Randomizer

O que é um randomizer?

Vamos começar a desmistificar os jogos em randomizer, conhecer termos e alguns jogos que possuem isso

15.02.2023 às 19:17

Você já ouviu falar em randomizer? Logicamente, a primeira pergunta que surge na mente é: o que é isso? Vamos esclarecer esse conceito, desmistificar questões e mostrar alguns exemplos.

Explicando os randomizers

Em poucas palavras, um randomizer é:

Randomizer é uma modificação de jogo em que elementos são dispostos de forma aleatória, podendo ser itens, inimigos, portas etc. Esses elementos são distribuídos dentro de uma lógica que permite chegar ao objetivo final sem que você fique travado, ou seja, todos os jogos randomizados gerados, que chamamos de seed, possuem uma solução. No cenário competitivo, os dois jogadores jogam a mesma seed, que é normalmente identificada por uma hash de identificação no início da partida.

Exatamente isso que é um randomizer, porém, o que faremos aqui é basicamente destrinchar esse conceito e explicar ponto a ponto para que você saia daqui entendendo o básico de um randomizer.

Lógica

Quando falamos em lógica de qualquer coisa, falamos de algo que necessariamente precisa ter uma sequência para poder ser executado, por exemplo: quando vamos tomar um café temos toda uma sequência a seguir para que, ao final de tudo, tenhamos café quentinho.

  1. Esquentar água
  2. Colocar filtro na cafeteira
  3. Colocar pó de café
  4. Jogar água quente no pó
  5. Temos o café

Concordamos que pouca coisa dessa lógica pode ser alterada para podermos atingir nosso objetivo, que é ter café quente, mas que ainda existem formas de trocar a ordem de algumas coisas que fazemos sem perder o resultado. Por exemplo: os elementos 2 e 3 podem vir antes do elemento 1, porém, o 4 não tem como vir antes do 1. Quando isso acontece, dizemos que os elementos 1, 2 e 3 são “hard required”, ou altamente requeridos para que aconteça o elemento 4.

Logo, quando falamos de randomizer, em que os elementos são distribuídos dentro de uma lógica, é isso que queremos dizer. Um item nunca estará fechado por ele mesmo, impossibilitando que seja coletado. Usarei como exemplo aqui o randomizer de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, ou mais conhecido como OOTR

Nunca teremos um boomerang localizado na Barinade (boss em que o boomerang é necessário para matar), pois isso não é lógico, ou seja, o boomerang estará sempre em algum local do jogo acessível onde não seja necessário alcançá-lo.

Termos utilizados

Dentro dos randomizers, existem termos que utilizamos para designar ou mesmo dar nomes a algumas coisas que são usadas em randomizers no geral. Aqui, vou descrever alguns deles para que possamos ter uma conversa mais fluida. 

Check

“Check” é a palavra que nomeia um local que possui um elemento randomizado. Vamos novamente a exemplos em Ocarina of Time (OOTR). Quando você sai da casa de Link, no início do jogo, existem 4 baús em uma das casas da Kokiri Forest, uma delas sendo a conhecida casa do Mido. Cada baú nesse local é 1 check, portanto, na casa do Mido ou Mido’s House, como é conhecida,  temos 4 checks. 

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Fonte: N64 Today

Outro exemplo é o jogo Super Metroid, do Super Nintendo: o local onde está a Morphing Ball no jogo original é considerado um check, pois é um dos elementos que se randomiza no Super Metroid. 

O termo check vem de checagem, que é o que fazemos quando olhamos um elemento randomizado: nós checamos se ali há algum item que nos interesse e que nos abra a progressão do jogo.

Go Mode

Traduzindo literalmente do inglês é o “Modo Vai”, ou seja, já não se tem mais a necessidade de encontrar nada para que se possa terminar o jogo.

Esse termo é usado quando um jogador já encontrou todos os elementos necessários para terminar o jogo, bastando apenas realmente executar e terminar.

Trick (Truque)

A própria palavra traduzida ao pé da letra já denota seu significado: trata-se realmente de algo a “enganar” o jogo. São realizadas manobras e glitches para poder alcançar determinado check ou área do jogo. No cenário competitivo de cada jogo existem tricks permitidos e banidos, então, fiquem atentos às regras ao entrar em uma competição.

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Fonte: CesarMartins12

Settings (Configurações)

São as configurações do randomizer. O randomizer de cada jogo possui a sua própria ferramenta de randomização, logo, cada game possui seu conjunto de configurações, em que você escolhe (dentro da limitação de cada ferramenta) o que quer que seja randomizado. Em alguns deles, você pode randomizar desde itens até entradas de dungeons, inimigos, quantidade de dano etc. 

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KH2FM Randomizer

Seed

Quando aplicamos uma randomização em um jogo, ele nos gera um jogo randomizado (ah vá!), e o nome desse jogo randomizado é chamado de “seed”, que seria “semente” em português, pois a ideia é que cada semente gere uma “planta” ou, no nosso caso, um jogo/gameplay diferente.

Em Minecraft, o termo “seed” também é usado e serve ao mesmo propósito, ou seja, identificar qual o “mundo” que se jogará e para que todos joguem o mesmo “mundo”.

Tracker

É a ferramenta que um jogador de randomizer utiliza para ter controle dos itens e também de informações que alguns randomizers fornecem no decorrer da gameplay e, assim, poder saber quais locais estão acessíveis com aqueles itens ou até mesmo quais checks ele pode fazer.

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Fonte: Emotracker

Existe uma infinidade de trackers que podem ser usados, e para cada jogo existem trackers diferentes. O usado na imagem acima é o EmoTracker, que compila vários outros. No entanto, existem alguns customizáveis, alguns de jogos específicos etc.

Dipar (Pequeno mergulho)

Quando um jogador entra em uma dungeon ou área do jogo sem poder fazer todos os checks daquele local, dizemos que ele vai dar um “dip” ali. 

Algumas áreas dos jogos têm requisitos para que se possa fazer tudo lá dentro, e esses requisitos são os itens necessários para podermos acessar o local ou dar o famoso “full clear”, a “limpeza total” do lugar. Isso significa fazer todos os checks dele. Nos “dips”, ou pequenos mergulhos, você acessa a área, mas cumpre apenas parte dela, deixando alguns checks para trás.

Usando o exemplo de Super Metroid novamente, existe uma área no jogo em que é necessário ter a Varia Suit para entrar e resistir a um local sem morrer devido ao alto calor. Essa área é conhecida como Norfair. Mesmo sendo necessário o traje, existem alguns checks que podem ser feitos sem ele, ou seja, é possível um “dip” em Norfair para fazer esses checks sem a Varia Suit.

Race

Em geral, dentro do cenário de randomizers temos também o cenário competitivo. Dentro de uma competição de randomizer há 2 “runners” (velocistas) correndo um contra o outro a fim de terminar o game antes do oponente. Os dois runners jogam a mesma seed, portanto, os elementos randomizados para ambos são iguais, e o runner que terminar o jogo primeiro vence. A essas disputas damos o nome de race.

Por hoje é isso! Caso queira saber se o seu jogo possui um randomizer, existe um local com uma lista de títulos que possuem essa característica. Basta clicar aqui. E caso queira conhecer a comunidade brasileira que é entusiasta de randomizers, basta entrar no discord da Randomizer Brasil.

Vamos explicar cada elemento de cada randomizer específico nas próximas matérias. Aguardem que o randomizer aqui está apenas começando! Confira também esse incrível relato sobre speedrun, que, por vezes, conversa bastante com os randomizers.

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Poliana
Poliana
10 meses atrás

Gostei, posta mais coisas de randomiro ai pra nós!