Parceria de Starfield e AMD enfureceu jogadores de PC
Parcerias em jogos são comuns, mas então por que ter a AMD junto com Starfield está deixando jogadores de PC nervosos?
Não é incomum ver jogos de PC tendo parcerias com algumas empresas, mas parece que a proximidade da AMD com Starfield está deixando os jogadores de PC bastante nervosos, incluindo jornalistas do ramo. Mas por quê?
Em um vídeo recente no canal da AMD, Jack Huynh e Todd Howard falaram como a companhia de hardware está trabalhando de maneira bem próxima da Bethesda, o que inclui engenheiros da AMD ajudando com o código de Starfield para otimizar o desempenho em processadores e placas de vídeo da marca.
Além disso, Howard citou que tem sido ótimo trabalhar com essa parceria e que o game deve extrair o máximo possível de cada computador com o uso do FSR, tecnologia de upscaling da marca, para ter resultados positivos no lançamento do game. Mas qual é o problema então?
Fãs estão preocupados com Starfield ter apenas recursos da AMD
Diferentemente dos consoles, que rodam em chipsets específicos (e também da própria AMD), no cenário de PC é bem diferente. Atualmente, há uma variedade de marcas produzindo processadores e placas de vídeo, cada uma com suas tecnologias.
Um jogo bem otimizado para computador consegue rodar bem em qualquer configuração – e é isso que vem tirando o sono de PC gamers. Quando uma parceria é firmada, isso geralmente significa exclusividade em seus recursos.
Em outras palavras, é bem possível que Starfield chegue apenas com FSR 2.0 disponível. Apesar de ter uso aberto (ou seja, outras GPUs podem executar), é inegável que recursos proprietários, como o DLSS 2 e 3 para placas RTX da Nvidia e o XeSS da Intel são mais bem otimizados para suas respectivas plataformas.
Além disso, muitos veteranos da indústria citaram que “o DLSS é muito melhor que o FSR”, como Tom Warren do The Verge, que opinou o quão anticonsumidor é a proposta de exclusividade do FSR (que, segundo ele, não fará a AMD vender mais placas de vídeo por conta disso).
Vale lembrar que a Nvidia também tem parcerias com diversos jogos para a implementação do DLSS, mas, como apontado por Warren, isso não gera exclusividade de tecnologia. Em outras palavras, games com DLSS podem ter FSR e XeSS caso as desenvolvedoras optem por implementar os recursos de outras empresas.
DLSS is massively superior to FSR 2, so I don’t understand why Microsoft / Bethesda would sign a deal that will lock DLSS out of Starfield. These deals are simply anti consumer and won’t help AMD sell GPUs. Build a better product instead 😐
— Tom Warren (@tomwarren) June 27, 2023
so? No need to sign deals to block a competitor technology. I know Nvidia has done shady stuff in the past, but at least they’re not blocking FSR / XeSS from games that implement DLSS
— Tom Warren (@tomwarren) June 27, 2023
John Linneman, do Digital Foundry, usou sua conta do Twitter para expressar o descontentamento, dizendo: “se alguém da AMD estiver lendo, por favor se assegurem que DLSS e XeSS sejam suportados. Não torne isso [Starfield] em um daqueles jogos AMD com falta de funcionalidades”.
If anyone at Bethesda is watching, please ensure that DLSS and XeSS are supported. Don’t make this another one of those AMD games with lacking features. https://t.co/yl7GIW1l38
— John Linneman (@dark1x) June 27, 2023
Vídeo de Starfield e AMD acumula dislikes
Como você pôde notar, a parceria entre as duas empresas não pegou nada bem com os consumidores no PC. Atualmente, o vídeo que revela a parceria está com uma taxa altíssima de dislikes e recheado de comentários negativos.
No momento de publicação desta matéria, o conteúdo no YouTube acumula 1,8 mil likes versus 3,9 mil dislikes, uma proporção com mais que o dobro de feedback negativo.
