Games

Baixa no PlayStation: Rafa Grassetti deixa a Sony Santa Monica

Em mensagem publicada nas redes sociais, artista brasileiro agradeceu pelo tempo no estúdio da Sony

19.05.2023 às 16:22

Por essa, muita gente não esperava: Rafa Grassetti acaba de anunciar, em seu perfil no Twitter, que a partir de hoje não faz mais parte do time de estúdios da Sony. A decisão do artista brasileiro chega poucos meses após o sucesso do lançamento de God of War Ragnarok pelo o Santa Monica Studio – conhecido também como Sony Santa Monica.

Rafa Grassetti dá adeus à Sony

Na sequência de tweets publicada na tarde desta sexta-feira (19), Grassetti agradece todas as oportunidades conquistadas dentro da empresa e deixa uma mensagem de despedida bastante especial para líderes, colegas e fãs de seu trabalho na desenvolvedora.

“Hoje é meu último dia na Sony depois de mais de uma década fazendo parte dessa incrível jornada. É [algo] agridoce, mas, acima de tudo, estou repleto de gratidão pelas inúmeras oportunidades que tive a sorte de ter”, comenta o brasileiro, citando a companhia como sua segunda casa e celebrando a chance de ter podido se envolver tanto com God of War.

“As habilidades que aprendi e as profundas conexões que formei com pessoas tão incríveis ficarão comigo para sempre”, afirma. “Um agradecimento especial a Cory Barlog, Eric Williams, Yumi Yang e Scott Rohde por acreditarem em mim, e a toda família do Santa Monica Studio pelo apoio. A Sony teve um papel integral na construção da minha carreira e irei guardar essas memórias e experiências para sempre”, completa.

sony - rafa grassetti

Imagem: Rafa Grassetti

Grassetti finaliza a mensagem dizendo ter certeza de que o estúdio continuará emplacando sucessos e que espera poder contribuir novamente com o time no futuro. “Compartilharei mais notícias em relação ao que vem aí para mim na próxima semana”, termina o artista.

O brasileiro que deu novo rosto a Kratos

Com uma trajetória de quase 10 anos no Santa Monica Studio, Rafael Grassetti é um verdadeiro e prolífico veterano da indústria de games. Apesar disso, tem um longo histórico como artista de mídias mais tradicionais e um currículo de respeito na indústria cinematográfica e de publicidade – com passagens em produtoras brasileiras.

Em 2008, no entanto, Grassetti virou a chave e mergulhou de cabeça no mundo dos jogos, trabalhando como freelancer em uma série de projetos do segmento, incluindo trabalhos para a Ubisoft, CD Projekt RED e participações em títulos como Crackdown 2, Warhammer 40k: Space Marine, Saints Row 2 e Rift: Planets of Telara.

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Imagem: Rafa Grassetti

Pouco tempo depois, em meados de 2011, foi para a BioWare como designer sênior de personagens e pôde fazer parte dos times de Mass Effect 3 e Dragon Age 3 (Inquisition). Não demorou, no entanto, para que ele fosse para a Sony como supervisor de arte, trabalhando em jogos como Killzone: Shadow Fall, Infamous: Second Son e The Order 1886.

A passagem pela empresa levou à ida para a Sony Santa Monica em 2013, com o artista passando por diversos cargos até chegar à posição de diretor de arte do estúdio. Por lá, Grassetti foi, entre outras coisas, o responsável por representar visualmente a nova versão de Kratos e dar vida à saga que culminou com God of War Ragnarok.

sony - god of war ragnarok

Imagem: Santa Monica Studios

O brasileiro já esteve num episódio para lá de especial do podcast do Flow Games, no qual falou sobre PlayStation, God of War, arte, carreira, inspirações e muito mais. Você pode conferir a conversa na íntegra, logo abaixo, ou acompanhar alguns trechos menores no nosso canal de cortes.

Fonte: Twitter/Rafa Grassetti

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