Harry Potter Hogwarts Legacy
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Review em progresso: Hogwarts Legacy vicia e abre muitas portas da série

Experiência funciona em todos os pilares do mundo aberto e se destaca em exploração imersiva

06.02.2023 às 14:59

Imagem: Portkey Games

Hogwarts Legacy: mundo imenso

Conforme já havíamos percebido e relatado em nossa prévia, feita a convite da Warner Brasil, o mundo aberto de Hogwarts Legacy é altamente promissor e especialmente imersivo a fãs antigos e novos da franquia. “Quisemos construir algo que fosse único e especial a partir do Universo Bruxo já conhecido nos livros e filmes”, contou o produtor Jimmie Nelson, presente no evento, em conversa conosco.

Em quatro pilares fundamentais, esses são os pontos que mais arregalam os olhos durante a jogatina:

  • Exploração imersiva;
  • Mundo muito maior do que se esperava;
  • Combate eficiente;
  • Ótimas mecânicas de voo da vassoura.
hogwarts legacy

Imagem: Portkey Games

O jogo muda conforme a casa que você escolher?

O título oferece as quatro casas disponíveis na escola: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. E sim, os jogadores têm sua própria Casa Comunal, com linhas de diálogo que mudam conforme sua escolha.

Contudo, as mudanças ficam por aí. Não há modificações estruturais na jornada, apenas adaptações nas falas para que os personagens se correspondam com você de acordo com sua morada. Por aqui, escolhemos Grifinória e Corvinal. Até os amigos que você faz são os mesmos – claro que uma ou outra coisa pode mudar a partir das opções que o jogador ativar nos diálogos, mas, essencialmente, a jornada é igual.

hogwarts legacy

Imagem: Portkey Games

Exploração e mundo: tudo maior do que você imaginava

Reina aqui aquele que deve ser o ponto mais enaltecido do jogo quando cair nas mãos do público: as possibilidades que a exploração oferece. Os fãs poderão, enfim, ter seu “tour dos sonhos” numa Hogwarts ampla, modernizada e adornada por detalhes, com sutis opções de interação que devem agradar saudosistas e novatos.

Ao caminhar pelo salão principal, todas as escadarias e estátuas estão ali, bem como fontes, quadros com pessoas que se mexem, a icônica biblioteca, os castiçais, longos corrimões e outros elementos que os conhecedores do Universo Bruxo vão detectando conforme exploram – e cada descoberta é uma agradável surpresa a quem já manja desse mundo de trás para frente. O climão de escola suscita memórias de Bully e Persona 5, como também mencionamos em nossa prévia.

Mas o encanto de impacto reside, talvez, justamente fora do castelo. Os arredores de Hogwarts, quando dimensionados escala por escala, oferecem uma área imensa a ser descoberta, com florestas, cavernas, bosques, masmorras, vilarejos e até praia. Tudo resguarda um rápido desafio ou recompensa a quem quiser farejar os cantinhos – nada está ali à toa e tudo tem um encaixe/sentido para a história e a exploração.

hogwarts legacy prévia

Imagem: Warner/Portkey

Os Testes de Merlin, disponíveis nesses confins, interrompem a andança por um breve momento, em enigmas que podem ser rapidamente resolvidos, sem quebrar o ritmo da exploração – que é um erro de Immortals: Fenyx Rising, por exemplo, jogo lindo e lotado de boas ideias, mas com puzzles longos e presentes em excesso.

E sim, cartões-postais conhecidos estão ali, como a casa de Hagrid e o campo de quadribol, que ostentam arquibancadas separadas em estreitas torres e todo o tracejado do espaço. Infelizmente, como sabemos, a temporada do esporte está fechada no game, mas isso não impede o jogador de realizar missões específicas de voo ali.

Voar é bom demais!

