Xbox quer entender por que alguns jogos não chegam ao console
Microsoft lança pesquisa para obter feedback de criadores e estúdios sobre lançamentos no Xbox
Muitos se perguntam por que determinados jogos demoram para chegar ao Xbox ou nunca dão as caras na plataforma, independente de razões técnicas envolvidas.
A própria Microsoft está muito interessada em obter respostas a essa dúvida e, para isso, expandiu suas pesquisas no setor, a fim de ouvir melhor o que criadores e estúdios têm a dizer.
Vários jogos não chegam ao Xbox: por quê?
A iniciativa da gigante de tecnologia se chama Xbox Research, projeto já existente, mas que foi expandido para o propósito de buscar respostas que visam trazer melhorias em ferramentas e serviços da Microsoft para sua divisão de games.
Por meio desse diálogo, a Microsoft acredita que poderá conseguir informações valiosas sobre alguns problemas que podem impedir ou atrasar a chegada de determinados títulos ao lado verde da força. O apelo busca atingir até mesmo aqueles que nem chegaram a considerar o Xbox como opção de plataforma para o lançamento de seus jogos. “Se você está criando jogos, estamos interessados em te ouvir. Se não está no Xbox, adoraríamos ouvir o motivo”, diz a companhia.
Em 2023, Baldur’s Gate 3, detentor do troféu de jogo do ano, chegou ao console meses depois de aportar no PS5 e no PC, por conta de uma limitação técnica do Series S para reproduzir o modo cooperativo do RPG. Em 2024, foi a vez de Black Myth Wukong ter prazo “indeterminado” para chegar ao lado verde da força por questões de “otimização”, segundo o estúdio chinês Game Science, que não foi muito além disso em suas justificativas. A aventura do rei macaco também é uma das favoritas a pleitear o troféu de melhor jogo do ano.
Outro título que sofreu percalços foi Enotria: The Last Song, um soulslike italiano elogiado pelos jogadores. O jogo já está disponível no PS5 e no PC, mas, por problemas de comunicação, atrasou no Xbox, sem data exata de lançamento por lá. A questão foi endereçada pelo próprio Phil Spencer após ampla repercussão na internet.
São empecilhos como esse que a Microsoft busca corrigir ao conversar com estúdios e criadores sobre o futuro da marca.
Via Eurogamer
Comentários