Entre os comentários, a maioria cita que a falta de DLSS pode ser um ponto bastante negativo, mesmo que as GPUs da Nvidia possam utilizar FSR. A maior requisição dos fãs é que todas as tecnologias de upscaling de imagem estejam presentes em Starfield, algo que provavelmente não vai acontecer.
Starfield chega ao Xbox Series X|S e PC no dia 6 de setembro de 2023.
Fonte: via VGC
Comentários
Vou começar a ter crises de fúria também com os jogos que tem somente DLSS ou somente atualizações para Nvidia 🤣🤣🤣
Bem por ai, des de sempre a NVidia faz isso, cansou de colocar “tecnologias exclusivas nVidia” e quando a turma com placa ATI/AMD reclamava faziam chacota
Agora e chorar
Eu de 2020 ate o inicio de 2023 , montei 3 Kits FULL AMD, foi só dor de cabeça, não apenas nos drives de video, mas ate mesmo no desenpenho do processador fazendo multitarefa, tipo gravando mídia, transferir arquivo e convertendo formato de video, simplesmente o sistema congelava e tinha que restar, coisa que o meu i7 7820X fazia de boa, hoje voltei para Intel de 13ª geração + Nvidia, e AMD nunca mais.
Eu montei bastante coisa nesses anos, mas os que eu uso em casa são dois AMD completo e um Amd/Intel. Acho que somando tudo eu tive problema com drives umas cinco vezes, a maioria resolveu atualizando. Um caso específico eu precisei usei ferramentas específicas pra apagar todas as dependências, coisa que a própria AMD fornece.
Enfim, eu não vou passar pano, dá problema sim. Porém, a maioria dos problemas são fáceis de resolver, infelizmente alguns são difíceis de descobrir o motivo. No final o que conta é a economia, o PC que eu monto depende inteiramente do mercado e do seguimento. AMD, Intel, Nvidia, quero que todas se fodam. Meu dinheiro não vale amor por nenhuma marca.
Parabéns, se você conseguir comunicar com a amd pode se tornar o chefe por lá e fazer as vendas aumentarem muito.
A questão aqui é que a NVidia não está bloqueando o FSR em seus jogos que tem DLSS como está fazendo a AMD procure os últimos jogos patrocinados pela AMD para vc ver. Um exemplo é o jogo The Calisto Protocol que é até hoje é mau otimizado para as placas da NVidia e só tem FSR porquê? Praticamente todos os últimos grandes lançamentos para PC que tiveram problemas de otimização são patrocinados pela AMD, Star Wars Jedi Survivor, The Last Of Us, RE 4 Remake sem contar a desculpa dos 12 gigas de vram partiu de quem? Da AMD.
Já não ia jogar mesmo, mas sacanagem com quem tá esperando né
Ufa, Flow, pararam de direcionar sua fúria – hoje Starfield – contra Xbox? Não, apenas canalizaram o status anti-Microsoft pra outro local, PC 💻 😅
Desta vez tentando causar discórdia e discussão não só nos consoles. Ainda estamos na mesma de matérias tendenciosas ou negativas em torno da MS.
Já a Sony, essa estaria orgulhosa de vocês! 🙃
Com tanto erro de drive, com parceiria ou não, ainda prefiro jogar na Nvidia.
quando era a NVIDIA zuavam a AMD kkkk engole o choro.
Quando um jogo saia com recursos da NVIDIA não prejudicava em nada a AMD porque na época eles não tinham tecnologia nem semelhante no mercado, HairWorks, DLSS, etc. agora fazer um acordo de otimização com a pior empresa de otimização atualmente é um tiro no pé, a AMD até sofre e não conseguiu criar algo parecido com o RayTracing imagina trabalhar na otimização de um jogo teoricamente gigante, eu uso Ryzen e são ótimo processadores mas em questão de placa de vídeo é impossível defender a AMD os caras a mais de 20 anos no mercado não tem um driver com suporte a OpenGL e não ninguém tá impedindo eles, OpenGL não tem contrato nenhum com empresa nenhuma é pura e simples incompetência.