Em Hogwarts Legacy, a exploração é tão pulverizada que diversas mecânicas são introduzidas após várias horas de jogatina. A vassoura, por exemplo, leva suas boas 5 a 6 horas para aparecer e não decepciona: levitar é tão prazeroso quanto aprender a andar de bicicleta pela primeira vez.

hogwarts legacy

Imagem: Portkey Games

Aqui, no entanto, o aprendizado requer certa prática, uma vez que você controla o eixo horizontal com o analógico esquerdo e o vertical com o direito. A princípio, você vai, involuntariamente, girar ambas as alavancas, mas com o tempo seu cérebro separa as duas coisas até que o manuseio seja natural.

Aos fundos do castelo, sob qualquer ângulo, podemos enxergar campos verdejantes que direcionam a colinas, cavernas e outros trechos sinuosos, quase tudo alcançável por meio da vassoura – a qual, aliás, não é a única montaria da jornada. Existem criaturas aladas que exercem essa função para você.

Combate, feitiços e escolhas: lado sombrio, sim

Uma pergunta que gira em órbita na cabeça dos jogadores diz respeito ao combate: afinal de contas, Hogwarts Legacy tem golpes corpo a corpo? Não. Praticamente tudo é resolvido na varinha, escolha deliberada e assertiva do time da Avalanche Software, estúdio a cargo do game, que é publicado pela Portkey, ambos da Warner. Aliás, segue uma breve nota de diferenciação: essa não é a mesma Avalanche de Mad Max, Just Cause e RAGE. Nesse caso, estaríamos falando da Avalanche Games. A Avalanche Software é a desenvolvedora de Hogwarts Legacy.

A facilidade de aprendizado é um ponto extremamente positivo dos confrontos mágicos. O seu bruxo possui um leque de magias alocadas no canto inferior direito da tela, a partir do qual você pode rapidamente alterar o tipo de feitiço lançado, fazendo inimigos levitarem, explodirem, petrificarem, incendiarem e muito mais.

hogwarts legacy prévia

Imagem: Warner/Portkey

Na dúvida, o “botão de socorro” sempre será o R2 (ou RT, no Xbox), que pode ser macetado para lançar magias rápidas e fracas – é como se fosse o golpe de base. Alguns inimigos podem se proteger criando campos de força ilustrados por diferentes cores, e cabe a você lançar o feitiço correspondente para quebrar essa bolha e desferir ataques subsequentes. Tudo é rápido, dinâmico e descomplicado. Havia um risco dessa quantidade de efeitos e partículas poluir a tela, mas não: a ação ocorre com fluidez e naturalidade.

Há uma enorme gama de feitiços a serem descobertos – inclusive do lado sombrio

Eis aqui uma ressalva técnica: em nosso teste, sentimos quedas na taxa de quadros por segundo, especialmente em trechos com muitos oponentes e efeitos explosivos na tela, mas a Warner reserva o prometido patch de lançamento para ajustar esses contrapontos técnicos.

Veredito em breve!

Tudo funciona no mundo aberto: NPCs reagem à sua presença, há inúmeros objetos de interação, vários easter eggs escondidos e referenciados no momento certo, diálogos inteligentes, atividades escondidas e objetos que só vão aparecer aos olhos mais astutos. Há uma infinidade de missões secundárias – leves, diversificadas e por vezes inusitadas – para cumprir. O feitiço Revelio, usado para revelar objetos escondidos no cenário, será seu principal instrumento nessa jornada de descobertas.

O Flow Games seguirá cobrindo Hogwarts Legacy ao longo desta semana e trará amplas discussões sobre o título nas redes sociais e em nosso canal. Fiquem ligados! O lançamento está previsto para o próximo dia 10 no PS5, Xbox Series X|S e PC, 4 de abril no PS4/Xbox One e 25 de julho no Nintendo Switch.

Análise em andamento no PS5, por meio de código enviado pela Warner Brasil ao Flow Games.

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Lutt
Lutt
1 ano atrás

Pô que review sensacional, parece que sou explicando para mim mesmo sobre o jogo. Ainda tô meio cabreiro sobre esse game, mas tá parecendo promissor

GUSTAVO
GUSTAVO
1 ano atrás

Só acho que tem um ponto, está tendo um rumor, que a casa da lufa lufa é a única que pode ir para azkhabam