Apple e Google são ‘ameaças’ para a indústria, diz ex-PlayStation
O ex-executivo da PlayStation, Shawn Layden fez um alerta para as novas empresas que estão entrando na indústria de videogames
O ex-chefe da PlayStation, Shawn Layden, falou um pouco sobre as empresas que estão entrando para a indústria de games. Segundo ele, Google e Amazon estão entre as maiores ameaças.
Em uma palestra realizada pela GamesIndustry na semana passada, Layden listou três preocupações que o futuro da indústria pode enfrentar: a consolidação de estúdios, o aumento dos custos, e a entrada de empresas não endêmicas como Apple e Google.
Empresas de tecnologia são ameaças para a indústria, diz ex-PlayStation
Ainda segundo ele, essas empresas apresentam uma ‘ameaça’, pois elas querem uma parte do lucro obtido pelo mercado de games. Layden alerta que todos deveriam se preparar e cita Apple e Netflix como empresas que afetaram outras indústrias.
Prova viva disso, é a própria Netflix que revolucionou a indústria do cinema, no qual mudou o hábito de milhares de pessoas no mundo que iam assistir as grandes produções nas telonas, e que agora podem ver diversos super filmes pela TV de casa.
“Espero que os jogos sejam a primeira indústria em que nos revolucionaremos. Onde não é preciso um Google ou uma Amazon para virar a mesa completamente. Devemos ser inteligentes o suficiente para ver essas mudanças chegando e nos preparar para essa eventualidade”, disse Layden.
Com o mercado de games movimentando bilhões de dólares todos os anos, todo esse valor chama a atenção dessas empresas de tecnologia. A Netflix recentemente já preparou o seu terreno no setor, transformando sua plataforma e adicionando uma lista de jogos gratuitos para seus assinantes. Além da aquisição de vários estúdios para produção de novos títulos.
Shawn Layden ainda comentou que mesmo que essas companhias detenham de muita tecnologia, ainda assim, não é suficiente para se manter no ramo. “Apenas ter tecnologia não significa que você pode fazer um jogo.” A exemplo disso é o Google Stadia que encerrou as atividades no ano passado, três anos após o lançamento do serviço.
Aquisições foram fundamentais para o sucesso da PlayStation
O ex-executivo da PlayStation mencionou o processo inicial da Sony, e mesmo que não fosse especialista no assunto, percebeu o quão importante o entretenimento era, e a partir daí iniciou negociações e parcerias com outras empresas.
“A PlayStation sabia que não poderíamos fazer o que a Sega e a Nintendo fizeram e [fornecer a maior parte do software], não sabíamos o suficiente como fazê-lo. Tínhamos que ser a plataforma de terceiros, então tivemos que obter Namco, Square, EA, Activision… Esses caras da Sony Music foram os que fizeram a Square transferir Final Fantasy 7 da Nintendo para o PlayStation, provavelmente a maior mudança radical.”
Via: Eurogamer
Comentários
F Google Stadia