Games

Traição? Sindicato aprova uso de IA na dublagem de games

Após promover greve para proteger atores de Hollywood, SAG-AFTRA faz parceria controversa na indústria dos games

10.01.2024 às 10:36

Ao que parece, os atores e atrizes do mercado de games não foram tão beneficiados quanto seus colegas de Hollywood na ferrenha batalha travada pela SAG-AFTRA contra o uso indiscriminado de IA. Isso porque, numa decisão polêmica, o sindicato dos artistas dos EUA acaba de liberar a utilização da inteligência artificial no setor.

O acordo com a empresa Replica Studios supostamente permite que dubladores e outros profissionais da área possam criar e licenciar versões digitais de suas vozes de forma “justa, ética e segura”, mas os trabalhadores não parecem contentes com o acordo feito pela organização.

sindicato games

Imagem: SAG-AFTRA

Games às sombras de Hollywood?

Em 2023, tanto o sindicato dos atores quanto dos roteiristas ergueram as mangas, paralisaram seus projetos e foram às ruas para exigir não só condições melhores de trabalho e uma remuneração mais adequada com os tempos atuais, mas também para impedir que a IA fosse aplicada de forma massiva no setor de entretenimento.

Demorou, mas a briga deu certo, fazendo com que produções de TV e cinema voltassem aos trilhos com uma perspectiva melhor para quem trabalha na frente ou atrás das câmeras, incluindo proteções contra clonagem de estilos de escrita, feições e vozes. Por serem representados pela mesma associação dos artistas de Hollywood, os dubladores de games também esperavam um acordo bacana para a categoria.

A expectativa veio abaixo, porém, neste início de 2024. Enquanto Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA, diz estar feliz com a parceria com a Replica Studios – porque “ela é um ótimo exemplo de IA sendo feita direito” e que ela foi aprovada pelos membros do segmento –, o pessoal que empresta suas vozes aos jogos mostra um descontentamento claro (e até surpresa) com a notícia.

greve nos games

Imagem: SAG-AFTRA

“Eu humildemente me consideraria um dos principais dubladores que trabalham em games. Ninguém me perguntou sobre isso. Ninguém pediu minha opinião. Pelo que estou vendo, ninguém perguntou a nenhum dos meus colegas também”, tweetou Elias Toufexis, a eterna voz de Adam Jensen na série Deus Ex.

Steve Blum, que tem mais de 300 aparições nos jogos e continua trabalhando na indústria, ecoa a indignação do amigo. “Como é? […] Vocês afirmam no artigo que foi ‘Aprovado pelos membros da comunidade de dubladores do sindicato’. Ninguém em nossa comunidade aprovou isso, que eu saiba. Os games são a maior parte do meu sustento há anos. A quem você está se referindo?”, questionou na rede social.

Resta saber como esse imbróglio será resolvido ou como isso irá afetar a dublagem de jogos daqui em diante. Isso porque, embora a IA não esteja banida de Hollywood, os artistas das telinhas e telonas conseguiram acordos melhores que seus pares nos games e, é claro, foram ouvidos à exaustão antes de que qualquer acordo fosse acertado pelo sindicato.

Via: GameSpot

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