Pesquisa Game Brasil 2024 mostra PC e consoles quase empatados
A Pesquisa Game Brasil 2024 ainda mostra liderança absoluta do smartphone e maioria feminina entre jogadores
O comportamento do consumidor brasileiro de videogames segue de vento em popa, revelou a Pesquisa Game Brasil 2024 (ou apenas PGB).
A nova edição do levantamento anual também aponta o smartphone como líder absoluto de jogatina, seguido de PC e consoles, que apresentam números próximos. Vamos ao panorama completo.
Pesquisa Game Brasil 2024: smartphone líder, mulheres são maioria e outros dados
A edição de 2024 destaca como o brasileiro tem enxergado os games como fonte de entretenimento: 85,4% consideram que os jogos são uma das suas principais formas de diversão. Segundo o estudo, 73,9% da nossa população afirma jogar algum tipo de game digital. Comparado ao ano de 2023, o dado apresenta um aumento de 3,8 pontos percentuais.
Para a coleta das informações presentes nessa pesquisa, a PGB 2024 entrevistou 13.360 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A Pesquisa Game Brasil é desenvolvida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e a ESPM.
“Cada vez mais os games têm um papel importante no dia a dia do jogador brasileiro, se consolidando como uma plataforma de diversão, motivação, socialização e identidade”, diz Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Mulheres e smartphones dominam estatísticas
Nos últimos anos, as mulheres têm sido dominantes no consumo de jogos eletrônicos, principalmente devido à presença significativa nos smartphones. Embora os homens tenham se tornado a maioria no ano passado (53,8%), os números se igualaram tecnicamente neste ano, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino, revela a Pesquisa Game Brasil 2024.
“Está cada vez mais em linha com o censo demográfico e socioeconômico do Brasil. A presença das mulheres liderando o consumo, a representatividade de pretos e pardos dentro do mercado de jogos digitais e a ascensão de classes sociais com menor poder aquisitivo tendo o smartphone como plataforma”, afirma Camargo.
Em relação à idade, os dados da Pesquisa Game Brasil 2024 indicam um envelhecimento do gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos com 16,2%; e de 35 a 39 anos com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% entre os 25 a 29 anos. A faixa etária mais jovem, de 20 a 24 anos, teve uma diminuição de 0,5 pontos percentuais, e a de 25 a 29 anos viu diminuição de 1,6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2023.
“Os jogadores de consoles tendem a buscar uma experiência mais social, valorizando a interação com comunidades online, além de terem um apego à nostalgia. Por outro lado, os jogadores de computador buscam uma experiência mais imersiva, têm preferência por grandes franquias, gostam de explorar uma variedade de jogos e se assumem como gamers. Por fim, os jogadores de dispositivos móveis valorizam a conveniência, a acessibilidade e preferem jogos mais casuais. Eles tendem a se engajar menos com a comunidade de jogadores” – Carlos Silva, sócio da Go Gamers
Console e PC quase empatados
Em relação à etnia dos jogadores brasileiros, conforme apurado pela Pesquisa Game Brasil 2024, a maioria é de origem negra (52,3%), quando se somam àqueles que se identificam como pretos (11,2%) ou pardos (41,2%), enquanto pessoas que se declaram brancas representam 44,6% dos players no Brasil.
Quanto à classe social, a PGB 2024 revela que a maioria ainda pertence à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. A classe média-alta (B1) representa 11,6% do público; a classe alta (A) aparece com 15,8%; por fim, a base da pirâmide (classes D e E) detém 7,8%.
O fácil acesso, a ampla oferta de jogos e a mobilidade fazem dos celulares os preferidos aqui no nosso território, mostra a Pesquisa Game Brasil 2024. Com 48,8% da preferência, os dispositivos móveis lideram a pesquisa, seguidos dos computadores, que somam 22,6%, e os consoles, que detêm a fatia de 21,7%, quase empatados. O PC recuperou o segundo lugar na preferência dos brasileiros, saltando de 19,4% para 22,6%. Em comparação a 2023, houve uma queda de 2,9 pontos percentuais (51,7%), mas a diferença para os outros meios ainda é significativa.
“Ostentando” a identidade gamer com os amigos
A Pesquisa Game Brasil 2024 evidencia que, atualmente, 70,8% dos jogadores exibem o nome dos seus times, clãs ou guildas, reforçando a identidade e envolvimento com as marcas e os jogos. Os games online também demonstram grande impacto na pesquisa: 82,4% dos jogadores já fizeram amizade com alguém durante uma partida na internet, enquanto 71% dizem se sentir mais motivados a ganhar quando a disputa é contra outra pessoa.
“Percebemos que os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual se orgulham”, diz Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.
Além disso, 70,6% se sentem bem-humorados quando jogam online, ao passo que 76,8% sentem que jogos são uma maneira de “relaxar, se sentir melhor e aprender uma nova habilidade”, descreve a pesquisa.
Por fim, a Pesquisa Game Brasil 2024 também traça um panorama da relação entre pais e filhos durante a jogatina, considerando crianças e adolescentes menores de 15 anos: 82,8% desse público consome jogos eletrônicos e têm smartphones como plataforma principal com 45,3%, de acordo com os pais entrevistados, e 44,1% dos filhos jogam todos os dias. Quanto à duração das sessões de jogo em dispositivos móveis, 43% jogam entre 1 e 3 horas.
A Pesquisa Game Brasil 2024 está disponível em seu site oficial.
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