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Preview: Elden Ring Nightreign é jogaço (se você tiver amigos)
Nós jogamos o Beta fechado de Elden Ring Nightreign e trazemos nossas primeiras impressões! Venha ver
Imagem: Bandai Namco
uando Elden Ring Nightreign foi anunciado na TGA 2024, o público foi à loucura: seria essa uma sequência tão aguardada do GOTY de 2022? Com detalhes revelados, a ideia acabou tanto agradando quanto espantando fãs de longa data. Afinal, trata-se de um roguelike cooperativo com inspirações no jogo principal, algo bem diferente do comum – especialmente para a FromSoftware.
Recentemente, o primeiro Teste de Rede fechado de Elden Ring Nightreign aconteceu, quase como um Beta fechado, e pudemos experimentar o game pela primeira vez. Está curioso para saber sobre a experiência? Será que vale para qualquer fã de soulslike ou é consideravelmente diferente? Venha ver nosso preview!
Elden Ring Nightreign não é bem o que você espera (mas também é)
É difícil explicar exatamente como o loop de gameplay de Elden Ring Nightreign funciona, especialmente se você está tão acostumado com o gênero há um tempo. Aqui, em vez de ter uma campanha convencional, você participa de partidas online.
Durante sua “run” você tem um único objetivo: sobreviver a 3 dias e 3 noites para enfrentar um chefão no final. Com o término do desafio, você ganha joias (a recompensa é maior se ganhar) que podem melhorar seus personagens e habilidades para partidas futuras – e daí que vem o elemento roguelike.
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Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
O ciclo do que você fará é bem diferente de uma campanha convencional e traz uma ideia interessante para fórmula. Diversos atributos da jogabilidade foram alteradas, como a possibilidade de pular em paredes, retirada do dano de queda, level up automático em Locais de Graça e até mesmo personagens pré-definidos que limitam builds, mas trazem um conceito de classe mais delineado, com personagens de DPS, suporte etc.
No mapa, que se chama Limveld e é uma versão diferente de Limgrave, você deve buscar loot, recursos e almas de inimigos em uma pegada similar a um battle royale (inclusive, há uma chuva ácida que fecha o cenário), mas não há elementos de extração ou competição em Elden Ring Nightreign.
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Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
A ideia é que você consiga aumentar o seu poder durante o dia e sobreviva a um chefe durante a noite, indo cada vez mais para o centro do mapa, que traz desafios maiores. Esse conceito me chamou atenção desde o anúncio e é um prato cheio para aproveitar de forma cooperativa, mas funciona de maneiras diferentes dependendo da forma que você joga.
Esse conceito por si só já era muito interessante, mas muito me alegra ver que ele funcionou maravilhosamente bem na prática. Combinar elementos de aleatoriedade e alto fator de rejogabilidade me conquistam facilmente se a qualidade do gameplay for alta (e ela é, já que ainda é Elden Ring).
Na build final, a ideia é que Elden Ring Nightreign traga variações aleatórias de mapa, áreas e até chefes para diversificar sua experiência. Entretanto, elementos de soulslike ainda estão presentes, como farm e um pouco da dificuldade, que é mitigada (ou aumentada) com os seus companheiros.
Nightreign até pode ter DNA de Elden Ring, mas você precisa saber onde está se metendo. O ciclo de correr atrás de equipamentos, comprar melhorias com o ferreiro, achar igrejas de Marika para aumentar seus frascos de cura e se posicionar na área segura entre os períodos de dia e noite é consideravelmente distinto dos demais jogos da FromSoftware.
Cada personagem tem um estilo de jogabilidade muito único (e com funções bem ímpares durante a partida), uns agindo como suporte/tank, enquanto outros como o dano principal da composição. Elden Ring Nightreign é claramente um game multiplayer e a sua experiência pode variar bastante com um fator: jogar entre amigos ou com estranhos.
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Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
Jogar com pareamento automático é ok, com amigos é incrível
Ainda não sabemos detalhes de como as partidas solo vão funcionar, mas sabemos que só há dois modos de jogar Elden Ring Nightreign: sozinho ou em três pessoas (em dupla não é permitido pelo balanceamento). E, durante o teste fechado, pude testar tanto com pessoas aleatórias quanto com amigos.
Embora pareça algo similar, ao menos por aqui eu senti uma discrepância enorme no fator diversão. Com jogadores sugeridos pelo matchmaking, eu achei a experiência bem convoluta, difícil de entender o que cada local do mapa faz (como, por exemplo, que igrejas de Marika aumentam os frascos de cura) e por aí vai.
Há outras mecânicas curiosas também, como, por exemplo, se você cair em batalha não é revivido automaticamente em um Local de Graça, já que seus aliados podem bater em você (sim) até uma barra acabar. Isso é especialmente legal quando combinado com feitiços e ataques de área de efeito.
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Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
Mesmo entendendo como funciona (ao menos na maior parte) e lendo os tutoriais, aí vem o pulo do gato: os outros jogadores não necessariamente sabem disso. Os pings do mapa ajudam a ter um mínimo de comunicação, mas frequentemente morriam sozinhos, seguiam caminhos separados ou não ficavam fortes suficientes para as demais noites.
O que era confuso fica ainda mais caótico com pessoas aleatórias em Elden Ring Nightreign. Claro, estamos falando do primeiro Beta e é uma experiência nova para todos, ainda vamos ver a experiência com o jogo aumentar e esse fator ser mitigado – mas é evidente que a comunicação limitada ainda é um problema.
Porém, em amigos, a diversão é de outro patamar. A coordenação já sabendo o mínimo foi muito bacana e traz uma experiência bem distinta de soulslike, mas ainda com o DNA da FromSoftware. É esquisito pensar que a ideia dá certo, mas dá.
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Imagem: Bandai Namco
Ao final de cada partida de Elden Ring Nightreign, eu só queria jogar mais uma! E isso é considerando o Beta, que não tinha mudanças no mapa, apenas uma seleção pequena de chefes e um único boss final.
O maior problema de todos: aparentemente, Elden Ring Nightreign não terá crossplay (ou ao menos, não há nada confirmado por enquanto)
Ainda teremos que ver como o balanceamento vai funcionar também, já que essa coordenação toda também facilitou bastante a partida – não foi super fácil, mas longe do desafio que esperamos de um título da FromSoftware.
Elden Ring Nightreign tem um potencial enorme e, mesmo em meio a tantos fracassos de games live service e projetos multiplayer ruins, ele tem uma grande chance de surpreender os fãs se a variedade, matchmaking e balanceamento funcionarem em harmonia. Não sei vocês, mas mal espero para poder jogar mais.
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