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Avatar Frontiers of Pandora roda em 864p para atingir 60 fps

Felizmente, Avatar Frontiers of Pandora tem um modo performance, mas o custo é alto para atingir 60 fps

16.12.2023 às 16:00

Um dos grandes lançamentos de dezembro foi Avatar Frontiers of Pandora, trazendo mais do universo das telonas e os visuais marcantes da franquia de James Cameron aos jogos. E, apesar de trazer muitos elementos gráficos pesados, o game da Ubisoft consegue rodar em um modo performance, atingindo 60 fps no PS5 e Xbox Series X. Mas há um custo.

De acordo com um vídeo publicado no canal do Digital Foundry, o novo título de mundo aberto traz algumas tecnologias impressionantes, como reflexos e iluminação global com ray tracing, algo que se estende até mesmo para o Modo Performance (menos no Xbox Series S, que só tem um modo Qualidade).

Avatar Frontiers of Pandora: como roda o modo em 60 fps?

Antes de mais nada, vale lembrar que Avatar Frontiers of Pandora tem um Modo Performance apenas no Xbox Series X e PS5: o Xbox Series S fica de fora e traz apenas uma única forma de jogar, em 30 fps. No console de entrada da Microsoft, a resolução é dinâmica, variando entre 720p e 1080p, com reconstrução de FSR 2.

Além disso, o Xbox Series S também tem alguns desfalques, como texturas em baixa resolução, ray tracing menos robusto (mas difícil dizer se é a quantidade de raios, de rebatimentos de raios de luz ou outra coisa) e certos cortes de qualidade, mas ainda consegue impressionar nos visuais.

avatar frontiers of pandora

Imagem: Digital Foundry

Já no Xbox Series X e PS5, Avatar Frontiers of Pandora oferece dois modos: Performance e Qualidade. No Qualidade, a resolução varia entre 1296p e 1800p (e é reconstruída para 4K com FSR 2), mas roda apenas em 30 fps. Ao menos, não há problemas de frame pacing e é muito raro ver quedas.

Já no Modo Performance, é possível ver o custo alto de manter o ray tracing e todos os recursos técnicos de ponta. Apesar de não cortar quase nenhum aspecto gráfico, o game diminui bastante a resolução para almejar os 60 fps, indo para uma contagem de pixels entre 864p e 1260p, também usando FSR 2 para reconstruir a imagem.

avatar frontiers of pandora

Imagem: Digital Foundry

Em contrapartida, alguns elementos visuais são reduzidos, como o LOD (level of detail), com alguns itens carregando em qualidade menor. Em outras palavras, há mais pop-in, mas de perto tudo em Avatar Frontiers of Pandora tem a mesma qualidade em 60 fps (com exceção da resolução, claro).

avatar frontiers of pandora

Imagem: Digital Foundry

Felizmente, parece que a performance até fica bastante tempo em 60 fps, porém há quedas para a casa dos 50 em determinados momentos (mas displays com VRR ajudam a resolver o problema). Portanto, por mais que seja um custo alto ter o título rodando no Modo Performance, ele ainda consegue dar conta do recado.

Avatar Frontiers of Pandora já está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X|S.

Fonte: Digital Foundry

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Sergio
Sergio
4 meses atrás

O que está acontecendo com essa geração? 4K 120FPS?

raphajobinn
raphajobinn
4 meses atrás
Reply to  Sergio

Se o jogo rodasse com ray tracing 4k nativo e 120fps para que alguém compraria um PC? Literalmente isso você só consegue com uma rtx 4090 e um i9.