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Imagem: Digital Foundry
Forza Motorsport cativa nos visuais, mas decepciona no ray tracing
O Digital Foundry revelou uma análise técnica dos pontos do novo Forza Motorsport e tem bastante material para ficar de olho
O novo Forza Motorsport chega somente no dia 10 de outubro (ou no dia 5 para quem comprar a edição Premium), mas o embargo de reviews, impressões e mais já caiu nesta quarta (4). Entre os veículos que tiveram acesso e deram as impressões técnicas estão o Digital Foundry, canal especializado em críticas minuciosas sobre visuais de games.
E, para resumir rapidamente: o novo game de corrida do Xbox é um espetáculo visual segundo o canal, garantindo melhorias visíveis em todos os aspectos em relação a Forza Motorsport 7, lançado em 2017, com climas e luzes dinâmicas, materiais refinados e com efeitos físicos de luz na renderização, torcida e vegetação aprimoradas e muito mais.
O Xbox Series X têm três modos visuais: Performance Mode, em 60 fps e sem raytracing (em 4K nativo), Performance RT Mode, com reflexos e oclusão de ambiente de ray tracing em 60 fps (1584p) e o VisualMode, em 30 fps e com todos os gráficos no Ultra, incluindo ray tracing e mais detalhes de reflexos (em 4K).
Já o Xbox Series S é a ponto mais baixo de Forza Motorsport: apesar de rodar bem, o console mais fraco da Microsoft carece de qualquer tipo de ray tracing e dispõe de apenas dois modos visuais: o Performance Mode, em que o game roda em 1080p e 60 fps, e o Visual Mode, que roda em 1440p e 30 fps.
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Imagem: Digital Foundry
Entretanto, a qualidade de imagem é bastante borrada em relação ao Series X, em que até o modo de menor resolução do videogame mais poderoso ainda traz gráficos melhores e qualidade de imagem superior (além de apresentar cube maps para reflexos mais detalhados). Por fim, o Digital Foundry também comentou que há resolução dinâmica em ação e os números podem variar.
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Imagem: Digital Foundry
Forza Motorsport: ray tracing teve downgrade
Apesar de Forza Motorsport apresentar duas opções de ray tracing no Xbox Series X e PC, com reflexos na pintura de carros e vidros, e oclusão de ambiente para sombras, há um problema que o Digital Foundry notou: o resultado entregado é bom, mas muito aquém do que foi prometido nos trailers e materiais de divulgação.
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Imagem: Digital Foundry
Não há nada de errado com o que foi entregue, até porque o jogo concorrente, Gran Turismo 7, tem ray tracing apenas no modo replay, não durante as corridas (entretanto, ele também é melhor, capaz de refletir superfícies que não sejam puramente “espelhos”).
Se comparado com os materiais anteriores de Forza Motorsport, a qualidade dos reflexos diminuiu drasticamente, deixando de mostrar o ambiente e imagens mais definidas para apenas autorreflexos e carros próximos. Além disso, o canal notou que havia sido prometido uma opção de iluminação global por ray tracing no PC, mas ela não existe no lançamento.
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Build de 2022. Imagem: Digital Foundry
Para atingir uma composição visual de reflexos, a Turn10 utilizou uma mistura de screenspace reflections (que reflete o que é visível na tela), planar reflections (utilizadas nos retrovisores, quase como uma “outra câmera”), cube maps (texturas cúbicas que simulam um reflexo espacial) e ray tracing.
Apesar de o resultado ser satisfatório, Forza Motorsport exibe cenas bem menos impressionantes do que no passado (além disso, a equipe notou que parte dessas qualidades removidas da versão final ainda aparecem no início do jogo, especificamente na primeira corrida).
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Forza Motorsport está previsto para chegar no dia 10 de outubro ao Xbox Series X|S e PC, mas jogadores que comprarem a versão Premium podem jogar no dia 5.
Fonte: Digital Foundry
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