Dune Awakening fará uso de ray tracing com Lumen da Unreal 5
Durante a BGS 2024, o diretor de arte confirmou ao Flow Games que Dune Awakening vai usar Lumen (ray tracing) e Nanite
A Funcom marcou presença na Brasil Game Show 2024 com um estande bem grande Dune Awakening, próximo jogo de sobrevivência da desenvolvedora que terá elementos de MMO, e nós tivemos a chance de conversar com Bruno Nunes, diretor de arte do game.
Entre o bate-papo, Nunes comentou sobre as decisões artísticas adotadas pela Funcom, a aproximação com o universo cinematográfico da Legendary (com os filmes dirigidos por Denis Villeneuve) e quais tecnologias estão utilizando para trazer uma boa experiência na Unreal Engine 5.
Dune Awakening terá ray tracing
Em conversas com Bruno Nunes, uma coisa é clara: a Funcom quer extrair o maior nível gráfico possível de Dune Awakening e aproximar o máximo dos visuais do game às adaptações cinematográficas do universo de Duna. Por conta disso, o motor gráfico escolhido foi o Unreal Engine 5.
A decisão veio para oferecer gráficos compatíveis com a atual geração e também pela compatibilidade com o maior número de sistemas possível. Para Bruno, o primeiro passo foi trabalhar para ultrapassar as barreiras da engine e entender como utilizar as tecnologias de ponta.
Por conta disso, o diretor de arte nos confirmou que Dune Awakening vai usar os dois recursos inéditos da Unreal Engine 5: Nanite, que vai ajudar a trazer geometria com a maior fidelidade possível, e Lumen, solução de ray tracing do motor gráfico para entregar um nível de fidelidade alto.
Por enquanto, Bruno Nunes não soube nos confirmar se a versão do Lumen que estão utilizando é a de software (mais leve, mas menos precisa) ou a de hardware (mais pesado, mas com precisão bem maior). Ou, até no cenário ideal, se ambas as versões estarão presentes para os jogadores de PC em Dune Awakening.
Neste momento, a Funcom está otimizando o game e melhorando o uso de ray tracing, mas a ideia é que todas as tecnologias implementadas na versão de PC estejam presentes nas versões de console, sem perdas de qualidade. Em nossos testes, o game já parecia bem-otimizado no PC.
Fiel aos filmes, mas com muita criação original
Outro detalhe interessante que Bruno Nunes comentou com o Flow Games é que a Funcom está trabalhando muito próximo da Legendary, companhia responsável por produzir os longas-metragens de Duna no cinema. Por conta disso, Dune Awakening vai compartilhar diversos elementos visuais dos filmes.
Segundo Nunes, os funcionários puderam visitar os sets de filmagens dos longas-metragens, conheceram Arrakina construída para as filmagens e até têm acesso a diversos materiais produzidos pela equipe da Legendary.
Visualmente, Dune Awakening mistura algumas coisas. Por compartilhar elementos com os filmes, certos objetos, veículos e mais serão idênticos, como os trajestiladores, os ornitópteros (que os artistas da Funcom até conhecerem pessoalmente nos sets) e mais.
Porém, por ser um game ambicioso e com muito mais para explorar, diversos elementos foram feitos do zero e inspirados na identidade visual dos filmes. E, por fim, o diretor de arte disse que não pode revelar algumas coisas ainda, mas que há surpresas legais para mostrar no futuro.
Dune Awakening chega ao PC no começo de 2025, mas as versões de console chegam depois e não há uma data definida.
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