Entrevista: New World ganha balanço geral em preparação para 2024
Num papo com o Flow Games, diretor do MMORPG da Amazon Games fala sobre jornada e momento de New World
ais do que retrospectivas, esse período de transição nos leva a refletir sobre a jornada percorrida – para entender seus erros e acertos – e preparar terreno para o que vem por aí. A equipe por trás de New World não foge a essa regra.
Numa entrevista concedida ao Flow Games no finalzinho de 2023, o diretor do já clássico MMORPG da Amazon Games fez uma espécie de “balanço geral” do jogo e falou sobre o atual momento da aventura sediada no misterioso mundo de Aeternum.
Bora ver um pouquinho do que o ano passado significou para o MMO e como o estúdio trabalhou estrategicamente para criar uma base sólida para 2024? Então, vem com a gente!
New World: uma jornada tortuosa
Lançado em setembro de 2021, após diversos adiamentos, New World viveu uma montanha-russa de emoções ainda em seus primeiros dias de vida. Por um lado, se tornou um dos títulos com o maior pico de acessos da história da Steam. Por outro, fez os usuários enfrentarem filas de horas e horas antes de conseguirem jogar.
Tempos depois, problemas de balanceamento, conteúdo endgame limitado, bots e outros desafios fizeram com que o público do MMORPG fosse minguando e a audiência se tornasse apenas uma fração do que foi visto no período de lançamento.
Felizmente, a Amazon Games se comprometeu com o produto e evitou que New World se tornasse mais um MMO fadado ao fracasso. Como? Engatando múltiplas atualizações, realizando ajustes importantes, adicionando conteúdo inédito, abraçando o sistema de temporadas e ouvindo o que a comunidade queria do jogo.
Com isso, o game conseguiu reforçar o relacionamento com seu núcleo mais fiel, reconquistar a confiança de parte dos jogadores e até mesmo atrair novos rostos para seu universo. Tudo isso permitiu que, na porção final de 2023, a jogatina recebesse sua primeira expansão paga, Rise of the Angry Earth, e abrisse caminho para ainda mais novidades.
Um novo alicerce para New World
Mas ninguém melhor do que alguém que trabalha há anos neste projeto para explicar como tem sido essa jornada e para onde esse caminho leva, não é?
Por isso mesmo, batemos um papo com Scot Lane, diretor de New World na Amazon Games, que deu uma palhinha dos bastidores do desenvolvimento do game e como tem sido a recepção da comunidade à essa sua nova fase.
Flow Games: Acompanhamos New World há muito tempo e sabemos que o jogo teve um início explosivo, passou por alguns períodos mais turbulentos e, desde então, tem se dedicado não só a reconquistar seu público, mas trazer novas pessoas para o MMO. Como tem sido essa jornada para a equipe da Amazon Games?
Scot Lane: Tem sido incrível! Os live games evoluem e fizemos o nosso melhor para nos envolver com os gamers durante essa evolução e usar seu feedback e telemetria para ajudar a nos guiar.
Acho que nossas mudanças no loot e na busca por equipamentos de endgame são bons exemplos disso. Simplificamos muito o [conteúdo de] final do jogo, removendo Banes, Wards, Expertise e Umbral (que faziam sentido no início) e os substituindo por Loot Biasing e artefatos.
O primeiro sistema dá aos jogadores objetivos muito mais claros, enquanto os artefatos tornam especialmente divertido caçar itens especiais.
FG: Recentemente, vocês lançaram Rise of the Angry Earth, uma expansão que não só traz muitas novidades para o game, mas também parece fechar um ciclo de melhorias, correções e reajustes em diversos sistemas e mecânicas do game que, de alguma forma, impactaram a experiência dos jogadores. Qual foi a importância do feedback da comunidade nesse processo e no desenvolvimento da expansão?
SL: Nos dedicamos a melhorar e crescer continuamente em New World, então acredito que esse não seja um fechamento de ciclo de melhorias.
O feedback da comunidade é fundamental. Estamos sempre ouvindo os jogadores no no chat e [em canais como] Reddit, Discord e outras plataformas de mídia social. Em seguida, usamos isso para ajudar a nos informar sobre prioridades e áreas de mudança.
Combinamos essas informações com a telemetria e nossa visão para ajudar a determinar as mudanças que implementamos no jogo. Parece um processo longo, mas as coisas podem andar muito rápido. Seguiremos ouvindo e nos conectando com os jogadores.
Nos dedicamos a melhorar e crescer continuamente em New World.
FG: Vocês já tiveram uma atualização gratuita que é tão robusta em termos de novidades e conteúdo que muitas pessoas a consideram a verdadeira primeira expansão de New World. Que tipo de desafio ou pressão ter algo como Brimstone Sands no portfólio do jogo traz para criar uma expansão oficial e paga?
SL: Brimstone foi um grande momento de agradecimento aos players. Nós não estaríamos aqui sem eles e foram eles que nos ajudaram decidir o caminho para muitas das adições e melhorias que foram realizadas em Brimstone.
Eu realmente não vejo isso como algo que traga pressão, apenas o de corresponder às expectativas estabelecidas pelo lançamento de Brimstone Sands.
FG: Que feedback vocês receberam desde que colocaram Rise of the Angry Earth nas mãos dos jogadores? Lembro que nas primeiras prévias sobre a expansão, por exemplo, todos estavam animados com as montarias. Isso se traduziu bem no produto final? Algo surpreendeu o time desde a estreia da expansão? Houve algum aprendizado nesse período?
SL: O feedback tem sido muito positivo. Como você mencionou, a reação às montarias tem sido ótima. Além disso, a nova zona (Elysian Wilds) foi bem recebida, assim como a nova história que a acompanha.
Lançamos uma nova arma, o Flail, que é o equivalente a uma classe no jogo, uma vez que New World não tem um sistema fixo de classes. Ele é uma ótima opção de arma de suporte e defesa, que abala o meta e pode tornar seu personagem difícil de morrer.
Também tivemos um feedback muito positivo ao Influence Races, que é um modo PvP de mundo aberto programado, que tem recompensas divertidas. Os jogadores deram um ótimo retorno sobre nossa nova Expedição, The Savage Divide com os Lordes da Fera. No geral, estamos muito felizes com a resposta à Rise of the Angry Earth.
Estamos muito felizes com a resposta à Rise of the Angry Earth.
FG: Por fim, quais são os próximos passos para Rise of the Angry Earth e New World como um todo? Mesmo com a Amazon Games abraçando cada vez mais projetos, o público pode esperar um apoio duradouro para o MMO?
SL: O próximo passo é a 4ª temporada, The Eternal Frost, que apresenta uma nova expedição, The Glacial Tarn, na qual descobrimos que um Cavaleiro da Távola Redonda desvendou o conhecimento de um plano para derrotar a humanidade com um inverno eterno.
É difícil descrever o quão entusiasmados estamos com o estado de New World e o futuro. Teremos grandes coisas para compartilhar em 2024!
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E aí, curtiu o papo? Você pode conferir a seção de Entrevistas do Flow Games para mais conversas como essas. Se for fã de MMOs, saiba que New World e sua expansão Rise of the Angry Earth estão disponíveis exclusivamente no PC na Steam, por meio deste link.
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