PS5 Pro com PSSR vai melhorar desempenho em 100%, diz insider
Segundo um insider, o PSSR, o DLSS do PS5 Pro, vai fazer milagres no desempenho, permitindo ray tracing, 120 fps ou presets altos
O PS5 Pro sequer está anunciado oficialmente, mas documentos vazados e informações de insiders praticamente confirmaram diversos detalhes do console premium do meio de geração da Sony. Agora, o canal Moore’s Law is Dead comentou mais sobre o PSSR, o “DLSS da Sony”, e como ele vai beneficiar bastante o desempenho nos jogos.
PS5 Pro: PSSR pode melhorar desempenho em até 100%
Durante o último episódio do podcast Broken Silicon do canal Moore’s Law is Dead, foi levantado o tópico de como o PSSR, a nova solução de upscaling da Sony, pode ajudar bastante a performance de jogos. Chamado de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), o rumor comentado é que o upscaler de resolução vai elevar bastante a experiência dos jogadores.
Matthew Cassells, fundador do estúdio Alderon Games, revelou como o PSSR do PS5 Pro pode ajudar. Segundo ele, se um game já rodar em 60 fps sem ray tracing, o upscaling de imagem conseguiria criar folga suficiente para que o título continue a rodar em 60 fps, mas com ray tracing ativado (ou saindo do preset Médio para o Ultra, por exemplo).
Em suma, a grande sacada da Sony seria combinar a GPU mais forte do PS5 Pro com um método de upscaling de imagem que garanta ainda mais performance (e ao mesmo tempo capaz de entregar resoluções mais altas). Se você é jogador de PC, sem grandes novidades aqui, é apenas o “DLSS da Sony”.
Porém, o que chamou atenção é que, segundo discutido no podcast, a combinação pode fazer com que um game ganha 100% de performance, com 50% vindo do hardware melhor e 50% do upscaling do PSSR.
Durante o episódio, foi discutido que as limitações de CPU e memória RAM não devem ser um grande problema – para quem não se lembra, a CPU será praticamente a mesma e a memória RAM não deve ver mudanças. Para Moore’s Law is Dead e Matthew Cassells, muitos jogos não têm gargalo de CPU e os devs geralmente otimizam os títulos de acordo com a RAM disponível no sistema.
Já melhorar a GPU pode ser um grande avanço, com diversos games passando do preset Médio para o Ultra, possibilitar o uso de ray tracing em mais ocasiões e até mesmo trazer mais jogos com modo 120 fps, todos exemplos que atualmente são raros de ver no PS5 comum.
Entretanto, o time do Digital Foundry já comentou no passado que a falta de melhorias na CPU pode ocasionar em jogos de escopo muito grandes, como GTA 6, a não ter um modo 60 fps até mesmo no PS5 Pro. De qualquer forma, parece que a combinação de potência e o PSSR será algo interessante no console premium.
Fonte: via WCCFTech
Comentários
Vai dar pra jogar o remaster do remake de the last of us em 1080p nativo!
quanto mais fps melhor, n me importo com RT on, mas com desempenho !