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Phil Spencer está desapontado com Redfall e toca em pontos delicados

O chefão do Xbox disse que Redfall é caro e que “não há nada pior do que desapontar a comunidade do Xbox”

04.05.2023 às 11:43

Não é novidade para ninguém que o lançamento de Redfall não agradou aos jogadores, incluindo a fanbase do Xbox: o game está atualmente com 62 no Metacritic e nota 2.6 de usuários. Com um lançamento conturbado, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, abriu o jogo no programa Kinda Funny Games e revelou estar desapontado com o título, além de prometer melhorias e assumir responsabilidade pelo fiasco.

De uma maneira muito humilde, Spencer tocou nas feridas logo de cara, sem colocar panos quentes para a situação. O trecho do vídeo sobre o assunto é longo, com mais de 20 minutos, mas entre os pontos destacados estão como o executivo está triste com o lançamento ruim, como decisões erradas foram tomadas, diz estar chateado por “não haver nada pior do que desapontar a comunidade do Xbox” e dizer que um produto caro, de US$ 70, não pode lançar desta maneira. Isso contrasta com a declaração da Arkane, que se diz orgulhosa do lançamento.

Outro assunto interessante é o tema de Redfall não lançar com um modo em 60 fps, algo que ele admite ter sido um grande erro fazer a promessa e não conseguir entregar, configurando como um “soco no queixo” da equipe, admitindo ser compreensível as reclamações dos fãs.

Eu vou direto ao ponto: não há nada que é mais difícil para mim do que desapontar a comunidade Xbox. Ver a comunidade perder a confiança, estar desapontada; eu estou desapontado, estou chateado; isso me faz revisitar nossos processos, rever o anúncio de 60 fps e não entregar, isso foi o nosso ‘soco no queixo’, de forma justa [por parte dos jogadores]. É decepcionante.

Além disso, Phil Spencer foi sincero sobre o estado do jogo e seu lançamento:

Nós nunca nos esforçamos para lançar um título que achamos que seria avaliado na casa dos 60 [de nota]. Não faz parte dos nossos objetivos

Redfall não está condenado: Phil Spencer promete melhorias no jogo e para o futuro

Apesar de admitir que muitas coisas foram executadas de uma forma ruim e que o processo de desenvolvimento deve ser melhorado, o chefão da divisão Xbox acredita que há muito espaço para melhorias com os aprendizados desses erros.

É preciso se reerguer agora, o que podemos aprender, como podemos melhorar? Há claramente problemas de qualidade e execução, coisas que podemos fazer para aprimorar. Mas algo que eu não vou fazer é ir contra as inspirações criativas das nossas equipes. Não vou forçá-los a fazer o tipo de jogo que estão acostumados caso queiram fazer algo diferente. Mas eu também preciso ter uma grande seleção de games que surpreendam os fãs e nós não entregamos, portanto me desculpo por isso. Não é o que eu espero, não é o que eu quero, está na nossa conta.

Contudo, Phil Spencer garantiu que a desenvolvedora está trabalhando para que bugs e problemas técnicos sejam resolvidos, algo que ele especificamente cita exemplos como defeitos de texturas, inteligência artificial com comportamento errôneo, animações e muito mais. Mas deveria Redfall ter sido adiado por conta disso?

De acordo com o executivo, esse não é o caso. Inclusive, de uma forma muito transparente e que não vemos frequentemente de grandes figuras da indústria, Phil Spencer entende que os bugs e problemas estão dentro do esperado de um período de lançamento e podem ser corrigidos, mas que a grande questão com Redfall é outra: adiar o jogo não mudaria o fato de que a equipe não conseguiu atingir a visão criativa que eles desenharam no começo.

Em outras palavras, o chefão diz que a recepção negativa de Redfall é menos sobre defeitos técnicos e mais sobre a qualidade fundamental, o cerne da experiência, que não atende as expectativas, algo que, segundo ele próprio, não seria resolvida com um adiamento de alguns meses. Ou seja, as decisões de game design foram ruins e, mesmo se não houvesse bugs, o título ainda teria qualidade abaixo do esperado por não alcançar sua visão criativa.

A parte boa é que Spencer diz que erros como esse serão revistos dentro da Microsoft e promete melhorias, tanto em Redfall quanto nos processos de desenvolvimento de outros games dentro da companhia.

Sem dúvidas, há de se aplaudir a humildade do chefão do Xbox, de tocar em pontos delicados de imagem da marca, admitir erros, assumir responsabilidade e prometer melhorias. Segundo Phil, ter jogos de US$ 70 (um valor maior do padrão) é ter o comprometimento de entregar um conteúdo de qualidade e, quando isso não acontece, é algo que está na conta da companhia e é necessário arrumar as coisas dentro de casa.

Entretanto, há boas novas para o futuro. Durante o programa do Kinda Funny Games, Spencer revelou que há muitas novidades, atualizações de jogos já anunciados e games novos para serem anunciados no Xbox Games Showcase em junho.

Redfall está disponível para Xbox Series X|S e PC.

Fonte: Kinda Funny Games

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Klaytão
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1 ano atrás

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