Xbox ajudou o jogo de Irmão do Jorel a chegar aos consoles
Entenda como a ID@Xbox Developer Acceleration Program viabilizou Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia a ser portado
pós ser lançado com recepção muito positiva no Steam, Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia também recebeu uma ajuda muito importante da Microsoft para poder ser portado aos consoles Nintendo Switch e Xbox.
Como parte da iniciativa ID@Xbox Developer Acceleration Program (DAP), anunciada durante a Game Developer Conference de 2023, ficou mais fácil para projetos indie brasileiros chegarem aos sistemas Xbox, como explicado em sua página oficial.
“O programa ajudou, financeiramente falando, a gente a conseguir bancar o ‘port’, o que foi super vital”, explicou Kim Kaznowski, CEO e produtor na desenvolvedora Double Dash, responsável pela mais nova aventura de Irmão do Jorel.
“Acho que sem esse apoio da ID@Xbox a gente não conseguiria fazer o port. A gente fez um investimento bem grande no PC, e fazer um novo investimento, por mais que aumente a nossa capacidade de receita por ser mais uma plataforma em que o jogo vai estar, ainda é um risco para uma empresa pequena.”
A importância da ID@Xbox DAP para Irmão do Jorel
“É muito difícil você desenvolver um jogo no Brasil que não faça você assumir uma posição de riscos”, prosseguiu Kim. “Por isso, ter um programa que reduz esses riscos ou pelo menos facilita a gente a lidar com eles é algo extremamente importante e vital.”
“No final do dia, todo nós temos um ‘corre’ diferente, os riscos são complexos e o que é preciso para conseguir dar certo. Então, conseguir ter um apoio para poder fazer com que o dia a dia seja pelo menos um pouco menos agressivo, é de extrema importância.”
E se você estiver em dúvida entre jogar Irmão do Jorel no Switch, Xbox ou no PC, não precisa se preocupar, já que a qualidade das versões é muito parecida.
“Essa versão completa é muito mais um redesign de comandos e deixar o jogo mais acessível do que uma mudança de conteúdo”, explicou Kim.
“Não há nenhum tipo de conteúdo exclusivo dessa versão. Além disso, a gente teve que repensar muito o jogo para o controle. Uma coisa curiosa é que, desde o primeiro dia de desenvolvimento, a gente queria que o jogo fosse jogável com controle e fizemos o design do jogo para funcionar com isso em mente.
Então, bastante do que fizemos nessa versão completa foi colocar todas as melhorias desde o lançamento (no PC) e disponibilizar tudo como um jogo só, não vendendo mais separadamente os capítulos, e fazer ele ficar gostoso de jogar no controle.”
Irmão do Jorel chega hoje (10) ao Nintendo Switch e Xbox
“A Double Dash existe com o propósito de fazer jogos que criam laços. Então a gente quer que, enquanto as pessoas estejam jogando, elas consigam sentir que, do outro lado, tinha alguém que se importava comigo e criar um laço por conta disso”, concluiu Kim.
“Isso marca a pessoa porque é divertido, porque faz alguma referência com alguma coisa da infância ou marca porque é uma experiência inusitada que nunca viveu.
As pessoas se divertirem e conseguirem aproveitar a experiência que a gente criou é o maior feedback que a gente pode receber. É o tipo de realização que a gente busca.
E você, está animado para jogar Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia no Switch e Xbox? Compartilhe o seu hype com a gente nos comentários a seguir!
Comentários