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The Callisto Protocol sofreu pressão da Krafton na reta final

Para o diretor de The Callisto Protocol, o time gastou muito dinheiro, mas ainda faltava tempo para finalizar o game

07.08.2024 às 15:17

The Callisto Protocol chegou no fim de 2022 com a promessa de ser um sucessor espiritual de Dead Space, mas não atingiu às expectativas de vendas e dos fãs, garantindo recepção mista tanto de crítica quanto de público. Agora, anos depois, o diretor do projeto Glen Schofield comentou um pouco sobre os problemas que o game teve.

the callisto protocol

Imagem: KRAFTON, Inc.

The Callisto Protocol precisava de mais tempo, diz diretor

Durante uma entrevista ao canal Dan Allen Gaming, Glen Schofield conversou sobre o processo de desenvolvimento de The Callisto Protocol e sua relação com a publisher Krafton, a mesma de PUBG. Segundo ele, as relações eram boas e as conversas iniciais foram promissoras.

Apesar de todo o desenvolvimento seguir bem, com promessas de poder fazer o que quiser, Schofield revelou que as coisas mudaram no fim de 2021. Após ter conversado com a Krafton e saber que estava tudo certo, a publisher de repente colocou uma data imutável: o jogo deveria sair em dezembro de 2022.

the callisto protocol review

Imagem: Striking Distance Studios

De acordo com o diretor, ele havia passado o período de férias pensando em novas ideias e desenhado diversas novidades para o projeto, mas a pressão para lançar o título em alguns meses mudaram a produção. Segundo Schofield, tudo o que ele queria era “apenas mais 3 meses e meio”.

Vai te custar mais dinheiro. Não é como se fosse custar menos dinheiro porque você quer lançar 3 meses antes. Não, porque se eu pudesse apenas manter como estava, eu não teria que colocar mais ninguém [na produção]. Mas quando você quer feito, eu tive que acelerar tudo para 3 meses e meio, o que significa que tive que colocar pessoas no projeto. Se eu precisso de 20 pessoas, agora eu preciso de 30 ou 40”

Glen Schofield continuou, dizendo que The Callisto Protocol sempre teve o intuito de ser uma série de jogos, não um projeto único, e que o acordo era que nem todo o custo de desenvolvimento seria pago em apenas um game. De acordo com o diretor (que deixou o estúdio após o lançamento), o título custou 4 vezes mais que Dead Space para ser produzido.

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Striking Distance Studios/Bruno Micali

Por fim, o diretor lamenta que a produção tenha passado por turbulências, incluindo a pandemia de Covid-19, e acha que The Callisto Protocol acabou se tornando injustiçado por algumas decisões da publisher – e mais uma vez se torna um caso de decisões de acionistas e investidores que atrapalharam um jogo.

Fonte: via Eurogamer/GamesRadar+

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Sebastian Cross
Sebastian Cross
2 meses atrás

Porque uma reportagem desse fracasso? Que foi absurdamente copiado de “Dead Space” de uma maneira tão cínica, jamais vista…copiou um jogo de sucesso e ainda assim é um fracasso…esse game é uma aberração em todos os sentidos. Lixo é pouco.

RAFAEL
RAFAEL
2 meses atrás

O vilão pela destruição da indústria de games tem um nome: o investidor virjao/herdeiro/que nunca trabalhou