Xbox não acreditou na Rockstar e negou GTA 3 como exclusivo em 2001
Aparentemente, o primeiro Xbox poderia ter GTA 3 como um exclusivo, mas a Microsoft não acreditou na ideia da Rockstar
Em 2022, o Xbox lançou um documentário para celebrar e relembrar os 20 anos de existência do console, mas recentemente um trecho da produção viralizou, mostrando que GTA 3 quase foi um título exclusivo (ou, ao menos chegaria ao videogame), mas a ideia foi rejeitada pela Microsoft na época.
GTA 3 quase foi exclusivo de Xbox?
No documentário (que você pode conferir na parte 3 e na marca dos 16 minutos abaixo), vemos Kevin Bachus, que cuidou das relações do Xbox com estúdios third party, comentando sobre a estratégia da Microsoft antes do lançamento do primeiro Xbox.
Segundo Kiki Wolfkill, que foi do Microsoft Game Studios, o tempo entre a decisão de criar um console e o lançamento dele foi muito curto. Por conta disso, era praticamente impossível produzir jogos exclusivos a tempo da estreia. A estratégia partiu para um plano B: encontrar games já em desenvolvimento para criar parcerias.
No vídeo, até vemos Project Gotham Racing, Fable e outros títulos que chegaram em novembro de 2001 no Xbox, mas o que chama atenção é que GTA 3 quase foi um desses games. Nas palavras de Bachus, a Rockstar abordou a Microsoft e disse que “havia a intenção de tirar o pó de uma série 2D e convertê-la para o 3D”.
Entretanto, como você deve imaginar, GTA 3 não chegou ao Xbox no lançamento (na verdade, ele chegou com o bundle chamado Double Pack, com Vice City e o terceiro jogo, somente em 2003) e virou um exclusivo de PS2 por mais de 7 meses até ter uma versão para PC. Mas por quê?
De acordo com Kevin Bachus, a ideia de dar suporte à Rockstar na época não convenceu os executivos do Xbox. Para eles, a Rockstar era um estúdio pequeno e a companhia não acreditou que a conversão de GTA do 2D para o 3D seria bem-sucedida. Segundo Bachus:
Eles acharam que era muito complicado, eles não entendiam a interface de usuário e pensaram que era baseado em um jogo que não teve tanto sucesso. Para minha surpresa, foi rejeitado”
GTA 3 acabou lançando em outubro de 2001 para o PS2 e vendeu mais de 14,5 milhões de unidades – que, segundo o próprio Kevin Bachus, só não foi o título mais vendido de 2002 também por causa da sequência, Vice City.
E aí, será que se GTA 3 tivesse sido um exclusivo de Xbox, as coisas teriam sido diferentes hoje? Essa não é a primeira vez que o Xbox deixa passar contratos como esse, tal qual vimos com Genshin Impact, Baldur’s Gate 3 no Game Pass antes do sucesso e até mesmo um acordo para Spider-Man ser exclusivo ter sido negado.
Fonte: Xbox
Comentários