Games

Cities Skylines 2 recebe primeiro patch de performance

Se você tem acompanhado Cities Skylines 2 no PC, viu que a situação não está boa... mas será que agora melhorou?

28.10.2023 às 10:00

Um dos lançamentos de outubro foi Cities Skylines 2, a sequência do maior jogo de gerenciamento de cidades da atualidade (e que substituiu o espaço deixado por SimCity). Contudo, o novo game da série não teve uma boa estreia, com diversos problemas de desempenho e até uma mudança nos requisitos mínimos e recomendados.

Agora, a Colossal Order, desenvolvedora do jogo, lançou a primeira atualização de correções que promete melhorias na performance em configurações de PC distintas e correção de diversos tipos de crashes que o título enfrenta atualmente.

cities skylines 2

Imagem: Paradox Interactive

O patch 1.0.11f1 aparentemente fez com que Cities Skylines 2 rodasse melhor, segundo reportado pelo portal DSOG. Entre as mudanças, há a alteração do LoD (Level of Detail) ser independente da resolução de renderização, algo que suaviza o desempenho no geral, mas especialmente em resoluções altas.

De acordo com o DSOG, alguns travamentos (stutters) foram corrigidos em ocasiões que prédios e edifícios surgem na tela. Por fim, o visual no geral foi aprimorado, melhorando a iluminação de detalhes à distância.

lançamento - cities skylines 2

Imagem: Paradox Interactive

A atualização 1.0.11f1 também resolveu diversos crashes que o game estava tendo, citando especificamente alguns, como o de melhorar a turbina de vento em estações de energia eólicas e o de carregamento de mesh em PCs que usavam a configuração gráfica Baixa.

Cities Skylines 2 mira em 30 fps no PC (e não consegue)

Se você tem acompanhado a saga de Cities Skylines 2, provavelmente viu diversos trailers empolgantes e uma promessa de um jogo bem melhor, mas que rapidamente começou a entrar em polêmicas perto do lançamento.

No passado recente, a desenvolvedora Colossal Order adiou as versões de console e na sequência mudou os requisitos recomendados para jogar no PC, dizendo que o jogo seria mais pesado e que o time “não atingiu o benchmark esperado”, algo que os fez dizer que o objetivo de performance seria 30 fps.

cities skylines 2

Imagem: Paradox Interactive

Com o lançamento, muitos usuários e críticos reportaram um jogo extremamente pesado e com diversos bugs, incluindo um vídeo icônico que surgiu nas redes sociais. Nele, vemos Cities Skylines 2 rodando no Ultra e em 4K em um setup poderoso: uma GeForce RTX 4090 e um Ryzen 9 7950X3D rodaram o jogo com média de 20 fps (e com quedas para 10 fps), mesmo com a cidade vazia.

Confira:

Em outros testes, uma Radeon 7900XTX, a GPU mais poderosa da AMD, pegou médias de 7 a 12 fps no PC. Aparentemente, um dos grandes vilões é o depth of field (efeito de profundidade de campo), que conseguiu aumentar a média de quadro por segundo para perto dos 40 fps.

Uma das teorias da internet é que a população da cidade seria uma das grandes culpadas, já que Cities Skylines 2 renderiza todos os dentes de todos os moradores sem usar LoD, mas esse rumor foi desmentido (mas, aparentemente, os NPCs ainda têm alguma parcela de culpa).

Cities Skylines 2 já está disponível no PC (e também no Game Pass), mas a versão de PS5 e Xbox Series X|S segue sem data de lançamento.

Fonte: DSOG

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários