Jogamos: Astro Bot é a grande promessa da Sony para 2024
Astro Bot é aquela aventura que resgata muito bem o ar clássico de mascotes
uito se fala sobre a importância de “mascotes” nos videogames, isto é, personagens que, direta ou indiretamente, representam uma marca, tornando-se símbolo fundamental da história dela. Assim é Astro Bot, posicionado como um dos principais lançamentos da Sony no segundo semestre de 2024 e um dos grandes da marca neste ano.
Usando a fórmula clássica dos jogos de plataforma das eras PS1 e PS2, o game da Asobi, estúdio japonês que substituiu o antigo Japan Studio, confia na premissa milenar do mascote, ou seja: carisma de sobra, simplicidade em suas mecânicas e, é óbvio, um balde de cores jorrando na tela.
O Flow Games teve a oportunidade de testar Astro Bot por alguns minutos durante a Summer Game Fest, em Los Angeles, para verificar como essa fórmula “clássica” pode funcionar no 2024 da Sony. Confira!
Astro Bot: aventura nostálgica
Quem conhece os jogos anteriores do robozinho estiloso do PlayStation vai se sentir em casa. Os comandos são simples: movimentar o boneco, pular, golpear e usar habilidades únicas encontradas ao longo das fases.
Tudo que você viu em Astro Bot: Rescue Mission (do PSVR1) e Astro’s Playroom está aqui, só que anabolizado em fases maiores, com colecionáveis e segredos escondidos em cada pincelada, além de um robusto aproveitamento dos recursos do DualSense.
Esse lado “nostálgico” de Astro Bot ativa aquele sentimento afetivo que o fã possui. Jogadores antigos serão especialmente impactados
Assim como no jogo que vem embarcado gratuitamente no PS5, Astro Bot faz uma retrospectiva pela história da marca PlayStation, com inúmeras referências visíveis aos desavisados e aos atentos. Um produto feito de fãs para fãs, contemplando uma ampla variedade de personagens, cores, franquias e temas relacionados ao lado azul da força.
Esse lado “nostálgico” de Astro Bot ativa aquele sentimento afetivo que o fã possui, ainda que inconscientemente. Os jogadores mais antigos serão especialmente impactados.
Já o cara que não tem essa conexão toda com a marca será igualmente bem recebido, uma vez que as mecânicas de Astro Bot são agradáveis e divertidas – remontando ao bom e velho sentimento mágico dos mascotes e games de plataforma de outrora. É aquela experiência que, a todo momento, arranca sorrisos espontâneos de quem está jogando.
Exploração, cores e potencial
Além do aspecto familiar e eficiente, a demo destacou o potencial de Astro em realizar acrobacias mirabolantes com habilidades simples coletadas ao longo das fases. Ganchos, saltos performáticos e outras piruetas acontecem com a fluidez de um robô cheio de mobilidade.
Adicione a isso músicas escolhidas a dedo para a sintonia das fases e você tem uma magia como pouco se vê por aí. Aliás, a variedade de biomas da demo arranha a superfície de algo muito maior, separado em 80 estágios que oferecem cavernas, montanhas, florestas e outros locais únicos a serem explorados pelo jogador através de várias galáxias.
É impressionante a variedade de movimentos do simpático mascote robótico. Ao estilo Ratchet and Clank, ele atravessa fendas, atira, nada, rola e realiza uma sorte de outras acrobacias, a depender do contexto de cada fase – e sim, você é um “Transformers” também.
Como a demo mostrou um breve recorte de algo muito maior, o potencial de Astro Bot ficou no “gostinho de quero mais”, e a boa notícia é que 6 de setembro, data de seu lançamento no PS5, está logo ali.
Comentários
pena que só tem ele como grande promessa, não que seja ruim mais faltou um AAA