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5 motivos para você jogar Armored Core 6
Com Armored Core 6, FromSoftware muda os ares e convida uma nova audiência à longeva franquia de ação intensa
Imagem: Bandai Namco/FromSoftware
odo estúdio, artista, desenvolvedor, designer, programador ou qualquer profissional que trabalhe com criação e entretenimento busca ter, à mão, um valioso talento: a versatilidade.
Mudar de ares é saudável a qualquer empresa, seja para apostar num produto novo ou revitalizar um antigo. Nos games, o racional é milimetricamente idêntico. É nesse contexto que a FromSoftware lançará, no dia 25 de agosto de 2023, Armored Core 6: Fires of Rubicon, nova entrada de sua franquia mais longeva.
Nascida no PS1 em 1997, a série coloca o jogador na pele de robôs gigantes, conhecidos como mechas, que devem se infiltrar em corporações e enfrentar planos megalomaníacos à base do tiroteio frenético e, por que não, um cadinho de porradaria franca.
No inconfundível semblante de relíquias como Zone of the Enders, Gundam, MechWarrior e até recentes do calibre de Daemon X Machina e, numa variante de naves, Ace Combat, Armored Core 6 traz, enfim, um respiro à massificada fórmula Souls, concebida pela própria FromSoftware e proliferada nos últimos anos.
Pensando nisso, o Flow Games, que já conferiu o título de perto na Summer Game Fest, elencou 5 motivos que podem fazer você ligar a “luzinha” para essa grande promessa de 2023. Confira!
5 motivos para se empolgar com Armored Core 6
1. Não é exatamente um soulslike!
Diferentemente de Dark Souls ou Bloodborne, em que você precisa encontrar pontos específicos de descanso (as famosas fogueiras) e perde sua experiência ao morrer, Armored Core 6 segue uma estrutura à moda mais tradicional da franquia: o jogo não é ambientado num mundo aberto interconectado nem nada assim, e sim estruturado em fases lineares.
Claro que os estágios trazem várias ramificações e amplos cenários a serem explorados, mas nada que se aproxime da complexidade “costurada” dos Souls. Além disso, há checkpoints espalhados pelas fases, o que também aposta num sistema mais clássico.
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Imagem: Bandai Namco
Hidetaka Miyazaki, chefão da FromSoftware, dirigiu as joias brutas da empresa (Bloodborne, Dark Souls 1 e 3, Sekiro, Elden Ring) e hoje é presidente da companhia, mas segue sendo uma potência criativa do time. Ele participou de toda a concepção de Armored Core 6 antes de passar o bastão a Masaru Yamamura, que foi designer líder de Sekiro.
Obviamente, existe uma assinatura do estúdio japonês em termos de dificuldade. Yamamura-san garantiu que “depende da forma como você montar seu mecha e então há um bom balanço de desafio ao longo das missões e da campanha”.
2. Profunda customização de robôs para você brincar
Os imponentes mechas controlados pelo jogador podem ser personalizados nos mínimos detalhes, contemplando toda a carcaça externa – para quem quiser um apelo mais “estético” da coisa – e os trabucos que seu maquinário carrega.
A customização é importante porque influencia nas habilidades de combate e de movimentação dos robôs, portanto, muito além do capricho visual, você brincará com possibilidades que se encaixam melhor (ou pior) de acordo com cada missão.
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Fonte: Bandai Namco
3. Combate pauleira em estrutura de missões fechadas, não mundo aberto
Saindo um pouco da inércia dos mundos abertos, que tanto saturam a indústria de videogames na atualidade, Armored Core 6, tal qual seus antecessores, seguirá uma estrutura de missões fechadas, mostrando os eventos de forma linear e distribuídos em fases.
E sim, você pode revisitar os objetivos que já cumpriu para explorar trechos que não conseguiu checar anteriormente ou realizar ações específicas naquele estágio. Tudo isso oferece mais praticidade à jogatina, no melhor estilo “entrar e sair”, diferentemente dos intrínsecos mundos interconectados dos soulslike.
O seu mecha possui metralhadoras, lançador de mísseis, propulsores para voar e, é claro, habilidades corpo a corpo. Todos os mecanismos de Armored Core 6 serão colocados à prova em tiroteios frenéticos, em que o jogador se depara com ondas de inimigos e deve mesclar rápida movimentação enquanto atira, mas não se engane: na hora do mano a mano, a luta se torna individual e requer a escola “Souls” para ter paciência e telegrafar os golpes de seu adversário.
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Imagem: Bandai Namco
A exploração também traz seu charme: embora as missões sejam “fechadas”, elas oferecem vastos cenários – verticais e horizontais – que podem ser desbravados calmamente, cada qual ao seu sabor, e sempre oferecendo algum tipo de recompensa.
4. História convidativa e explicada
Souls, Bloodborne e Elden Ring apresentam parte de sua lore em descrições de itens e muito subtexto de NPCs. Esse jeito místico e enigmático de contar histórias se tornou uma forte assinatura da FromSoftware. Ao contrário disso, o enredo de Armored Core 6 é contado à moda tradicional, com briefings que precedem cada missão e esclarecem tudo que está acontecendo.
A franquia está há 10 anos adormecida. Pensando num público ingressante, há um “soft reboot” na nova aventura, isto é, ao mesmo tempo em que ela dá continuidade a elementos mostrados anteriormente, também serve como porta de entrada a marinheiros de primeira viagem, funcionando sozinha.
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Imagem: From Software
As tramas prévias se ambientaram principalmente na Terra e em Marte. Dessa vez, a jornada levará você para fora do Sistema Solar, no remoto planeta Rubicon 3, em que uma nova substância misteriosa é encontrada e promete evoluir dramaticamente as capacidades tecnológicas da humanidade.
Meio século após a descoberta, a matéria ressurge num contaminado e devastado Rubicon 3, atraindo corporações e grupos de resistência que lutam pelo recurso. O jogador assume a pele de um mercenário independente que deve se infiltrar no planeta e descobrir seu destino em meio a essa disputa de facções.
5. Além da campanha: multiplayer está de volta e com PvP!
Mantendo a identidade dos outros títulos da franquia, Armored Core 6 também contará com um extenso modo multiplayer, oferecido em formato “versus”, no clássico PvP (jogador contra jogador).
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Imagem: Bandai Namco
A modalidade permitirá que você customize seu mecha e coloque-o em arenas contra outros, com até 9 players e 3 espectadores – aqueles que gostam de dar uma espiadinha nas partidas antes de ingressar nelas.
O foco principal do jogo é na campanha, sim, mas a FromSoftware promete que o multiplayer será uma “importante porção” da experiência.
Empolgado? Conte para nós aqui embaixo, na seção destinada aos comentários! Armored Core 6: Fires of Rubicon será lançado no dia 25 de agosto de 2023 para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.
Comentários
MInha cópia já está comprada e agora só me resta contar os dias no calendário na esperança, de que assim, eles passem mais rápido.
Muito bom o texto, Micali!
Eu estou há meses a procura de um jogo de robô que me cative e cada vez mais me parece que Armored COre 6 é jogo dos meus sonhos, animado pelo jogo, falta pouco!
Estou ansioso para jogar !
Com certeza será um ótimo jogo, assim como os anteriores.