Publicidade da NVidia paga detectada, quando a mesma faz algo do tipo, ninguém liga, pq AMD não perde tempo pagando gente comprada pra falar mal da concorrência, e por isso q passo bem longe de qualquer produto da NVidia
Pra quem quer jogar o jogo no PC e tá se preocupando, não deve demorar muito pra lançarem um MOD que libera DLSS e outras funções em caso do jogo lançar sem
Ué, mas até onde se vê na notícia, não se está dizendo em momento algum que a Bethesda não vai incluir dlss e tals… Apenas diz que a parceria é forte entre ela e a AMD. Mas isso existe desde sempre entre fabricantes e desenvolvedoras. Atualmente uso NVidia, mas até hj me lembro do quanto eram capados os jogos na minha velha Radeon HD4070 por não ter suporte ao physX qdo não era open source… Desde chuva no batman Arkham city até o cabelo do Geralt em witcher 3… Mas acho improvável a Bethesda apostar em vender jogo pra pc capando recurso em NVidia, basta ver a quantidade do mercado que a AMD tem pra se ver q é uma idéia bem discutível
Nossa como eu to furioso, olha só meu enfurecimento aqui: 😑
Primeiro, não ligo, tanto faz, FSR e DLSS são bons sim, mas eu prefiro rodar o game na resolução nativa em 1440p, mesmo que eu reduza uma coisa aqui ou ali.
DLSS, principalmente o DLSS 3, tem sido uma desculpa da Nvidia para seus avanços de arquitetura inexistentes. Moveu a maior parte da força de engenharia para IA e deixou o mercado de jogos de lado, então para justificar suas RTX 40 com avanços tecnológicos praticamente nulos, ela usa o DLSS 3, que é oq? Exatamente o reflexo dos seus avanços em IA, não em jogos.
E sim, provavelmente não vai ter DLSS nesse game, a AMD costuma fazer isso mesmo, mas o argumento da Nvidia não fazer é basicamente piada, claro que não fazem, vão perder a oportunidade de ter FSR e XeSS para serem base de comparação com o DLSS que é objetivamente melhor, é uma decisão estratégica: deixar as tecnologias inferiores dos competidores serem incluídas para mostrar como a dela é superior e justificar suas GPUs.
Ninguém seria burro de barrar a concorrência quando ela é objetivamente pior e poderia ser usada a seu próprio favor, e tem sido usada dessa maneira.
Mas olha só, quando a Nvidia lançou o HairWorks lá atrás no TW3, onde o algoritmo era dependente de GPU, ela simplesmente massacrou a AMD, o desempenho era uma piada, detalhe, HairWorks originalmente só funcionava em GPUs da Nvidia, eventualmente ela quis permitir funcionar nas concorrentes.
A justificativa da Nvidia foi basicamente fugir da pergunta, dizer que as melhorias delas nos jogos são baseadas em analise do produto final compilado, ou seja, não respondeu se ela estava reduzindo o desempenho de propósito em GPUs da AMD, e a AMD também faz otimização da mesma maneira, porém essas otimizações são com base em APIs abertas como OpenGL, DirectX e Vulkan, não é o caso do HairWorks, ou seja, a resposta da Nvidia é apenas para fugir da pergunta respondendo algo que não tem nada a ver com a questão.
Bom lembrar que ROTTR tinha o Pure Hair da AMD com desempenho estelar até nas placas da Nvidia, depois disso a Nvidia copiou a ideia (sim, Pure Hair assim como Ray Tracing e Frame Generation vieram inicialmente de ideias já demonstradas pela AMD extensivamente) e capou na AMD para fazer parecer que as placas da AMD não aguentavam. Só depois que a Nvidia resolveu mudar o algoritmo do HairWorks que hoje não depende mais da GPU.
Q bobagem hahaha