidade, já que todo título da franquia há anos vem adotando mecânicas e sistemas bem diferentes entre si. Entretanto, o barulho dessa vez foi que, apesar de o décimo sexto jogo oferecer uma das melhores histórias e trilha sonora, pecou nos sistemas de combate e, principalmente, de RPG.
Aqui no Flow Games citamos isso em nossa análise, já que não há dano elemental, o sistema de craft é bem simplório e as sidequests e exploração são aquém do padrão da indústria. Contudo, como sempre, esses pontos são subjetivos e vão variar do gosto de cada jogador.
Ao menos para Sakaguchi, criador de Final Fantasy, parece que Final Fantasy 16 foi um bom jogo. E para você, o criador da série está alinhado com sua opinião? Deixe seu comentário abaixo!
Fonte: via VG24/7
Comentários